sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Cases de sucesso CMV utiliza simulação em projeto de uma das maiores portas de vão...

CMV utiliza simulação em projeto de uma das maiores portas de vão livre da América Latina

0

Quando procurada pela Estaleiro Brasil EBR para solucionar um grande problema de Engenharia, a CMV sabia que tinha um desafio em mãos. Afinal, desenvolver uma porta com vão livre de mais de 40 metros de largura em uma zona litorânea e que resistisse a ventos de até 171km/h pode acarretar problemas tão grandes quanto o próprio projeto.

Fundada em 1973, a CMV é líder na América Latina na fabricação de equipamentos de jateamento. A empresa foi procurada para solucionar a necessidade da ERB de pintar estruturas soldadas de grande porte que servem como base para equipamentos em plataformas de petróleo – as chamadas pancakes. Devido ao porte das peças, se fez necessário o desenvolvimento de uma porta que tivesse passagem útil de 4,5m de altura x 41m de largura e que resistisse a ventos litorâneos fortes.

via GIPHY

Devido a todos os fatores problemáticos deste projeto e das dimensões que ele possuía, pode-se imaginar que não havia a possibilidade de erros. Por este motivo, ele foi totalmente desenvolvido dentro do SOLIDWORKS, software CAD 3D para criação de projetos, contando com a simulação computacional FEA para o estudo de deformações e tensões. A SKA, parceira da CMV há 11 anos, esteve presente no momento da tomada de decisão por parte dos softwares que seriam utilizados, ajudando a compreender qual seria a melhor solução para a problemática encontrada.

Segundo Charles Cordeiro, gerente de Engenharia da CMV, “o software possui uma matriz matemática que faz em segundos o que um engenheiro faria em horas ou dias e a confiabilidade dos cálculos não seria nem próxima do que o software entrega. Sempre é preciso levar em conta o fator humano de erro, que pode e é comum de acontecer, que leva ao retrabalho e gera um gasto enorme para a empresa. Com o SOLIDWORKS CAD e o SOLIDWORKS Simulation, a gente produz aqui dentro de forma virtual o que a fábrica faz lá fora. Se você coloca dados de qualidade dentro do projeto, você colhe resultados de qualidade”.

Detalhes do estudo realizado.

O processo de fabricação, dentro de uma empresa, tem início muito antes do desenvolvimento de um protótipo. Existem etapas a serem cumpridas com precisão antes de “colocar a mão na massa”: é preciso projetar; estipular prazos para o desenvolvimento de cada fase; pensar nos materiais que serão utilizados; verificar a disponibilidade destes materiais; e pensar nos possíveis problemas que possam ocorrer no meio do caminho. 

Imagine chegar ao final deste processo, com um protótipo pronto, e descobrir que havia falhas no seu projeto desde o início? E que estas falhas, com uma simples simulação, poderiam ter sido evitadas? Além do retrabalho, existe muito tempo, mão de obra e gastos envolvidos.

Sobre o processo de simulação

Na simulação numérica FEA, é aplicada a prática do Método de Elementos Finitos (FEM), tradicional metodologia utilizada por engenheiros e projetistas para modelar matematicamente um problema e resolvê-lo de forma numérica, aplicado à problemas estruturais simples e complexos e empregando diversas físicas.

Este tipo de ferramenta pode reduzir um percentual significativo do consumo de matéria-prima utilizada na fabricação de protótipos. Em alguns casos, a redução do consumo de matéria-prima, por exemplo, chega a 50%. Os protótipos iniciais, que são usados para validações rápidas de conceitos mecânicos, são reduzidos em até 100%, já que existe a possibilidade de validação em apenas um protótipo final.

A simulação FEA também pode ajudar a reduzir custos tanto no ciclo de desenvolvimento de um novo produto (minimizando as etapas de validação e reduzindo o tempo de desenvolvimento) quanto em produtos já existentes. As ferramentas FEA podem ser aplicadas na investigação de causas prováveis em uma eventual falha ocorrida que tenha danificado o produto, por exemplo.

É normal ter dúvidas quanto à eficácia de simulação estrutural, afinal, um erro pode causar um custo muito elevado para a sua empresa. Mas a SKA está preparada para te auxiliar! Contamos com uma equipe de engenheiros especializados em simulação que pode te auxiliar nesse processo, seja qual for a sua linha de projetos. Agende conosco uma reunião e vamos trabalhar juntos para solucionar os gargalos de sua Engenharia. Entre em contato pelo e-mail [email protected] e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui