terça-feira, 30 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Como funciona a aplicação de ferramentas com perfil especial?

Como funciona a aplicação de ferramentas com perfil especial?

0

Por Roberto Cardoso

Os fabricantes de ferramentas de corte seguem inovando no setor com ferramentas que possuem, cada vez mais, capacidade de corte, velocidade e precisão. Nos últimos anos, as ferramentas com perfis especiais tiveram um aumento em suas aplicações, cada uma com seu propósito de aplicação individual, mas com um objetivo em comum: melhorar a produtividade. Os softwares CAM precisam acompanhar esta evolução.

Pesando nisto, as últimas versões do software WORKNC, da HEXAGON, têm ampliado a gama de estratégias que permitem utilizar estes tipos de ferramentas, dando suporte à aplicação do perfil real da ferramenta nos cálculos de criação do caminho.

Atualmente, com o módulo que chamamos de ATF (Advanced Tool Form) no WORKNC, é possível aplicar essas ferramentas em desbastes, redesbastes, pré-acabamentos e acabamentos, sejam elas em 3 eixos, 3+2 ou 5 eixos simultâneos.

Com cabeçotes de insertos de alto avanço, conseguimos calcular o programa de desbaste ou redesbaste com o perfil real da ferramenta, diferente de como era realizado no passado. Estes insertos promovem uma enorme melhoria nas condições de corte, elevando a taxa de avanço e rotação a velocidades surpreendentes.

Como mencionado, no passado era possível usar destas ferramentas com insertos de alto avanço. Ganhávamos em velocidade de usinagem, porém, perdíamos no resultado do material deixado na peça, pois o cálculo da estratégia no software era gerado como uma ferramenta standard com um formato teórico fornecido pelo fabricante.

Isso ocasionava um excesso de material não previsto no desbaste, decorrente do formato do inserto de alto avanço possuir uma geometria especial. Mas agora com o ATF possibilitamos usar exatamente o perfil da ferramenta nos cálculos, com isto usar todo potencial das velocidades de corte atrelado ao excesso de material exatamente conforme programado.

Nos acabamentos, isso também vem sendo aplicado com cada vez mais frequência, levando em consideração a diversidade de ferramentas que surgem no mercado com diferentes finalidades para atender todos os tipos de usinagens, visando melhorar o processo produtivo.

Com a ferramenta que chamamos de barril (que se assemelha a uma ferramenta esférica cônica com um grande raio), conseguimos usinar paredes tanto verticais quanto inclinadas com maior eficiência. Há casos de clientes em que conseguimos aumentar o incremento vertical de 0.15mm para 1,50mm, mantendo a qualidade superficial de acabamento. Todos estes benefícios pelo fato de a ferramenta ser propícia a este tipo de usinagem lateral.

O mesmo ocorre com a ferramenta Lens, muito similar a uma ferramenta toroidal. A diferença é que, ao invés de uma linha reta na ponta, ela possui também um grande raio, o que favorece a usinagem de superfícies mais horizontais com pouca inclinação.

O nosso passo lateral também pode ser aumentado significativamente. Em outro caso de estudo prático realizado, conseguimos elevar a passada lateral de 0,25 mm para 0,76 mm mantendo a crista de usinagem. Desta forma, foi possível reduzir o acabamento da região em praticamente um terço do tempo que levaria com uma ferramenta toroidal ou esférica.

Algo importante de ser salientado é: engana-se quem pensa que as ferramentas Barril e Lens se aplicam somente a máquina 5 eixos. Obviamente este tipo de máquina traz mais opções e recursos de usinagem, bem com classes tradicionais de ferramentas.

Porém, inúmeras empresas que possuem máquinas 3 eixos e peças com essas características comuns no mundo da usinagem têm adquirido esse novo tipo de ferramenta para aprimorar e tornar mais eficiente seu processo. A SKA possui casos de clientes que adequaram o projeto da sua peça para permitir o uso destas ferramentas com mais frequência e, assim, melhorar o tempo de produção dela.

Isso tudo nos deixa a certeza de que o mercado de máquinas, ferramentas e acessórios para usinagem está sempre se renovando, e os softwares de CAM precisam sempre estar atualizados para acompanhar essas evoluções. As soluções CAM que a SKA oferece para o mercado estão em constante atualização. Se inovar com as tecnologias mais recentes do mercado é uma necessidade que não podemos deixar de lado nos dias de hoje.

Conheça mais sobre as soluções WORKNC clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui