quarta-feira, 24 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Rinnai atinge ganhos de até 80% na área de PeD com uso...

Rinnai atinge ganhos de até 80% na área de PeD com uso do SOLIDWORKS e SOLIDWORKS PDM

4

Uma grande empresa enfrenta grandes desafios. No caso da multinacional japonesa Rinnai, por exemplo, que possui filiais por todo o mundo e está no Brasil desde 1975, não seria diferente. No post de hoje, você confere como a empresa enfrentou problemas como a integração de projeto entre suas filiais e como melhorou a qualidade de seus produtos com o uso das soluções SOLIDWORKS CAD 3D e PDM.

Confira no vídeo abaixo a entrevista que a SKA produziu com a empresa:

A Rinnai Brasil é líder no mercado nacional de aquecedores de água a gás, sendo a única companhia que produz em território nacional, além de ser fabricante de sistemas termo solares. A matriz está localizada em Mogi das Cruzes/SP e encontrou, com o apoio da SKA, a solução que melhor se enquadrava em suas necessidades.

Com 15 afiliadas e subsidiárias pelo mundo, a Rinnai enfrentava problemas com a constante conversão de arquivos CAD. Esta condição gerava um atraso dentro dos projetos, já que, para realizar qualquer alteração neles, era preciso fazer uma remodelagem da maioria dos componentes.

Segundo Vinicius Anthony, Pesquisa e Desenvolvimento da Rinnai Brasil, com a implantação do SOLIDWORKS, foi possível padronizar o software utilizado para este processo com todo o grupo, diminuindo o retrabalho: “durante o desenvolvimento de projeto, nós eliminamos completamente o delay para realizar alterações e passamos a trabalhar imediatamente nos projetos, aumentando muito a eficiência do nosso trabalho”.

Num segundo momento, o sistema PDM (Gerenciamento de Dados do Produto) veio de forma natural como a solução de armazenamento das informações de projeto de forma fácil, segura e alinhada com os fluxos de trabalho da empresa. Com ele, todos os colaboradores da equipe encontram a informação certa no momento necessário e de onde eles estiverem. Durante a pandemia, por exemplo, a solução também auxiliou a Rinnai a seguir seu trabalho. De forma remota, cada colaborador da área de desenvolvimento seguiu trabalhando de sua casa independentemente de sua localidade sem que suas atividades fossem afetadas.

Com o PDM, a Rinnai tinha como principal objetivo melhorar o processo de aprovação e de controle dos documentos entre os setores da empresa. Na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), os principais pontos melhorados foram: gerenciamento de arquivos, controle de revisões, aprovação e distribuição dos documentos de projeto. Nesta área, a empresa avalia que houve uma redução de até 80% nas tarefas burocráticas com a utilização da solução.

Ainda no P&D, foi eliminada completamente a necessidade de impressão de documentos para a aprovação dos projetos, além de diminuir também a necessidade de armazenamento destes materiais. Este fator é uma variável comum entre várias empresas que buscam o aperfeiçoamento tecnológico responsável: a manufatura sem papel.

Hoje, na maioria dos setores, o documento gerado na produção é convertido diretamente para o formato PDF, sendo disponibilizado de forma automática no tablet presente no chão de fábrica. Além de eliminar o processo de impressão, a prática ainda diminui o tempo de publicação do documento que poderia causar gaps de comunicação entre os setores.

Para o head do time de Engenharia de Aplicações da SKA, Nícolas Resende Rossetto, “sem a devida implantação dessas ferramentas e o suporte que é prestado pela SKA, não seria possível atingir o nível de abrangência e poder de uma ferramenta que é tida como uma solução básica, da parte de gestão, mas que, quando bem implantada, suportada e adotada pela empresa, pode ter todos os benefícios como a gente vê dentro da Rinnai”.

Quer saber o que a sua empresa precisa para atingir estes mesmos ganhos? Entre em contato com a SKA! Clique aqui.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui