segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Artigos técnicos 5 recursos que podem facilitar os processos da indústria moveleira

5 recursos que podem facilitar os processos da indústria moveleira

0
5 recursos que podem facilitar os processos da indústria moveleira
Imagem: Divulgação/ SKA

Como em muitos setores da tecnologia, a indústria moveleira também passa por problemas internos em seus processos. Algo comum se formos pensar que se trata de uma área extremamente específica e recheada de pormenores. Dentro disso, o principal desafio da maioria dos gestores desse segmento, em especial aqueles que possuem máquinas CNC (ferramenta ideal para impulsionar as demandas do segmento), é ter a máxima eficiência dos recursos na linha de produção.

Através da operação dessas máquinas podemos visualizar com facilidade onde é possível evoluir no processo. Confira abaixo quais são os reais desafios da indústria moveleira.

5 recursos que podem ajudar a indústria moveleira

1) Volume de produtos produzidos

O tempo para liberar as máquinas nos seus ciclos produtivos nunca pode ser um gargalo na empresa. Esse processo de liberação dos recursos em tempo otimizado para a produção sob a demanda do PCP faz com que os índices de OEE favoreçam sempre a eficiência. Inclusive, se a empresa já possui um sistema MES, essa consulta fica muito mais fácil e perceptível a nível estratégico de negócio.

2) Recuso das máquinas multiprocessos

A cada dia que passa, as máquinas estão absorvendo as etapas manuais do processo de produção que tomam tempo tanto do operador quanto do programador. Sendo assim, é importante que você tenha recursos para que essas funções sejam controladas via sistema, tais como posicionamentos automáticos de etiquetas (se a máquina tiver esse recurso), cálculos de nesting etc.

3) Gestão de MP integrados ao PCP

Os operadores de máquinas e programadores devem ter o acesso ao inventário para que a gestão da matéria-prima possa ser feita com eficiência. Além disso, o processo sempre visa tanto o pleno aproveitamento dos materiais quanto as sobras, caso a empresa necessite fazer também essa gestão. No entanto, o ponto que pode definitivamente diferenciar a empresa nesse tipo de gestão é a integração do sistema da CAM com o ERP trazendo transparência e velocidade na gestão.

CONHEÇA OS 5 RECURSOS DA INDUSTRIA MOVELEIRA APLICADOS PELA SKA NA PRODUÇÃO

4) Velocidade nas gerações de planos de corte

Para se obter velocidade nos planos de corte, o profissional deverá ter o acesso a estratégias que façam a máquina otimizar os movimentos como pontes, cortes comum, entradas e saídas personalizadas. Em alguns casos só o fato de fazer o uso dessas tecnologias podem impactar de 20 a 30% no tempo total do corte.

Leia mais:

SOLIDWORKS: O que é e como aplicá-lo em seus projetos de engenharia  

ALPHACAM: assista o webinar sobre a nova solução para usinagem em madeira

5) Os processos automatizados podem salvar a indústria moveleira?

Automatize tudo que for operacional e padrão para ter segurança e velocidade na produção. A migração das ordens de produção para um sistema automatizado de programação pode definitivamente eliminar o tempo necessário para encaminhar a produção da empresa. É fácil encontrar empresas que dividem a semana em duas partes sendo uma para organizar as OP e a segunda para a produção tornando um processo cíclico. Imagine você executar a produção dentro de um sistema em apenas poucos minutos.

Isso permitirá que o profissional possa focar toda a sua energia em etapas de valor no negócio e não mais em detalhes que somente tomam tempo.

CONHEÇA OS 5 RECURSOS DA INDUSTRIA MOVELEIRA APLICADOS PELA SKA NA PRODUÇÃO

ALPHACAM é referencia na indústria moveleira

Referência quando o assunto é usinagem de madeira, o ALPHACAM é uma solução que auxilia no desenvolvimento de processos de corte do material, com foco na otimização e na produção inteligente. Por conta dessa gama de funcionalidades únicas, o software é vital para a execução do trabalho da indústria moveleira. Aproveite todas as funcionalidades do ALPHACAM e integre-o na sua indústria agora mesmo!

Impulsione sua indústria com a SKA

Líder e grande provedora de soluções na América Latina, a SKA está onde a tecnologia industrial está. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba mais sobre a indústria 4.0 e o ALPHACAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui