sábado, 27 de abril, 2024
Início Produtos EDGECAM Manufatura 4.0: um novo olhar sobre os processos de produção 

Manufatura 4.0: um novo olhar sobre os processos de produção 

0
dois monitores com telas abertas de softwares para manufatura 4.0

A manufatura 4.0 é um termo que vem sendo utilizado no mercado industrial para se referir às indústrias que investem em soluções de tecnologia para conectar o chão de fábrica com o restante da empresa. 

Essa expressão segue o mesmo conceito de ecossistema industrial e trata de conectar ferramentas, processos e pessoas de diferentes áreas, por meio do uso de tecnologias que podem ser customizadas às regras de negócio de cada empresa.  

E foi pensando nisso tudo que a SKA desenvolveu uma nova solução para contribuir com a gestão do processo produtivo das indústrias: o SKA Connector for EDGECAM.  

Continue a leitura para saber mais sobre o conceito de manufatura 4.0 e as funcionalidades desse novo produto da SKA

O que é manufatura 4.0? 

Como explicamos anteriormente, o conceito de manufatura 4.0 se refere às fábricas que utilizam sistemas automatizados para promover comunicação rápida e assertiva entre seus setores, assegurando inovação, qualidade, economia e produtividade aos seus ciclos produtivos.  

A criação da nova ferramenta para gestão do chão de fábrica da SKA, o SKA Connector for EDGECAM, parte justamente desse conceito de manufatura 4.0 e ecossistema industrial, e tem o objetivo de interligar a área de programação, usinagem e demais envolvidos no processo por meio da tecnologia.  

exemplo de fluxo de manufatura 4.0
Legenda: Fluxo da Informação de Manufatura | Exemplo do Chão de Fábrica Conectado.

Pilares da manufatura 4.0 

  • Integração entre sistemas para a melhora da comunicação entre os setores e o aumento da produtividade das fábricas; 
  • Soluções de automação para inovar os processos de manufatura; 
  • Sistemas que coletam e analisam de forma segura e confiável os dados da produção para tornar a tomada de decisão da gestão mais assertiva;  
  • Contar com soluções virtuais para transformar e otimizar o ambiente físico. 

Mas afinal, o que é o SKA Connector for EDGECAM? 

Essa nova solução desenvolvida pelos especialistas da SKA visa contribuir com a gestão do processo produtivo das indústrias, possibilitando que as empresas mergulhem de vez na era da manufatura 4.0. 

Com o SKA Connector for EDGECAM, será possível atender com antecedência e de forma sistêmica o calendário de PCP (Planejamento e Controle da Produção), checando se o programa CNC de cada ordem de produção que irá rodar nas máquinas está pronto e, consequentemente, prevenindo paradas de máquinas não programadas no chão de fábrica.   

Legenda: Tela de Apontamento de Trabalho do Programador CAM.

E o melhor de tudo isso é que a ferramenta informa todos esses aspectos ao programador em tempo real, considerando as alterações que podem acontecer na fábrica e precisam ser comunicadas.  

Além disso, o software aponta as ações que as áreas envolvidas precisam tomar relacionadas ao programa, às ferramentas, à matéria-prima, dentre outros itens que podem ocasionar interrupções na linha produtiva e aumentar o tempo de setup das máquinas. 

Opinião do especialista 

Adriano Tavares, gerente de negócios da SKA.

Segundo o gerente de negócios da SKA, Adriano Tavares, o tempo de máquina parada e os seus motivos são um dos principais dados observados pelos gestores industriais.  

A falta de conexão entre as áreas de programação e usinagem da fábrica é um indicador determinante para medir a eficiência da máquina, impactando diretamente nos pilares do OEE (Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Global do Equipamento), que aponta a disponibilidade ou utilização de máquinas, o desempenho e a qualidade da produção. 

Adriano destaca que o fato do SKA Connector for EDGECAM transformar em comunicação sistêmica aquilo que hoje depende de comunicação verbal ou de consultas em múltiplos sistemas sem integração, é um grande avanço para as indústrias.  

“Essa nova ferramenta para gestão de processos de manufatura introduz um novo momento do sistema CAM no mercado, inserindo o mesmo dentro do ambiente fabril, de forma conectada e trocando informações com outros setores”, explica. 

Legenda: Visão de Apontamento do Status das Programações CAM.

Relatórios com dados reais da área de programação 

Dentro desse novo momento, o conceito de manufatura 4.0 contempla também a necessidade de as empresas contarem com uma solução que entrega um conjunto de relatórios com dados reais, coletados diretamente do sistema CAM para a tomada de decisão. 

Mas esse discurso não é novo, pois os nossos clientes já se beneficiam disso dentro do SYNECO, uma de nossas soluções MES. O grande diferencial é trazer isso dentro do ambiente de CAM com o SKA Reports for EDGECAM

A solução SKA Reports for EDGECAM entrega dados completos do departamento de programação CAM, permitindo a correta análise desses relatórios e auxiliando a empresa de forma estratégica.  

A análise real da programação contribui com o planejamento das áreas de usinagem, custos, compras, suprimentos, dentre outros. 

Legenda: Gráficos de Performance da utilização do EDGECAM.

Ecossistema Industrial

Conectar pessoas, processos e tecnologia é a base de um ecossistema industrial que colabora com a evolução das empresas rumo ao futuro da indústria 4.0

Esse assunto, inclusive, foi abordado no SKA Connect 2023, um evento itinerante que tem o objetivo de rodar o Brasil, estimulando os profissionais da área de engenharia e tecnologia a pensarem em ações inovadoras que otimizem o dia a dia e o futuro das indústrias. Assista na íntegra como foi a última edição: 

SKA é referência em manufatura 4.0

Mais do que oferecer softwares líderes de mercado e desenvolver soluções personalizadas, a SKA se propõe a agregar soluções, promover o desenvolvimento e construir relações rumo a nova era da indústria brasileira.

Nossa empresa possui softwares que atendem a todas as áreas da Engenharia e manufatura, como CAD 3D, CAM, PLM, MES, manufatura aditiva, manufatura digital, ECAD e simulação.

Com o propósito de transformar a indústria por meio da inovação sustentável, a SKA possui sede em São Leopoldo e mais de 14 escritórios instalados em diferentes estados do Brasil.

Entre em contato com a SKA e entenda como aderir ao conceito de manufatura 4.0 na linha de produção da sua empresa! 

Se preferir, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um de nossos especialistas em indústria 4.0:


Aproveite e confira também na edição 107 (Maio/Junho) da Revista Ferramental, nas páginas 38 e 39, a matéria sobre o SKA Connector for EDGECAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui