domingo, 28 de abril, 2024
Início Institucional Indústria 4.0: o futuro interligado

Indústria 4.0: o futuro interligado

0

O monitoramento e integração são apenas dois dos processos que abrem portas para implantações inovadoras.

Novas tecnologias trazem soluções adaptáveis para diferentes necessidades, setores e modelos de trabalhos. Segundo pesquisas, é apontado que em 2025, empresas que implementarem soluções da Indústria 4.0 obtenham, juntas, lucros de até dois trilhões de dólares.

E, dentro desse cenário 4.0, um dos fatores-chave é a integração dentro das empresas. Isso significa utiliza novas tecnologias para compartilhar e analisar informações de diversos setores de uma empresa. Desde o fluxo de produção, monitoramento de máquinas até as informações financeiras.

O objetivo é que o acesso a estes dados dê suporte à gerência na tomada de decisões estratégicas e ainda abra possibilidade de implementação racional de novas dinâmicas de trabalho. Esse processo de integração e compartilhamento de informações entre diferentes setores ou empresas que possuem um mesmo ecossistema, permite ganhos na produtividade através da automação e geração de valor adicional aos usuários.

Para exemplificar, vamos utilizar o case de sucesso da maior fabricante de vidros da China, a Fuyao, que divulgou um estudo em 2016 informando que ao implementar soluções da Indústria 4.0, houve redução de custos e aumento da margem de lucro nas fábricas. O setor financeiro da empresa chinesa identificou um alto gasto com peças sobressalentes utilizadas em máquinas. A Fuyao monitorou a saída dessas peças do seu estoque e as intempéries e desgastes causados pelo maquinário. Ao analisar os dados coletados, foram feitas duas observações: eram adquiridas peças em quantidades acima do necessário e estas eram trocadas antes de consumirem toda sua vida útil. Com esse prognóstico a empresa desenvolveu soluções para esta deficiência. A partir daí, a empresa passou a adquirir peças em volumes pouco acima da demanda médica utilizada pelas equipes de manutenção e aumentou os ciclos de troca das peças, garantindo maior ROI sobre peças utilizadas.

Uma ação considerada simples, como essa da Fuyao para solucionar um problema em específico, acarreta em outros inúmeros benefícios dentro da empresa. Os custos desnecessários com peças foi reduzido, houve liberação de espaço no estoque para armazenar outros equipamentos, pôde atribuir novas atividades à profissionais de manutenção, aumentou a produção devido à redução de paradas para reparos. Essa ação de monitoramento integrado entre diversos setores permite que empresas reduzem gastos de recursos financeiros, logísticos e humanos.

Leia mais no Guia Definitivo da Indústria 4.0

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui