CMV utiliza simulação em projeto de uma das maiores portas de vão livre da América Latina

0

Quando procurada pela Estaleiro Brasil EBR para solucionar um grande problema de Engenharia, a CMV sabia que tinha um desafio em mãos. Afinal, desenvolver uma porta com vão livre de mais de 40 metros de largura em uma zona litorânea e que resistisse a ventos de até 171km/h pode acarretar problemas tão grandes quanto o próprio projeto.

Fundada em 1973, a CMV é líder na América Latina na fabricação de equipamentos de jateamento. A empresa foi procurada para solucionar a necessidade da ERB de pintar estruturas soldadas de grande porte que servem como base para equipamentos em plataformas de petróleo – as chamadas pancakes. Devido ao porte das peças, se fez necessário o desenvolvimento de uma porta que tivesse passagem útil de 4,5m de altura x 41m de largura e que resistisse a ventos litorâneos fortes.

via GIPHY

Devido a todos os fatores problemáticos deste projeto e das dimensões que ele possuía, pode-se imaginar que não havia a possibilidade de erros. Por este motivo, ele foi totalmente desenvolvido dentro do SOLIDWORKS, software CAD 3D para criação de projetos, contando com a simulação computacional FEA para o estudo de deformações e tensões. A SKA, parceira da CMV há 11 anos, esteve presente no momento da tomada de decisão por parte dos softwares que seriam utilizados, ajudando a compreender qual seria a melhor solução para a problemática encontrada.

Segundo Charles Cordeiro, gerente de Engenharia da CMV, “o software possui uma matriz matemática que faz em segundos o que um engenheiro faria em horas ou dias e a confiabilidade dos cálculos não seria nem próxima do que o software entrega. Sempre é preciso levar em conta o fator humano de erro, que pode e é comum de acontecer, que leva ao retrabalho e gera um gasto enorme para a empresa. Com o SOLIDWORKS CAD e o SOLIDWORKS Simulation, a gente produz aqui dentro de forma virtual o que a fábrica faz lá fora. Se você coloca dados de qualidade dentro do projeto, você colhe resultados de qualidade”.

Detalhes do estudo realizado.

O processo de fabricação, dentro de uma empresa, tem início muito antes do desenvolvimento de um protótipo. Existem etapas a serem cumpridas com precisão antes de “colocar a mão na massa”: é preciso projetar; estipular prazos para o desenvolvimento de cada fase; pensar nos materiais que serão utilizados; verificar a disponibilidade destes materiais; e pensar nos possíveis problemas que possam ocorrer no meio do caminho. 

Imagine chegar ao final deste processo, com um protótipo pronto, e descobrir que havia falhas no seu projeto desde o início? E que estas falhas, com uma simples simulação, poderiam ter sido evitadas? Além do retrabalho, existe muito tempo, mão de obra e gastos envolvidos.

Sobre o processo de simulação

Na simulação numérica FEA, é aplicada a prática do Método de Elementos Finitos (FEM), tradicional metodologia utilizada por engenheiros e projetistas para modelar matematicamente um problema e resolvê-lo de forma numérica, aplicado à problemas estruturais simples e complexos e empregando diversas físicas.

Este tipo de ferramenta pode reduzir um percentual significativo do consumo de matéria-prima utilizada na fabricação de protótipos. Em alguns casos, a redução do consumo de matéria-prima, por exemplo, chega a 50%. Os protótipos iniciais, que são usados para validações rápidas de conceitos mecânicos, são reduzidos em até 100%, já que existe a possibilidade de validação em apenas um protótipo final.

A simulação FEA também pode ajudar a reduzir custos tanto no ciclo de desenvolvimento de um novo produto (minimizando as etapas de validação e reduzindo o tempo de desenvolvimento) quanto em produtos já existentes. As ferramentas FEA podem ser aplicadas na investigação de causas prováveis em uma eventual falha ocorrida que tenha danificado o produto, por exemplo.

É normal ter dúvidas quanto à eficácia de simulação estrutural, afinal, um erro pode causar um custo muito elevado para a sua empresa. Mas a SKA está preparada para te auxiliar! Contamos com uma equipe de engenheiros especializados em simulação que pode te auxiliar nesse processo, seja qual for a sua linha de projetos. Agende conosco uma reunião e vamos trabalhar juntos para solucionar os gargalos de sua Engenharia. Entre em contato pelo e-mail [email protected] e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui