sábado, 27 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Conheça dois tipos de produção industrial e saiba como geri-los

Conheça dois tipos de produção industrial e saiba como geri-los

0
arte gráfica com operador analisando no tablet os tipos de produção industrial

Vamos conversar sobre os tipos de produção industrial mais trabalhados nas indústrias e como geri-los? 

A definição do tipo de produção industrial de uma empresa tem a finalidade de organizar e melhorar o processo de fabricação dos produtos, evitando retrabalho, perda de tempo e dinheiro, atrasos nas entregas, dentre outros gargalos. 

Continue a leitura para entender como funciona uma linha de produção seriada e em lotes e descubra como a tecnologia pode ser uma aliada no controle e gestão de cada um desses tipos de produção industrial. 

Ao longo do texto, você vai conferir: 

  • Tipos de produção industrial; 
  • Produção em lotes; 
  • Produção seriada. 

Tipos de produção industrial 

A fabricação de qualquer produto, independentemente do tipo de produção industrial, seja ela em lotes ou seriada, precisa seguir uma ordem de produção, a qual deve ser elaborada pelos gestores industriais e distribuída aos operadores do chão de fábrica. 

Nesse sentido, existem algumas características relacionadas aos processos produtivos que diferenciam os tipos de produção de cada empresa. 

E vale destacar que para cada tipo de produção, existe uma solução de tecnologia MES específica que pode auxiliar e otimizar a gestão industrial, indo ao encontro dos pilares da indústria 4.0

Produção em lotes 

Na produção em lotes, os produtos são fabricados em grupos, e cada lote pode ter características e especificações diferentes.  

Essa abordagem é comumente usada quando a demanda é variável ou, ainda, quando há necessidade de personalização dos produtos. 

O gerenciamento da produção em lote contempla planejamento da produção, flexibilidade de configuração, maior controle e personalização do estoque.  

Alguns exemplos de indústrias que adotam a produção em lotes são:  

  • Fábricas de roupas; 
  • Fábricas de calçados; 
  • Fábricas de ferramentas; 
  • Fábricas de automóveis. 

A SKA desenvolve e distribui para empresas de todo o Brasil o sistema MES SYNECO, um software específico para a gestão da produção industrial em lotes que oferece informações do chão de fábrica em tempo real, além de outros recursos para otimizar o controle das linhas de produção em lotes. 

Produção seriada 

Na produção seriada, os produtos são fabricados em sequência contínua e repetitiva, seguindo um fluxo linear e padronizado.  

Nesse tipo de produção, o objetivo é atingir alta eficiência e máxima produtividade com a mínima variação possível entre os produtos fabricados. 

O gerenciamento da produção seriada contempla um fluxo de produção otimizado, balanceamento de linha, padronização de processos e monitoramento em tempo real. 

Alguns exemplos de indústrias que adotam a produção em lotes são:  

  • Fábricas de cosméticos; 
  • Fábricas de medicamentos; 
  • Fábricas de alimentos; 
  • Fábricas de bebidas. 

Para facilitar e inovar a gestão de linhas e produção seriadas, a SKA também oferece uma tecnologia MES específica para esse tipo de produção: a solução Prodwin

Com a implantação desse software, fica muito mais fácil e prático realizar o controle do desempenho da manufatura, bem como o acompanhamento do indicador de OEE e produtividade, em tempo real, dos pedidos de uma linha industrial seriada. 

Ficou interessado em implantar alguma dessas tecnologias MES na sua indústria? Entre em contato com a SKA. Será um prazer atender a sua demanda! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui