sábado, 27 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Poçostec ganha tempo na programação das peças com EDGECAM e SKA

Poçostec ganha tempo na programação das peças com EDGECAM e SKA

0
Arte gráfica mostrando a empresa Poçostec.

A Poçostec, empresa que atua no desenvolvimento e fabricação de peças nas áreas de engenharia, usinagem e caldeiraria industrial, comemora ganhos de tempo, melhoria na utilização de máquinas e aproveitamento de recursos, além de um significativo aumento de produtividade com a condução da SKA em projetos relacionados ao uso do EDGECAM, solução completa para processos de usinagens, e do SOLIDWORKS, software líder de mercado em projetos mecânicos e elétricos, simulação, comunicação, gerenciamento de dados e integração CAD com ERP. 

Conforme Leonardo Luiz dos Santos, engenheiro na Poçostec, as melhorias são visíveis ao longo do tempo, já que a empresa utiliza as soluções e serviços da SKA há cerca de 13 anos.  

“Fazíamos tudo manualmente. Os desafios eram muitos, especialmente os erros a que a programação manual está sujeita. Além disso, sempre tínhamos máquinas paradas por conta do tempo a esperar entre uma programação e outra”, conta. “Temos ganhos significativos com as soluções da SKA desde 2010. Embora seja difícil quantificar os benefícios, devido à quantidade de serviços e processos que temos junto a eles, mas o tempo entre o desenho das peças e a colocação na máquina para rodar diminuiu drasticamente”, acrescenta. 

Flexibilidade, diálogos intuitivos e interface sempre atualizada

Fundada em 1978, a Poçostec presta serviços de montagens industriais e terceiriza mão de obra especializada. A empresa se destaca pela nacionalização de peças, desde o desenvolvimento até a fabricação sob medida para atender às necessidades de cada cliente. 

Para realizar com excelência todo esse trabalho, a flexibilidade está no DNA da empresa desde quando surgiu. O mesmo ocorre com a SKA, que há mais de 30 anos acompanha as mudanças do mercado, trazendo um novo olhar sobre a engenharia e promovendo uma forma contemporânea de conceber produtos, organizar processos e evoluir etapas, trabalhando com sistemas líderes em seus segmentos, soluções customizadas e serviços que complementam a experiência dos clientes, trazendo ganhos ainda mais significativos

No caso da Poçostec, o EDGECAM é uma das soluções essenciais para o trabalho, atuando de forma nativa e associativa com o modelo CAD, provendo rapidez na criação dos caminhos de ferramenta. Com diálogos intuitivos e interface atualizada, estratégias de alta remoção de material são criadas facilmente por qualquer usuário e validadas nas simulações do processo.  

Implantação rápida e suporte de excelência

Santos lembra do processo de implementação da solução na Poçostec e diz que passaram a usar o sistema após a compra de uma máquina de 5 eixos. “Como já estavam todos acostumados com o processo antigo, houve um pouco de resistência. Mas após a aquisição de uma máquina nova, a de 5 eixos, se viu a necessidade de investir em um sistema mais moderno”, revela.  

Ele conta também que o programa de manutenção da SKA é fundamental para a constância da excelência no funcionamento da solução. “Levamos o problema e rapidamente nos enviam a solução, seja pela consulta na base de dados no portal da SKA, por acesso remoto ou vídeo com tutoriais”, completa. 

EDGECAM e SKA: de 7h para 1h30

Santos acrescentou que, com a programação manual, em alguns casos, eram gastas até sete horas para programar a peça. Segundo ele, com o EDGECAM em ação, junto à consultoria e suporte que recebemos da SKA, o mesmo trabalho hoje pode ser realizado em 1h30

“Outro exemplo de ganho que tivemos foi na fabricação de uma peça específica solicitada por um cliente especializado em refratários. O fornecedor que eles tinham anteriormente levava de 30 a 35 dias para finalizar, enquanto nós, com o uso do ciclo de perfil de roscas do Edgecam implementado com o auxílio da SKA, entregamos um conjunto em cinco dias”, ressalta.

Por que escolher o EDGECAM?

Entre os maiores ganhos do EDGECAM estão o aumento de produtividade com a aplicação de ciclos de alta remoção de material e a padronização do sistema. Isso significa que o cliente pode salvar o seu próprio processo de usinagem para reutilizá-lo em famílias de peças ou aplicá-lo em novas geometrias de forma associativa.

Poçostec apresenta funcionamento das peças desenvolvidas com o EDGECAM.

Além disso, com a simulação 3D, a validação dos processos criados são compartilhados em tempo real com os outros setores da empresa. Também é possível utilizar a associatividade do modelo CAD, criar caminhos de ferramentas de 2 ½ a 5 eixos simultâneos através de ciclos intuitivos e de fácil criação.

Com estratégias de alta remoção de material, como o Waveform, e ciclos avançados de acabamento, além do já falado aumento da produtividade, existe uma significativa melhoria de qualidade das peças e economia de vida útil de ferramentas.

Coisas que, para a Poçostec, se traduzem em ganho de tempo, aumento da produtividade, otimização de recursos, preservação de investimentos em máquinas e sistemas, além de incremento na satisfação dos clientes finais, devido à maior agilidade nas entregas.

Tudo isso possibilitado pela parceria com a SKA, que prioriza levar a cada um de seus clientes muito mais do que sistemas líderes de mercado ou soluções personalizadas: entregamos serviços especializados, atendimento consultivo e pró-ativo, além de muita experiência em conduzir as empresas rumo à evolução de seus processos de engenharia e manufatura, ajudando a trilhar com sucesso a jornada da Indústria 4.0.

São mais 30 anos de mercado e uma carteira de mais de 5.000 clientes em todo o país construindo a expertise que pode levar também a sua empresa, ganhos como a modernização e melhoria na organização de processos, evolução de etapas e concepção de produtos, além da otimização no uso de recursos, tempo, espaços e redução de custos nas cadeias de engenharia e manufatura, tornando seu negócio mais avançado, competitivo e sustentável.

Chame nossos especialistas e saiba como ter tudo isso em sua empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui