sábado, 27 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Altium SKA fomenta projetos de Pesquisa e Inovação na área Educacional: conheça o...

SKA fomenta projetos de Pesquisa e Inovação na área Educacional: conheça o case Instituto Hercílio Randon

0
Arte gráfica do case de sucesso SKA + IHR,

O Instituto Hercílio Randon (IHR), primeira instituição brasileira de Ciência e Tecnologia voltada ao setor automotivo, adotou os softwares SOLIDWORKS e Altium para seus projetos de Pesquisa e Inovação, tendo a condução da SKA na implementação e suporte dos sistemas.  

Com uma equipe especializada em projetos para a área de Educação, sendo a única revenda do país a dispor deste recurso, a SKA construiu junto ao cliente uma estrutura de tecnologias para auxiliar o Instituto Hercílio Randon em seu propósito inovador. É o que conta o Especialista em Pesquisa e Inovação do Instituto, Alessander Specht Schmitz. 

“O IHR foi criado para reinventar a indústria e construir um futuro em que todos possam se mover com liberdade, segurança e qualidade de vida. Assumimos a missão de potencializar, acelerar e compartilhar inovação, e, para isso, atuamos por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias com foco em eletrônica embarcada, materiais inteligentes e mobilidade. Nestes projetos, a parceria com a SKA tem sido muito frutífera, ao nos dar a consultoria e o apoio que precisamos em relação às plataformas SOLIDWORKS e Altium”, comenta.

Parceria que trouxe agilidade e confiança 

Esta parceria, segundo Schmitz, resultou em muito mais robustez nos projetos do Instituto.  

“Grande parte das universidades trabalha com SOLIDWORKS, pois é um software que responde muito bem às demandas na área educacional. No nosso caso, precisávamos disso, mas também tínhamos uma necessidade de adoção das soluções com agilidade, e nisso também tivemos total apoio da SKA, conseguindo prover ainda mais rapidez aos nossos projetos”, conta.  

Segundo o especialista, o SOLIDWORKS tem se mostrado uma ferramenta amigável e de fácil operação, facilitando a expansão do conhecimento entre a comunidade do Instituto Hercílio Randon. Ao mesmo tempo, ele define o Altium como “suprassumo” em sua aplicação, possuindo funcionalidades que auxiliam no desenvolvimento dos hardwares, tanto em velocidade, com uma vasta biblioteca online de componentes, quanto em confiabilidade, com todo o ecossistema integrado do Altium 365 Workspace.

Mais tecnologia, menos acidentes 

Hoje, o IHR atua com as duas soluções em mais de dez iniciativas em andamento. Dentre eles, está o Projeto Troy, idealizado para sensorizar o desgaste gradual do freio do semirreboque, auxiliando na diminuição de acidentes com veículos pesados. 

“Grande parte desses acidentes acontecem por negligência com a manutenção dos veículos e seus componentes, mais especificamente pelo desgaste do sistema de freio, que pode superaquecer ou até mesmo desgastar totalmente o material de atrito, até causar um problema sério”, revela Schmitz. 

Segundo ele, as tecnologias adotadas junto a SKA, agregadas a soluções avançadas de Telemetria, tornam possível verificar em tempo real o estado desses componentes dos sistemas de freio, identificando o tipo de desgaste sofrido, problemas de condução, entre outros, que orientam tanto os motoristas, quanto os gestores de frota, e os auxiliam na tomada de melhores decisões.

Segurança, inovação e educação

Outro ponto ressaltado pelo especialista é o fato de que o Altium, software especializado em projetos eletrônicos, análise de projetos e gerenciamento de dados e componentes, tem sido excelente nas iniciativas do Instituto Hercílio Randon que envolvem pesquisas junto às empresas. 

Já o SOLIDWORKS, que proporciona uma visão espacial com raciocínio rápido e garante maior agilidade nas soluções da área mecânica, também tem se destacado por todos os recursos já comentados, além de sua robustez e simplicidade de utilização. 

“Nas duas soluções, a tecnologia dos fabricantes, aliadas ao apoio da SKA, se traduz em ganhos para o IHR, em suas pesquisas e projetos, e, por consequência, para toda a indústria, já que buscamos iniciativas capazes de entregar transformações inovadoras, que agreguem na evolução e segurança da sociedade”, destaca Schmitz. “Os resultados que estamos obtendo com estes projetos, em andamento com SOLIDWORKS e Altium, nos levam a crer que estamos no caminho certo”, finaliza.

Entregar tecnologia e parceria para inovar a indústria 

Para a SKA, é uma satisfação auxiliar na condução de projetos como este, que enriquecem o setor educacional, contribuindo para a evolução do mercado como um todo. Em nossos mais de 30 anos de história, a experiência construída nos leva a buscar entregar, em cada trabalho, muito mais do que sistemas líderes em seus segmentos ou soluções personalizadas. Buscamos entregar serviços especializados, atendimento consultivo e proativo, além de apoiar e conduzir as organizações rumo à evolução de seus processos de engenharia e manufatura, ajudando a trilhar com sucesso a jornada da Indústria 4.0

Com base nisso, construímos uma trajetória de credibilidade que hoje nos permite atender a uma carteira de mais de 5.000 clientes em todo o país, reunindo a expertise que pode levar também à sua empresa ganhos como a modernização e melhoria na organização de processos, evolução de etapas e concepção de produtos. Além disso, também contribuímos com otimização no uso de recursos, tempo e espaços, e redução de custos nas cadeias de engenharia e manufatura, tornando seu negócio mais avançado, competitivo e sustentável.  

Chame nossos especialistas. Estamos preparados para entender suas demandas e desenhar juntos as melhores soluções para entregar os benefícios que sua empresa e seus clientes merecem.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui