quinta-feira, 18 de julho, 2024
Início Eventos A Transformação Digital na prática: confira como foi o SKA Connect 2024!

A Transformação Digital na prática: confira como foi o SKA Connect 2024!

0
Arte gráfica com o logo do SKA Connect 2024 e a frase

A Transformação Digital é o assunto do ano, e é claro que o SKA Connect 2024 aproveitaria essa oportunidade para trazer os melhores insights e informações sobre o tópico. Com o tema “Transformação digital: o que as indústrias estão fazendo“, o maior evento da indústria 4.0 foi realizado no dia 17 de abril, em Campinas (SP).

Com transmissão on-line e convidados presenciais, mais de 3,7 mil pessoas acompanharam os assuntos do dia, que passaram por economia, tecnologia, inovação e superação de desafios no chão de fábrica. Quer conferir tudo o que rolou no dia? Siga lendo este artigo!

Tecnologia industrial foi o primeiro destaque do dia 

O primeiro momento foi mediado pelo host do evento, Luiz Gonçalves. O Head e Consultor de Negócios Industriais da SKA trouxe dados referentes à indústria nacional, destacando sua busca constante por melhoria e evolução.

Conforme pesquisas apresentadas no SKA Connect 2024, 86% das indústrias brasileiras já investiram em algum tipo de tecnologia digital e 91% dos líderes nacionais declararam buscar aumentar investimentos na digitalização. Isso destaca a necessidade do mercado de se atualizar e a grande chance dos negócios defasados ficarem para trás.

Logo após a introdução de Luiz, o primeiro speaker, Adriano Tavares, Gerente de Negócios da SKA, subiu ao palco acompanhado de duas empresas parceiras. Ele recebeu Eduardo Felipe, Especialista de Controle e Manutenção, e José Fabiano, Arquiteto de Inteligência de Processos, da ArcelorMittal, e Luiz Fernandes, Diretor de Operações Industriais da AçoTubo.  

Juntos no palco, os quatro participaram de uma roda de conversa sobre automação industrial. Fernandes destacou a importância da tecnologia como diferencial. “A transformação digital é o caminho para a eficiência industrial, pois, quando você entra, dificilmente você recua!”, contou.  

Felipe completou o pensamento do parceiro de palco com um comparativo. Segundo ele, “essa evolução é igual um foguete, que segue em frente e não dá ré. A mesma coisa é a nova inovação, onde nós temos que ir até alcançar algo maior”. Para finalizar o momento, Fabiano trouxe uma dica importante para os empresários: não ter medo. “A gente não pode temer esse caminho pela frente, com novas tecnologias e evoluções digitais. Elas vão criar empregos, deixando as empresas mais ágeis e competitivas, além de fornecer um maior poder decisivo”, concluiu.  

AçoTubo e ArcelorMittal marcaram presença no palco do maior evento da indústria 4.0.

Os dados a favor da indústria 

A execução e gestão de produção foi o assunto do segundo momento do painel do SKA Connect 2024. Mediado pelo Consultor de Negócios Industriais da SKA, Renan Rocha, a conversa contou com dados e reflexões sobre o mercado produtor. Para participar da conversa, foram convidados três especialistas da empresa Pollux: Adriano Ferreira, Coordenador de TI, Luiz Buzzi, Coordenador de Engenharia, e Thiago da Silva, Gerente de PLM 3DEXPERIENCE.  

Para iniciar a conversa, Renan trouxe uma reflexão sobre os processos nas empresas. “Antes da transformação física, há a transformação da informação e ela, de forma alguma, deve ser negligenciada neste processo”, explicou. Etapas como gestão de variantes, projetos e custos, simulação de produto e integração de sistemas foram alguns dos exemplos citados.

Já no palco, os três convidados compartilharam suas visões sobre inovação. Buzzi destacou que os próximos passos da empresa deverão ser a conexão entre frentes. “Eu não tenho um processo padrão de projeto porque cada projeto é único. Então, o futuro é a continuidade dessa jornada, conectando meu processo PLM com o chão de fábrica, otimizando processos a tal ponto onde a engenharia global vira uma só”, comenta.

Pollux no palco do SKA Connect 2024 falando sobre Transformação Digital.

Ainda sobre futuro, Silva dividiu com o público o momento atual da Pollux e como as soluções SKA contribuem para sua evolução. “A Pollux está num ponto de expansão do que ela pode fazer e agregar no sistema dela. Então, a jornada de engenharia de sistemas, principalmente nas ferramentas como PLM e CAD, tende a crescer no futuro”, comenta.  

Para finalizar a rodada de conversa do SKA Connect, Adriano Ferreira trouxe como referência o palestrante do dia, Ricardo Amorim. Em um momento de reflexão, Ferreira destacou a fala do economista em um de seus vídeos: “Cada vez que surge uma nova tecnologia, também surgem oportunidades, possibilidades e riscos”, ou seja, a decisão de evoluir é complexa, mas muito gratificante para quem a busca.  

A economia presente no palco do SKA Connect 2024 

Para fechar o evento, o palestrante convidado foi o economista Ricardo Amorim, com o objetivo de falar sobre a economia no país e as perspectivas para as empresas nos próximos anos. Amorim trouxe prognósticos positivos e dados para incentivar os negócios a expandirem e apostarem em nosso país para evoluir.

Ricardo Amorim durante palestra no SKA Connect 2024.

Entre seus insights e análises, o especialista deixou uma mensagem de esperança. “O que cria oportunidades é a expectativa, seja ela muito baixa ou muito alta. Se uma oportunidade é grande no Brasil, ela será maior na indústria”, afirmou.

Para finalizar, Amorim ressaltou o recorte individual dos negócios como peça-chave de sucesso ou fracasso. “No caso de cada empresa, o que vai fazer a diferença é o que cada um faz. Em particular, neste que é o maior momento de transformação tecnológica que o mundo já viu, tem um fator fundamental: não deixe de fazer parte desta mudança que está acontecendo. Se a economia num todo sai ganhando, dentro dela alguns negócios vão ganhar mais e outros vão perder”, concluiu.

Depois da palestra do economista, foi a vez do CEO da SKA, Siegfried Koelln, subir ao palco. Sieg questionou Amorim sobre as possibilidades de futuro da economia e da tecnologia, em um bate papo descontraído. Ele também realizou o encerramento do evento falando sobre as possibilidades de crescimento da indústria para o PIB brasileiro e, por fim, agradeceu a presença e participação de todos os convidados.

Transformação Digital fora do palco: demonstrações e networking

Além das palestras, o SKA Connect 2024 também foi um momento de realização de networking, demonstração de produtos e notícias exclusivas. A nossa parceira Formlabs, realizou o anúncio da sua nova impressora 3D, a Form 4, que foi trazida diretamente dos Estados Unidos. O vídeo de lançamento você pode conferir clicando aqui.

Além disso, o evento também contou com uma tela demonstrativa em tamanho real dos produtos da nossa parceira COLD Engenharia Térmica. Nele, era possível observar e saber mais detalhes sobre todas as soluções da SKA utilizadas no desenvolvimento dos produtos da empresa.

Acompanhe na íntegra 

Se você deseja acompanhar o SKA Connect 2024 na íntegra, acesse o botão abaixo e confira a gravação do dia. Te esperamos na edição de 2025, onde celebraremos os 10 anos de evento.

Se você se interessou por todas as soluções e insights apresentados no SKA Connect 2024, inicie a Transformação Digital do seu negócio em conjunto conosco. Não perca mais tempo e clique aqui para descobrir como podemos lhe ajudar!

*Fotografias realizadas por Mariana Pekin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui