quinta-feira, 18 de julho, 2024
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Progás e Braesi eleva disponibilidade de máquinas em 20,4% com solução MES SYNECO da SKA 

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arte gráfica sobre melhora do processo produtivo da progás e braesi com solução mes da ska

Situada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a Progás & Braesi é referência nacional na fabricação de equipamentos gastronômicos para uso industrial e doméstico. A empresa, que possui cerca de 500 colaboradores, foi fundada em 1989 e conta com um complexo fabril e um centro de distribuição na Capital Nacional da Uva. 

Com o slogan “Evolução para quem cozinha”, a Progás & Braesi preza pela qualidade e inovação dos produtos que entrega ao mercado, e não abre mão de contar com profissionais qualificados, sistemas e maquinários de alta tecnologia e performance em seus processos de manufatura. 

Sendo assim, com o objetivo de melhorar ainda mais a sua produtividade, em janeiro de 2021, a empresa implementou a solução MES SYNECO da SKA no seu processo produtivo com a intenção de obter indicadores estratégicos dos recursos de forma automatizada, confiável e facilitada. 

Conforme o Analista de Produção da Progás & Braesi, Guilherme Rodrigues, o sucesso da implantação e uso do SYNECO na empresa está possibilitando o monitoramento do OEE (indicador que visa mensurar o quanto da capacidade produtiva dos recursos fabris está sendo bem empregada e o quanto está sendo desperdiçada) e a melhoria de outros indicadores de desempenho do negócio como um todo. “Estamos tendo ganhos expressivos em disponibilidade de máquinas e OEE, os quais são dados muito importantes e que não conseguíamos mensurar antes da implantação do software MES SYNECO da SKA”, comemora.  

Ele complementa que hoje a empresa conta com uma equipe dedicada especialmente ao tratamento das informações coletadas pelo SYNECO, a qual planeja e executa ações de melhoria contínua aos seus processos de produção. 

No vídeo abaixo, gravado na sede da Progás & Braesi, você conhecerá a história completa dessa parceria de sucesso e como o software MES SYNECO da SKA está otimizando os processos de produção da empresa. Confira! 

Rastreabilidade do desempenho produtivo em tempo real e aumento da disponibilidade de máquinas 

Outro benefício que a Progás & Braesi está obtendo em relação ao uso da solução MES SYNECO da SKA é o monitoramento detalhado da performance dos seus recursos produtivos em tempo real, algo que antes a empresa não tinha acesso. “No SYNECO, o essencial pra nós é a oportunidade de ter a rastreabilidade em tempo real. Nós precisávamos ter essa conectividade com o chão de fábrica e não tínhamos isso anteriormente. Hoje, conseguimos tratar tudo em tempo real com a gestão e a coordenação, e isso vem nos trazendo muitos ganhos na parte de tomada de decisões”, destaca Guilherme Rodrigues. 

Além disso, outro ponto em que o SYNECO está auxiliando é no aumento da disponibilidade de máquinas, um dos principais desafios da empresa. “Tínhamos um baixo indicador de disponibilidade das máquinas em nosso processo produtivo e estamos obtendo ganhos expressivos nessa parte com o SYNECO, tratando micro paradas, vendo o que seria realmente necessário manter como uma parada programada ou não. Estamos conseguindo tratar isso e alavancar o nosso indicador de disponibilidade”, conta. 

Inclusive, conforme comparativo realizado pela empresa, via sistema SYNECO, entre os anos de 2022 e 2023, a Progás & Braesi obteve um aumento de 20,4% em disponibilidade de máquinas, o que foi consequentemente crucial para alavancar em 22,04% o OEE geral da empresa. Confira mais detalhes nos relatórios emitidos pela ferramenta MES da SKA: 

2022: 

2023: 

Tecnologia no chão de fábrica: a chave para o aumento da produtividade  

Guilherme Rodrigues relata que, atualmente, a empresa utiliza o sistema MES SYNECO da SKA, no setor de fabricação/conformação de produtos, contemplando toda a parte de corte, dobra, solda, usinagem e prensas. “Ainda não expandimos o uso do software MES para a parte de montagem, pois estamos buscando primeiro implantar o sistema no setor de fabricação de forma bem sólida, implementando também outras ferramentas para auxiliar e possibilitar ainda mais ganhos à nossa empresa”, explica. 

Nesse contexto, o analista de Sistemas e Negócios da Progás & Braesi, Robson Bruning, reforça que, hoje, no setor de fabricação, a empresa conta com 96 recursos monitorados pelo SYNECO e 48 pontos de coleta instalados no chão de fábrica.  

Bruning explica ainda que no setor da solda a empresa também obteve um crescimento significativo, por contemplar processos manuais que envolvem a questão de doutrina de operadores. Já no processo de usinagem que é 80% automatizado, ele comenta que o sistema está auxiliando muito na questão de utilizar nos coletores a gestão de desenhos e a gestão de instruções de trabalhos, por exemplo. “Em alguns setores nós estamos obtendo ganhos significativos de números, já em outros os ganhos estão sendo mais qualitativos, relacionados à automação de processos e aplicação do conceito da indústria 4.0 no chão de fábrica”, pontua. 

Tecnologia e cultura organizacional 

O respeito e cuidado com a cultura organizacional de um negócio, bem como a importância da capacitação das pessoas que fazem parte da equipe e são responsáveis pela execução dos processos e manuseio das máquinas e sistemas, são pontos que a equipe SKA presta sempre muita atenção antes de implantar uma nova tecnologia dentro de uma empresa. 

E com a Progás & Braesi isso não foi diferente. Conforme Robson Bruning, a empresa dedicou o primeiro ano de implantação do SYNECO somente para treinamentos com as equipes que teriam contato com a ferramenta. “Nós já tínhamos o sistema implementado no início de janeiro de 2021, mas nesse primeiro ano nós não olhamos números, focamos totalmente em treinamento e cultura interna, explicando como funcionava o OEE e tentando entender junto com a ferramenta quais seriam os melhores tipos de análise. Em um segundo momento, em 2022, começamos a fazer de fato a implementação do sistema na empresa e fazer essa ligação de canal da fábrica com a direção. Foi algo novo que nós também tivemos que apresentar e fazer com que eles entendessem que o OEE é um indicador válido, que valia a pena trabalhar e focar nele”, detalha. 

Ou seja, o trabalho de implantação do SYNECO na rotina da empresa foi realizado aos poucos, por etapas e, após esse período de um ano, a solução foi inserida de vez no dia a dia da Progás & Braesi. Hoje, a solução já está proporcionando muitos ganhos à empresa como um todo. “No início, achamos que teríamos mais dificuldades com os operadores, porém o sistema é tão intuitivo que facilitou a utilização e o apontamento diário das informações nos coletores. Realizamos treinamentos, reciclagens e trabalhamos firme nessa parte de apontamentos. Depois disso, começamos a trabalhar com números e a mensurar os ganhos que tivemos”, complementou Guilherme Rodrigues. 

Além disso, Bruning também conta que o discurso dentro da empresa mudou em relação à gestão da produção e que agora não utilizam como indicador produtivo a quantidade de peças produzidas, e sim o OEE

Próximos passos 

Além de se preocupar com a evolução de seus processos de produção, a Progás & Braesi também não mede esforços para elevar o nível de qualidade de seus outros setores, como o de engenharia e usinagem, por exemplo. 

Nesse sentido, além do SYNECO, a empresa também utiliza as soluções Lantek, Draftsight e SOLIDWORKS da SKA.  

Segundo Guilherme Rodrigues, a integração desses softwares com o sistema MES SYNECO está no radar da Progás & Braesi e da SKA como um projeto a ser executado em um futuro próximo. 

“Gostaríamos de linkar o SYNECO com o Lantek porque enxergamos uma dificuldade na parte do apontamento do corte. Hoje, realizamos isso de forma totalmente manual, abrimos ordem por ordem e finalizamos uma por uma. Então, não conseguimos mensurar muito bem o OEE do corte e ainda não tratamos o apontamento de uma forma correta. Essa integração com certeza vai nos auxiliar nessa questão”, explica Guilherme. 

Além disso, Robson Bruning pontua que a implementação do SYNECO Planning e das soluções de Manufatura Aditiva da SKA são outros projetos que estão em negociação para o próximo ano. 

SKA e Progás & Braesi: parceria sólida focada na transformação digital e melhoria dos processos fabris 

Incentivar a transformação digital nas empresas, desenvolver e fornecer soluções tecnológicas estratégicas para que elas alcancem destaque no mercado industrial é um dos objetivos da SKA. Com mais de 500 colaboradores qualificados e engajados que se dedicam diariamente a superar novos desafios, a SKA já atendeu mais de 5.000 clientes, com o propósito de transformar a indústria por meio da inovação tecnológica sustentável.    

Com a Progás & Braesi, segundo o coordenador de TI da empresa, Marcos Ricchetti, a relação de parceria e fornecimento de soluções tecnológicas já existe há mais de 10 anos, sempre prezando pelo atendimento de excelência e a entrega de tecnologias inovadoras e funcionais. “Nós temos ainda muito a evoluir com a SKA, temos ainda várias ferramentas que tendem a contribuir com os nossos processos, como o Lantek integrado com todas as máquinas. Vamos crescer juntos!”, comenta Ricchetti. 

Nesse mesmo contexto, Guilherme Rodrigues também destaca o atendimento qualificado da SKA. “Nós sempre tivemos todo o amparo necessário da SKA, tanto da equipe de Customer Success quanto da equipe de Suporte. Em todas as vezes em que precisamos, tivemos alguma dificuldade, algum chamado, sempre fomos atendidos. A equipe SKA como um todo é muito bem preparada e possui o conhecimento necessário para entender e auxiliar nossa empresa na resolução de problemas”, elogia. 

Desde a Go Live (entrega do projeto), sempre fomos bem amparados pela SKA. Em todas as dificuldades que surgiram, a área de Suporte, Implementação e Customer Success sempre que foi excelente. Criamos uma relação muito bacana com o time SKA ao longo desses anos”, acrescenta Robson Bruning. 

Daiane Weber, Custommer Success da SKA responsável pelo atendimento da conta da Progás & Braesi, reforça que o objetivo do trabalho do departamento de CS é fazer com que os clientes se sintam satisfeitos e que evoluam com as ferramentas que utilizam, estreitando a relação com a SKA e estabelecendo uma conexão de parceria e confiança. “É gratificante ver o sucesso de nossos clientes e contribuir com a evolução deles”, destaca. 

“O CS da SKA é um diferencial bem bacana, não são todos os prestadores de serviços que têm essa opção. Da nossa parte é excelente ter esse contato mais próximo e facilitado com a empresa”, finaliza Rodrigues. 

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