quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Institucional Reduza custos com o SOLIDWORKS Plastics

Reduza custos com o SOLIDWORKS Plastics

0

 Por Geberson Queiroz,
 Tecnologia –  SKA

Um dos grandes responsáveis pela perda de margem de lucro na indústria relacionada à injeção de peças plásticas é, sem sombra de dúvidas, o retrabalho, tanto relacionado ao tempo gasto na alteração do projeto, quanto redesbaste do molde e novo tryout de ferramenta. São horas e horas gastas com mão de obra e tempo de máquina visando corrigir problemas não previstos no projeto de concepção do produto e do molde.

Este é o fluxo de trabalho mais comum no que se diz respeito à fabricação de uma peça plástica:

Esse fluxo de trabalho representado acima é sustentado apenas pelo conhecimento técnico e experiência empírica prévia dos envolvidos. Por este motivo, as coisas podem sair do controle, seja por erros de projeto devido à alta demanda de trabalho ou distração, ou pelo desenvolvimento de novos produtos que, devido à complexidade ou novidade, acabam se tornando um desafio até mesmo para os projetistas mais experientes.

Estas situações levam a uma série de problemas no resultado da moldagem como, por exemplo, linhas de solda fria, rechupe, queima por aprisionamento de gases, empenamento, peças com preenchimento incompleto, entre outros.

Para tentar contornar esses problemas, o ciclo comum de processo é insistir em novas configurações de tryout da máquina injetora. Se isso não surtir efeito na correção do problema o processo retrocede para o projetista do molde. Este, por sua vez, irá fazer alterações no projeto do molde para tentar contornar o problema. Como exemplo, podem ser feitas alterações nos canais de injeção, ponto de injeção, circuito de refrigerações ou na cavidade da peça (desde que não impacte no visual dela). Tudo irá depender do problema identificado na injeção. Feito isso, o molde segue novamente para usinagem e matrizaria para que as devidas modificações sejam executadas, reiniciando parte do ciclo do processo de fabricação até injetar a peça novamente.

Agora, se for um problema que a resolução esteja atrelada à alteração dimensional e visual da peça, é necessário retroceder ainda mais o processo de fabricação, retornando até o projetista de produto para efetuar as modificações necessárias. Posteriormente, deve seguir pelo processo de fabricação novamente, passando pela usinagem, ajustes de bancada e novo tryout de ferramenta.

E todo esse processo será repetido tantas vezes forem necessárias para chegar ao resultado esperado.

Já é possível antecipar as principais falhas do processo de moldagem de forma precisa, reduzindo drasticamente as horas gastas em retrabalho e usinagem. A ferramenta SOLIDWORKS Plastics é capaz de simular com precisão e antecipar os cenários envolvidos no processo de moldagem desde a concepção do produto, fabricação do molde e tryout da ferramenta na máquina injetora.

Veja na série de vídeos abaixo como o SOLIDWORKS Plastics é capaz de prever de forma simples os mais diferentes problemas que afetam o processo de fundição de polímeros termoplásticos.

Como pode-se perceber nos vídeos acima, o SOLIDWORKS Plastics é uma ferramenta simples e intuitiva que pode ser administrada por qualquer projetista que tenha o mínimo de conhecimento sobre projetos de moldes ou injeção plástica.

Com o SOLIDWORKS Plastics, o ciclo do processo de moldagem ganha duas etapas que reduzirão drasticamente o retrabalho e reusinagem do molde já finalizado. O processo de fabricação do molde e injeção da peça passa a ter essa configuração:

Com essa nova proposta de ciclo de processo é possível ter uma definição certeira de como será o produto antes de investir recursos preciosos na fabricação dele, testando diferentes espessuras, detalhes, materiais, circuito de refrigeração, posição do ponto de alimentação da cavidade, etc. Assim, é possível desenvolver o projeto do molde com exatidão, a fim de minimizar as intervenções e ajustes no molde depois de pronto, reduzindo horas de usinagem e retrabalho do molde.

Existem três versões do SOLIDWORKS Plastics: Plastics Standard, Plastics Professional e Plastics Premium. Certamente uma delas é a ideal para sua empresa. Abaixo a matriz de recursos do SOLIDWORKS Plastics:

Espero que o artigo e os vídeos tenham dado uma boa visão de como o SOLIDWORKS Plastics pode ajudar a minimizar retrabalhos, tempo de fabricação do molde e tempo de lançamento do seu produto no mercado, reduzindo drasticamente os custos de produção e, consequentemente, aumentando suas margens de lucro.

Se interessou pelo SOLIDWORKS Plastics e quer saber como a ferramenta pode auxiliar o seu negócio? Acesse a página do produto ou preencha o formulário abaixo:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui