segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Como o Lantek trabalha com diversos tipos de materiais e espessuras de...

Como o Lantek trabalha com diversos tipos de materiais e espessuras de chapas metálicas?

0
Como o Lantek trabalha com diversos tipos de materiais e espessuras de chapas metálicas?
Imagem: Divulgação/ SKA

Em todos os processos de corte, há um cuidado frequente sobre a administração e gerenciamento dos processos. Eles envolvem a utilização de matéria-prima, a comunicação entre os postos de trabalho, a aplicação de corte mais indicada, até chegar na qualidade desejada nas peças.

Diariamente, os programadores devem estar atentos para que não haja equívocos de produção e o produto seja manufaturado corretamente e com qualidade. Dentre esses desafios listados estão:

  • Programação de inúmeros materiais e espessuras de chapas metálicas diferentes;
  • Que tipo de velocidade de corte a ser aplicado em determinados contornos;
  • Qual tecnologia a ser aplicada.

Pensando nisso, veja como o Lantek Expert deixa a administração e gerenciamento de processos mais fácil e flexível de acordo com a sua necessidade.

Leia mais:

Lantek: 5 motivos para utilizar a solução na sua empresa

Lantek v43: Cortes de chapas mais rápidos e inteligentes

Como funciona a gestão de inúmeros processos e espessuras distintas dentro do Lantek?

No Lantek é possível trabalhar em um única programação com inúmeros tipos de materiais, espessuras e processos de corte diferentes. De fato, a solução faz uma distinção interna de acordo com o cadastro do produto, facilitando assim esta gestão, e eliminando quaisquer chances de equívocos.

Chapas metálicas Lantek
Figura 1 – Separação interna por processo, material e espessura

Quando se trabalha com inúmeros materiais o sistema faz uma separação internamente por pastas, conforme o cadastro e processo designado para cada produto. Sendo assim, o controle e gestão de processo se tornam mais simplistas e de fácil manuseio.

Como aplicar o corte mais adequado para cada espessura?

Da mesma forma como o Lantek organiza seus processos internamente, cada tipo de processo de material e espessura é tratado de acordo com sua especificação, ou seja, cada tipo de processo tem suas tecnologias atribuídas de forma automática. Por conta disso, a padronização de corte otimizada se torna mais fácil, além de contar com mais agilidade na programação.

Essa padronização e flexibilidade do processo está nas aplicações de tecnologias, que podem ser desde a atribuição de tabelas, como também de especificações de estratégia de corte, qualidades/velocidades de corte de acordo com material, espessura e tamanhos de contornos. De acordo com o tamanho do contorno, é possível viabilizar a aplicação de corte automática, facilitando o trabalho.

Chapas metálicas Lantek
Figura 2 – Os contornos são identificados com cores diferentes para demonstrar a velocidade que será aplicada

Além de realizar esta gestão de aplicação de tecnologias de corte sobre cada tipo de contorno de acordo com seu tamanho, o Lantek também faz todo o gerenciamento de processo e viabilidade. É importante frisar que o sistema em si identifica automaticamente os limites de qualidade de corte, ou seja, quais são os limites que sua máquina pode atender em tamanho de furações.

O tratamento para contornos pequenos, aquele abaixo do limite que você estipula que sua máquina atende, pode ser realizado em aplicações de não corte (ignorar contorno). Ou seja, ele pode realizar uma instrução de marcação sobre aquele contorno com o seu tamanho em formato real, ou substituir esta marcação por uma sinalização em cruz ou em círculo, do qual o usuário pode definir o seu tamanho para marcar o centro daquela furação.

Chapas metálicas: Como o Lantek trabalha de forma assertiva cada processo?

Essas padronizações e automações citadas, além de trazer uma maior qualidade e controle aperfeiçoado ao corte, andam lado a lado com os índices de estimativas de tempo de processo. Para que você entenda melhor, esse sistema indica para a máquina qual tecnologia de corte e velocidade será aplicada, alinhando os indicadores de forma coerente com o tempo planejado X tempo executado.

➡️Se você tem curiosidades ou dúvidas sobre os tipos de tecnologias de corte e máquinas, você pode consultar também este material: Qual é a tecnologia ideal para o corte de chapas?

O Lantek é uma solução completa, que traz ao usuário desde o controle e gestão de processo até mesmo a gestão de custos. Além disso, da mesma forma como são tratadas as aplicações e estratégias de corte por material e espessura, há também o gerenciamento de custo no mesmo formato, facilitando assim a leitura de processo e a estimativa para cada situação.

Quer saber mais sobre chapas metálicas? Entre em contato agora com a nossa área técnica.

PROMO SKA 35 ANOS

Aproveite a promoção de aniversário da SKA: De 25 de março a 10 de abril, TODOS os nossos cursos estarão pela METADE DO PREÇO. Isso mesmo, todas as nossas formações com 50% OFF. Não perca essa oportunidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui