segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Produtos FORMLABS Conheça as diferentes aplicações que as resinas para impressora 3D FORMLABS podem...

Conheça as diferentes aplicações que as resinas para impressora 3D FORMLABS podem trazer para o seu negócio

0
Arte gráfica com peças impressas em 3D e a frase

Quando pensamos em utilizar resinas para impressora 3D (SLA), acabamos ficando presos à ideia de ser algo difícil de trabalhar. Isso porque resinas podem causar muita sujeira ou até mesmo oferecer limitações referentes a aplicação de produto, pela dificuldade de troca de material utilizado no processo. 

A tecnologia de LFS da FORMLABS surge como uma maneira de democratizar e facilitar o uso desse tipo de solução, trazendo a possibilidade de fornecer diversos tipos de aplicações com uma única máquina, sem grandes complicações. No artigo de hoje, você conhecerá: 

  • Como funcionam as resinas para impressora 3D FORMLABS;
  • Tipos de resina da FORMLABS;
  • Exemplos de aplicações para cada tipo de resina;
  • Biblioteca de resinas.

Prepare-se para descobrir um novo mundo de possibilidades com as funcionalidades das impressoras 3D Formlabs, na Manufatura Aditiva

Como funcionam as resinas para impressora 3D Formlabs 

As resinas para impressoras 3D FORMLABS são armazenadas em um tipo de cartucho acoplado à máquina antes do início da impressão. Dessa forma, existe um sistema que realiza o preenchimento da resina de forma automatizada para dentro do tanque de construção, depositando apenas o necessário para a construção de algumas camadas. Com isso, a peça é construída “de cabeça para baixo”, eliminando a necessidade de estar totalmente submersa. 

O intuito de trazer diferentes aplicações de forma fácil se torna possível justamente por conta deste sistema inovador. Uma vez que seja necessário trocar o tipo de material, basta acoplar o cartucho da resina desejado na máquina, juntamente com seu tanque dedicado. 

Abaixo, você poderá conferir os tipos de resina que são disponibilizados pela FORMLABS no Brasil, através da SKA. 

Tipos de resina 

Agora que você conhece como é o funcionamento das resinas para impressora 3D FORMLABS, podemos falar sobre seus tipos. Elas são divididas em: 

  • Resinas de propósitos gerais; 
  • Resinas de engenharia; 
  • Resinas dentais; 
  • Resinas médicas; 
  • Resinas para joias. 

Cada uma delas possui uma função diferente, como você poderá descobrir abaixo. 

Aplicações para cada tipo de resina 

Resinas de propósitos gerais 

Este tipo de resina é destinado a peças customizadas, sem grandes demandas mecânicas. Como o próprio nome diz, elas são comumente utilizadas para a validação de peças, protótipos funcionais de baixa complexidade e visualização de modelos em alta qualidade, já que oferece excelente acabamento superficial. Além disso, existe uma opção para maior velocidade de impressão, buscando atender a validação de mudanças repentinas de projeto. 

Resinas de engenharia 

Aqui, entramos em uma categoria diferente das demais. As resinas para impressoras 3D de engenharia recebem esse nome por serem materiais que oferecem diferentes tipos de propriedades, vistos apenas em peças feitas por outros métodos de manufatura. 

Como exemplo, podemos citar resinas que permitem flexibilidade de uma peça elástica ou de silicone, assim como resinas robustas com propósitos funcionais, tendo boa resistência à compressão e impacto, ou antichamas (V0) e antiestáticas. 

Resinas dentais 

As resinas dentais são certificadas com a ISO 13485, que regulamenta internacionalmente organizações para projetos de desenvolvimento de itens para o setor médico. Elas são capazes de produzir peças para restauração dentária, alinhadores e guias cirúrgicos para implantes dentários com grande precisão e performance. 

Resinas médicas 

Também certificadas com a ISO 13485, as resinas médicas permitem a produção de peças biocompatíveis, ou seja, que podem estar em contato com a pele e são resistentes a abrasão e impacto. Além disso, elas podem produzir peças para uso individual, implantes, guias para cortes cirúrgicos, ferramentas e outros acessórios médicos. 

Resinas para joias 

As resinas para joias são materiais capazes de produzir objetos com geometrias muito finas para servir de mole em processos de fundição por cera perdida, por exemplo. Além disso, elas também produzem peças de desenvolvimento de novas joias para aprovação antes de uma produção final. Nesta classe, também existem resinas para conformação de materiais de alta temperatura, como a vulcanização de borrachas. 

Biblioteca de resinas 

Como visto neste artigo, são inúmeras as oportunidades de aplicação das resinas para impressoras 3D FORMLABS. Pensando nisso e na possibilidade de você se aprofundar mais neste assunto, disponibilizamos, gratuitamente, um arquivo sobre a biblioteca de resinas, juntamente com os dados técnicos de cada uma delas. 

Curso de Manufatura Aditiva Industrial

Gostou de conhecer mais sobre as resinas para impressora 3D FORMLABS e quer se aprofundar ainda mais no mundo da Manufatura Aditiva? Então conheça o curso “Manufatura Aditiva Industrial – Dos Conceitos à Aplicação”!

Nele, você aprenderá a ter menores custos, aliviar massa, eliminar suporte e aumentar a vida útil de peças, através de um método de fabricação de baixo desperdício, flexível, democrático e ágil.

Confira, abaixo, o vídeo de apresentação do curso e clique aqui para inscrever-se nele.

Ficou com alguma dúvida e precisa de ajuda para escolher a resina mais adequada para a sua solução? Então entre em contato conosco! Será um prazer ajudar e entender sua necessidade. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui