sábado, 27 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Altium INDT: modernização, agilidade e ganho de tempo com Altium Designer e SOLIDWORKS

INDT: modernização, agilidade e ganho de tempo com Altium Designer e SOLIDWORKS

0
INDT aumenta produtividade, reduz tempo e se moderniza após contatar a SKA e adotar as soluções ALTIUM e SOLIDWORKS.

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) que, desde 2001, desempenha um papel essencial no ecossistema de inovação da Região Norte do país, adotou os softwares Altium Designer e SOLIDWORKS a partir de um projeto conduzido pela SKA. 

Focado em pesquisa, desenvolvimento e inovação, o INDT possui uma das melhores infraestruturas da América Latina, com oito laboratórios que oferecem serviços em variadas áreas da tecnologia, hardware, manufatura e inovação.  

O Instituto foi atendido pela divisão da SKA voltada à Área Educacional, que trabalha com modelo de licenciamento e serviços exclusivos para o segmento de Ensino e Pesquisa, fazendo da empresa a única da América Latina a atuar com este departamento específico. 

Conforme Álef Souto e Luana Lobão, representantes do INDT que conversaram com nossa equipe sobre o processo de implementação e os benefícios obtidos com as novas tecnologias, os sistemas têm ajudado ainda mais na missão do Instituto em ser um centro de referência em suas áreas de atuação.  

“Atualmente, trabalhamos em quatro áreas principais: manufatura avançada, telecomunicações, materiais e serviços de laboratório, aplicando as tecnologias adotadas para otimizar e agilizar processos, principalmente no desenvolvimento de projetos e soluções, onde percebemos um ganho de produtividade, facilidade no manuseio e economia de tempo”, comenta Luana.  

Já Álef destaca que o software Altium facilitou muito a integração de ferramentas, principalmente em áreas voltadas à fabricação de placas e sensores, já que agrega recursos para a criação de desenhos mais complexos, com níveis de detalhes avançados. 

O software é completo o suficiente para não requerer integrações adicionais”, afirma ele. “Sem o Altium, precisaríamos recorrer a sistemas externos para realizar todas as fases do nosso trabalho”, complementa. 

Solução completa

O Altium Designer possui uma plataforma unificada e conectada, eliminando os problemas clássicos de sincronização manual entre diferentes ferramentas de projetos de Engenharia, Manufatura e Automação. Por conta disso, é uma das soluções mais utilizadas mundialmente em projetos de placas eletrônicas. 

Para o INDT, este foi um dos pontos fundamentais para a escolha do Altium. Na Região Norte, onde o Instituto atua, o software é bastante utilizado pelas empresas, que têm gestores e colaboradores familiarizados com o sistema.  

“Diante deste cenário, é mais fácil treinar pessoas que já conhecem a ferramenta do que trazer alguma solução que eles nunca viram”, ressalta Álef. “Além disso, qualificar pessoas no uso de um software que é amplamente usado na indústria é ampliar suas chances de empregabilidade e de crescimento na carreira”, acrescenta.  

Essa é uma capacitação que o INDT faz questão de tornar abrangente. Por conta disso, a grande maioria dos projetos do Instituto que envolvem o desenvolvimento de soluções embarcadas (hardware e firmware) são realizados no Altium.

“Atualmente, há em andamento, duas iniciativas de projetos envolvendo robôs autônomos voltados à movimentação de materiais. Além disso, há ainda outros dois projetos relacionados à manutenção preditiva e preventiva, que consistem na acoplagem de dispositivos à máquinas industriais com o objetivo de coletar dados de uso e funcionamento. A coleta desses dados é fundamental para embasar as decisões relacionadas à manutenção destes equipamentos”, diz Luana. 

SOLIDWORKS

Sobre o SOLIDWORKS, Luana e Álef salientam que o software é utilizado no laboratório para projetos de simulações de testes mecânicos. 

Além disso, as equipes do INDT também trabalham com o SOLIDWORKS em projetos de visão computacional.  

Com interface simples, intuitiva e escalável, permitindo aos usuários escolherem o módulo de acordo com a sua demanda, o SOLIDWORKS traz também recursos de automatização, que possibilitam reutilizar dados CAD 3D de projetos anteriores sem a necessidade de converter os arquivos, o que torna muito mais ágil a geração de modelos paramétricos com infinitas variações. 

Álef destaca, ainda, as possibilidades de validação do sistema, já que com o SOLIDWORKS, os produtos podem ser criados com recursos de simulação integrados, sendo possível verificar rapidamente o desempenho e a qualidade dos projetos, o que reduz o número de protótipos físicos necessários. 

“O maior ganho que notamos com o uso desta ferramenta está na criação e inovação de projetos”, ressalta Álef. “Percebemos o ganho de agilidade e assertividade no ciclo de desenvolvimento de produtos, desde o design até a manufatura”, acrescenta.  

Parceria de sucesso

Sobre a parceria da SKA ao longo do projeto de adoção do Altium e do SOLIDWORKS, os profissionais do INDT revelam a satisfação de contarem com apoio constante, desde as negociações para aquisição, até a implementação em si. 

“O processo de compra foi ágil e tranquilo, e as tecnologias ficaram disponíveis em um prazo adequado. Fomos sempre muito bem atendidos, a equipe da SKA sempre muito solícita”, comenta Luana.   

Já pela área técnica, Álef nomeia a experiência como “muito satisfatória”, ressaltando que o processo de implantação ocorreu de forma fluída, sem grandes contratempos e sempre com o apoio necessário.  

“Até mesmo profissionais nossos que não tinham experiência com estas tecnologias acabaram ficando interessados no uso dos softwares”, comemora.  

O INDT 

Há mais de 20 anos no mercado, o INDT conta, hoje, com mais de 264 talentos atuando em seus projetos, incluindo PhDs, MSCs e Especialistas em diversas áreas.  

Além disso, a instituição já desenvolveu +315 projetos, tendo +200 clientes atendidos somando um total de R$ 1,5 bilhão em projetos investidos no desenvolvimento de soluções e competências locais.  

Sobre nós

Líder na América Latina no fornecimento de tecnologias sustentáveis para a transformação digital das indústrias, a SKA oferece soluções que conectam pessoas, processos e tecnologias, sempre em linha com as demandas de cada negócio e focadas na geração e fomento dos ecossistemas industriais. 

Com um departamento especificamente focado no atendimento ao mercado de Educação, pelo qual foram realizados os projetos para o INDT, a SKA atende também escolas, faculdades, pós-graduações e instituições profissionalizantes com modelos de licenciamento, condições e serviços diferenciados, com o objetivo de entregar soluções e experiências que impulsionem a modernização e a automatização dos processos e formações, adequando-os à realidade da exigente e cada vez mais dinâmica Indústria atual. 

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas para iniciar a transformação tecnológica da sua indústria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui