quinta-feira, 18 de julho, 2024
Início Produtos FORMLABS LANÇAMENTO: Mais velocidade e precisão com a impressora 3D Form 4, da...

LANÇAMENTO: Mais velocidade e precisão com a impressora 3D Form 4, da Formlabs

0
Form 4 Impressora 3D
Imagem: Divulgação/ SKA

O SKA Connect 2024 foi verdadeiro sucesso! Além das palestras inovadoras acerca da indústria 4.0, o evento contou com diversos momentos especiais. Durante o intervalo, na Central Connect, tivemos um deles, onde realizamos um lançamento exclusivo e que estava guardado a ‘sete chaves’. Agora, a nova impressora 3D Form 4, da Formlabs, faz parte do nosso portfólio de soluções. Ela, que se trata de um ‘upgrade’ da Série FORM, combina o poder das impressoras de resina com a velocidade da tecnologia mSLA para criar peças com muita precisão.

Leia mais:

Impressão 3D na odontologia: As vantagens das impressoras Formlabs

Como a Manufatura Aditiva auxilia nos processos da Microfusão 

A nova impressora da Formlabs é capaz de trazer mais agilidade, robustez e um custo-benefício importante aos seus processos. Por se tratar de um passo à frente, se comparada a outras ferramentas, a FORM 4 eleva o nível de produção da sua Manufatura Aditiva em pouquíssimo tempo. É uma tecnologia que chega para encorpar ainda mais o portfólio de soluções da SKA.

De um modo geral, a Form 4 representa uma reinvenção da impressão 3D por LED, trazendo avanços significativos na tecnologia de impressão por LEDs UV, altas velocidades de impressão e uma série de sensores e hardware interno que automatizam processos e garantem alta confiabilidade.

Diferencial da nova impressora 3D

A Form 4 apresenta um tanque de alta durabilidade capaz de suportar até 75.000 camadas de impressão, o que resulta em uma redução significativa nos custos operacionais. A nova impressora requer menos trocas de tanques, proporcionando economia a longo prazo. Um filme óptico microtexturizado integrado à unidade de processamento de luz permite o fluxo de ar entre o tanque de resina e a unidade, localizada na parte superior.

Segundo a diretora de vendas por canal da Formlabs, Daniela Hodgkins, o grande diferencial da ferramenta é, sem dúvida nenhuma, a velocidade de impressão. “No sistema de laser, a tecnologia usada nas versões anteriores de impressoras SLA da Formlabs, o laser viaja no eixo X para curar a resina no formato da peça 3D. No sistema Low Force Display da Form 4, cada camada de impressão é feita por meio de projeção de luz. Um processo bem mais rápido que reduz significativamente o tempo de impressão entre 2x a 4x em comparação com o laser”, pontuou.

Os sistemas da Form 4

Para que tudo flua e aconteça com melhor precisão, seis sistemas de controle integrados monitoram e ajustam com precisão a temperatura, o nível de resina, as forças de impressão e o status dentro da sua impressora.

“Vale ressaltar que três dos seis sistemas são novos. O primeiro é o sistema de luz inferior chamando backlight unit – que gera uma projeção uniforme de luz potente usando 60 lâmpadas LED. Na sequência aparece o LPU 4, que mascara a luz do backlight unit no formato da camada da peça a ser impressa. Já o terceiro seria o release texture, que se trata do filme ótico que permite o fluir de ar e reduz a força de separação da peça entre uma camada e outra. Enquanto isso, os demais sistemas são recorrentes no ecossistema da Formlabs”, completou Hodgkins.

Impressora 3D: como a Form 4 pode impulsionar a Manufatura Aditiva?

A Form 4 apresenta um sistema automatizado que dispensa resina de forma rápida, precisa e com mínimo desperdício, simplificando a troca de materiais. Com essa funcionalidade, você pode imprimir sem se preocupar com a falta de resina na sua impressora e realizar a troca de materiais em um curto espaço de tempo.

Daniela acredita que a nova ferramenta do portfólio SKA pode impulsionar a Manufatura Aditiva devido a uma particularidade primordial. “A Formlabs tem como objetivo ajudar os clientes a mudar a forma como competem em seus negócios. Portanto, se avançarmos mais rapidamente e permitirmos que mais empresas sejam como a Tesla, elas poderão conseguir saltar à frente da concorrência. Então esse é um valor estratégico que estamos oferecendo aos nossos clientes. Não se trata apenas de imprimir peças, trata-se de mudar a forma como competem no mercado”, concluiu.

Transforme a indústria 4.0 com a SKA

Aproveite essa oportunidade e dê um passo à frente nos seus processos! Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e atue com mais produtividade e integração na sua empresa!

Perguntas frequentes

O que é tecnologia mSLA?

É uma tecnologia avançada de impressão 3D que oferece uma vasta gama de aplicações em vários sectores. Com o MSLA, as empresas podem não só desenvolver protótipos de forma eficiente, mas também produzir peças personalizadas e realizar estruturas complexas.

Afinal, no que consiste uma impressora 3d em resina?

As impressoras de resina formam peças de resina líquida que curam e se solidificam quando expostas à luz UV. Semelhante às impressoras de filamento, as máquinas de resina constroem peças em camadas e se solidificará quando uma peça for exposta à luz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui