sábado, 27 de abril, 2024
Início Cases de sucesso SEMIL melhora processos após adquirir impressora 3D industrial Mark Two, da Markforged

SEMIL melhora processos após adquirir impressora 3D industrial Mark Two, da Markforged

0
Arte para blog com a imagem da empresa Semil, com os dizeres Case de Sucesso SKA mais Semil.

Especialista em soluções para a indústria pecuária, a SEMIL possui mais de 35 anos de história no desenvolvimento de equipamentos industriais alimentícios. Localizada em Chapecó/SC, a empresa conta com um grupo de engenheiros capacitados que auxiliam seus clientes no estudo e na realização de projetos relacionados a abatedouros de aves, suínos, bovinos e peixes. 

Após quinze anos de parceria com a SKA, onde a empresa adotou diversas soluções de engenharia e usinagem, a SEMIL deu um passo inovador ao incorporar a Manufatura Aditiva em seus processos produtivos. Utilizando a impressora 3D industrial Mark Two, da Markforged, ela obteve otimização no tempo de produção e notou melhorias significativas na eficiência e agilidade de seus processos. Confira, abaixo, a história de sucesso da SEMIL!

História da SEMIL e parceria com a SKA

Com uma trajetória de 36 anos desde sua fundação, a SEMIL consolidou-se como uma empresa especializada em abatedouros e máquinas para processamento industrial de aves, suínos, bovinos, peixes e embalagens.  

A busca constante por inovação levou-a a estabelecer, em 2008, uma parceria estratégica com a SKA, adotando soluções que vão desde softwares de Engenharia, como o SOLIDWORKS e SOLIDWORKS Electrical, até soluções de usinagem de metais, como o EDGECAM e o Lantek

No entanto, a mais recente adoção foi a Manufatura Aditiva, com a implementação da impressora 3D industrial Mark Two, da Markforged. Este método de produção aditiva, caracterizado pela rapidez na produção de peças complexas, trouxe impactos significativos aos processos da SEMIL. 

Transformação dos processos

“Antes da adoção da Mark Two, tínhamos diversos problemas no desenvolvimento de peças especiais”, é o que conta o Supervisor de Desenvolvimento de Produto, Fernando Pereira Nunes, sobre a produção de peças. 

A necessidade de recursos internos de usinagem aumentava o tempo necessário para a finalização dos processos produtivos de desenvolvimento e manufatura, demandando vários níveis de validação. Com a Mark Two, isto foi acelerado, diminuindo o investimento para a obtenção de peças com a resistência necessária para diferentes setores da empresa.

Igor Schmidt, Gerente Industrial e de Engenharia da Semil, enfatiza que a impressora 3D industrial contribuiu com a simplificação da reposição de peças nos equipamentos, sem comprometer a qualidade: “Em relação às peças de alta complexidade, a impressora auxiliou bastante porque nós tínhamos dificuldade na programação dessas peças e na execução primária por não ter algumas ferramentas na adaptação do processo de usinagem”.

Manufatura Aditiva como diferencial de negócio

Utilizando uma impressora 3D industrial, como a Mark Two, fica mais fácil desenvolver componentes robustos e personalizados, sem investimento com ferramental ou terceirização. A flexibilidade e a capacidade de imprimir geometrias complexas destacam-se como diferenciais, reduzindo lead time e aumentando a disponibilidade de máquinas. 

Com a impressão 3D de compósitos, a SEMIL encontrou a versatilidade necessária para produzir suas peças, com assertividade e resistência. Dessa forma, a empresa aumentou a agilidade no desenvolvimento, obteve liberdade para inovação e garantiu maior competitividade, incluindo até mesmo a produção de componentes de máquinas diretamente da impressora 3D.  

Se você busca desafogar sua usinagem, diminuir o nível de terceirização e agilizar o seu processo de produção, as impressoras 3D industriais podem ser a resposta para sua necessidade. Entre em contato conosco e descubra como a SKA pode te auxiliar na escolha da melhor tecnologia para o seu negócio e desafio. Nossos especialistas estão em prontidão para conversar com você! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui