domingo, 28 de abril, 2024
Início Cases de sucesso FIT adquire as tecnologias de impressão 3D da HP

FIT adquire as tecnologias de impressão 3D da HP

0

O FIT – Flextronics Instituto de Tecnologia é uma organização sem fins lucrativos credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada para desenvolver soluções tecnológicas nos mais diversos segmentos de negócios, a organização é responsável por antecipar as necessidades do mercado, das empresas e das pessoas. Possui uma área dedicada ao desenvolvimento de produtos, o PIC – Product Inovation Center, ou Centro de Inovação, onde o conceito Sketch to Scale é aplicado diariamente. Esse conceito faz com que os clientes reavaliem a forma de criar e digitalizar produtos saindo do mundo analógico para o digital, o que envolve inovação e renovação na fabricação, venda, logística e sustentabilidade.    

Para atender a demanda do PIC, surgiu a necessidade de um equipamento robusto e capaz de produzir partes resistentes que atendessem ao volume de produção. A área de manufatura aditiva dentro do PIC auxilia na criação e implementação de projetos usando as impressoras 3D disponíveis. Para aumentar sua capacidade de desenvolvimento, adquiriu a HP Multi Jet Fusion 4200, que acelera o processo de desenvolvimento de produtos, com um time-to-market assertivo, derrubando as barreiras geométricas dos métodos tradicionais, tornando o processo Sketch to Scale real. 

“Entre os diversos benefícios da tecnologia de impressão 3D, destacamos na HP Multi Jet Fusion a flexibilidade para redesenhar projetos sempre que necessário e aliar uma geometria complexa a alto acabamento. Além disso, a agilidade para produção de peças e partes dentro de nosso ecossistema, reduzindo lead time, garantindo confidencialidade dos projetos e claro, a possibilidade de customização, sejam elas de projetos internos ou de clientes, desenvolvendo produtos que antes não eram possíveis”, cita o especialista José Tristão, responsável por apoiar a etapa de Manufatura Aditiva dos principais projetos do PIC, o Centro de Excelência. Entre estes projetos inovadores, pode-se destacar guias para deficientes visuais, medidores de energia, travas automáticas, dispositivos carregadores, entre outros.  

Com isso, o PIC conquistou independência de fornecedores, mantendo um desenvolvimento on site internalizado, evitando processos burocráticos ou prazos de entrega que podem atrasar projetos, além de evitar custos adicionais de mão de obra “O que antes não era possível de ser criado, ganha um novo mundo de possibilidades com o equipamento à sua disposição, sendo aqui aplicado todo o esforço que era dedicado aos processos, retornando como melhoria para o produto e acelerando projetos”, completa José Tristão. 

Sobre rendimento e ganhos, houve redução significativa no ciclo de desenvolvimento. Um projeto que levaria cerca de 1 ano para ser concluído apenas na etapa de prototipagem, agora, com a impressora HP Multi Jet Fusion 4200, pode ser finalizado em 6 meses. Em alguns casos, 3 meses é o suficiente para conclusão do projeto, considerando o processo de desenho, prototipagem, ajustes e testes, tornando o ciclo de desenvolvimento iterativo e ágil. 

“Todo o suporte HP e SKA foram essenciais para implantação desta tecnologia e para que se tornasse parte do Instituto, acelerando nossos projetos e ideias, os transformando do esboço para o produto final”, completa Tristão.  

Você pode entender mais sobre a tecnologia Multi Jet Fusion desenvolvida pela HP no vídeo abaixo, transmitido do Centro de Manufatura da SKA:

Quer saber mais sobre a tecnologia de impressão 3D da HP? Acesse a página do produto ou preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui