sábado, 27 de abril, 2024
Início Produtos SOLIDWORKS: O que é e como aplicá-lo em seus projetos de engenharia  

SOLIDWORKS: O que é e como aplicá-lo em seus projetos de engenharia  

2
tela de computador ilustrando o que é SOLIDWORKS

As tecnológicas de desenho virtual têm se tornado cada vez relevantes para otimizar todo o processo de produção industrial desde a elaboração de um conceito até a sua fabricação. Assim, os fabricantes terão a permissão de desenvolver produtos de forma mais rápida, barata e eficiente.

Solidworks o que é

SOLIDWORKS: O que é?

O SOLIDWORKS é a solução líder nesse mercado de softwares de engenharia e usado por milhões de projetistas e engenheiros em milhares de empresas.

Conhecido por sua variedade de recursos e alta funcionalidade, o software acaba sendo utilizado por engenheiros mecânicos e por diversos tipos de profissionais de outros setores em todo o mundo.

A ferramenta possui um robusto kit de modelagem 3D. Além disso, é possível realizar análises de esforço, movimento, criação de montagens complexas a partir das peças, e gerar a documentação 2D necessária para fabricar estes componentes assim como a lista de materiais necessária para fabricação.

Por conta disso, a ferramenta se tornou imprescindível para qualquer setor de engenharia.

O SOLIDWORKS é baseado em uma tecnologia chamada de projetos paramétrico, essa tecnologia permite alterar qualquer medida ou recurso de peças e montagens que já foram desenvolvidas, e a partir disso, um processo em cascata reconstrói e altera toda a estrutura que é impactada pela nova alteração.

E por isso é uma ferramenta tão eficaz para designers e engenheiros. Isso significa que os projetistas podem ver como as alterações afetarão os componentes vizinhos ou até mesmo o projeto como um todo. Por exemplo, se o tamanho de um único componente for aumentado, isso afetará por exemplo, uma furação ao qual ele está fixado. Isso permite que os projetistas identifiquem e corrijam problemas com rapidez e facilidade ainda nos estágios preliminares do projeto.

O que o SOLIDWORKS pode fazer?

Conforme mencionado acima, o SOLIDWORKS é um programa CAD paramétrico de fácil manejo e altamente eficiente. Além disso, ele permite dar forma aos conceitos e ideias do seu time de engenharia por mais básico que o ponto de partida pareça inicialmente, facilmente eles irão se tornar modelos robustos de engenharia prontos para serem utilizados em seus projetos. Isso o torna um software favorito tanto para estudantes quanto para engenheiros experientes.

Leia mais:

5 motivos para usar o software de desenho técnico SOLIDWORKS em seus projetos 

Tudo que você precisa saber sobre a licença para estudantes

Modelagem

O software nos brinda com uma série de soluções para modelagem altamente eficientes e capazes de produzir quase qualquer componente ou montagem com suas poderosas ferramentas e recursos com foco na modelagem 3D. Tendo assim, condições de dar forma aos conceitos e ideias do seu time de engenharia tenha tido.

De fato, o SOLIDWORKS possui recursos tanto para modelagens de componentes únicos como de montagens com diversos componentes possuindo assim o desenvolvimento de projetos inteiros dentro dele, criando quase que um protótipo virtual do nosso projeto final.

Solidworks o que é

Ferramentas para detalhamento

A ferramenta desenhos permite ao projetista criar rapidamente representações 2D de qualquer aspecto de um projeto. Com um simples clique, ele pode adicionar dimensões, linhas de centro, notas e outras informações pertinentes para este tipo de documentação.

Solidworks o que é

Simulação SOLIDWORKS

O SOLIDWORKS permite que os projetistas testem seus projetos e identifiquem quaisquer possíveis falhas de conceito como concentradores de tensão, com rapidez e precisão. Nessa ação, o profissional receberá dados altamente precisos, o que significa que ele poderá fazer alterações no projeto antes que um protótipo físico seja produzido. Essa capacidade não tem preço para os engenheiros que podem identificar problemas nos estágios iniciais ainda de seus projetos.

Solidworks o que é

Software intuitivo

Como já abordado e mensurado ao longo do artigo, a solução é altamente intuitiva. Se você está entrando nesse mundo agora, não se preocupe, pois as facilidades tecnológicas e de interface da ferramenta irão te permitir um melhor aprendizado.

Inclusive, com um pouco de dedicação, você pode se tornar bastante proficiente em um curto intervalo de tempo. E nós da SKA fornecemos treinamentos para os mais diversos recursos da ferramenta que em dias te permitirá sair do zero até um padrão de alta performance.

Solidworks o que é

Como e onde adquirir? 

O SOLIDWORKS é um software CAD 3D versátil que impulsiona a agilidade e eficiência de diferentes tipos de projetos de engenharia. Ao implementá-lo na empresa, você estará modernizando seus processos de design, criando protótipos virtuais e elevando seu trabalho a um novo patamar. 

Seja você um profissional experiente ou um estudante em ascensão, o SOLIDWORKS é a chave para desbloquear o potencial máximo dos seus projetos de engenharia. Agora que você já entendeu, de fato, o que é a solução e as vantagens de implementá-la em seus processos de engenharia, que tal investir em uma licença autorizada do software e aproveitar ao máximo essa tecnologia? 

Fale com os especialistas da SKA, maior referência de SOLIDWORKS CAD 3D na América Latina, agora mesmo e conheça o pacote mais adequado para a sua empresa! 

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu conheci o Solidwork através de uma vaga no LinkedIn, eu sou formado em redes de computadores, gostaria de saber se pra fazer esse curso eu preciso ser formado em engenharia mecânica? Me interessei por esse curso de Solidwork mas não há relação com a minha área de formação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui