segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Usando a tecnologia Multi Jet Fusion HP na produção de órteses

Usando a tecnologia Multi Jet Fusion HP na produção de órteses

0
Capa para post de produção de órteses e próteses.
Produção de órteses e próteses através de tecnologia HP.

Escrito por Eduardo Martins

A indústria de próteses e órteses (P&O) não tem mudado muito nos últimos 10 anos. Baseada na conformação de materiais rígidos à anatomia particular de cada usuário por técnicos certificados, é comum que os primeiros modelos sejam desconfortáveis, e os pacientes precisem marcar sucessivas consultas para modificações. Para reverter a baixa velocidade de fabricação decorrente desse processo, são necessários métodos que consigam acelerar a construção mantendo uma qualidade consistente, o que também afetaria positivamente a qualidade de vida dos usuários. 

Seguindo essa ideia, a aplicação de fluxos de trabalho digitais resolveria três pontos de dificuldade: 

  • Simplificação das operações de manufatura com a automação de processos; 
  • Liberação da agenda dos profissionais clínicos, que, com menos tempo empregado na construção e ajuste de equipamentos, teriam mais tempo para dedicar a pacientes; 
  • Aumento da qualidade de vida dos pacientes, garantindo um encaixe preciso e confortável, além de menor peso e mais liberdade de movimento.

A tecnologia Multi Jet Fusion da HP possibilita a produção autônoma, a liberdade de geometria e a facilidade para alterações características da Manufatura Aditiva, mas também oferece uma plataforma escalável e uma velocidade de produção que removem os principais empecilhos para o emprego desse tipo de tecnologia em escala comercial. 

Para o uso efetivo dessas técnicas, é preciso que os profissionais se familiarizem com as três técnicas usuais nesse processo. 

Escaneamento 3D

Um scanner 3D gera um modelo digital da parte do corpo que receberá a órtese, que pode ser usado pelo profissional clínico ou compartilhado com uma central de manufatura externa. 

O escaneamento em si precisa de alguma prática do operador para a obtenção de um modelo fidedigno, o que pode ser consideravelmente melhorado se o mesmo profissional também tiver o conhecimento para reparar quaisquer falhas no modelo, mas este último passo pode ser realizado pelo responsável pelo próximo processo. 

Processo de escaneamento 3D para produção de prótese.
Figura 1: Processo de escaneamento 3D para produção de prótese.

Modelagem 3D

Além do reparo, o modelo digital também pode passar por ajustes para adaptá-lo a seu uso como base para o projeto do dispositivo ortopédico. 

O projeto da órtese em si é feito com o modelo importado para um software de CAD e sua eficiência, bem como o tempo de projeto e a necessidade de pós processamento da peça física, são altamente impactados pela familiaridade do projetista com o processo de modelagem digital e conceitos de design para manufatura aditiva. 

 Processo de modelagem 3D para produção de prótese.
Figura 2: Processo de modelagem 3D para produção de prótese.

Vantagens da Multi Jet Fusion HP

Além daquilo já comumente associado à manufatura aditiva, a tecnologia Multi Jet Fusion da HP também apresenta uma combinação própria de características que a diferenciam nesse mercado:

Materiais

Como as impressoras HP tem o objetivo de produzir uma ampla gama de peças de uso final, seus materiais apresentam ótimas ductibilidade, alongamento na ruptura e resistência a impacto, além de terem passado em avaliações de irritabilidade e sensibilidade cutânea.

Isotropia

O processo de fusão da matéria prima da tecnologia Multi Jet Fusion faz com que as camadas sejam aderidas por completo, evitando a anisotropia comum aos processos de Manufatura Aditiva mais disseminados.

Produtividade

Com a impressão de toda uma camada em alguns segundos e a possibilidade de organizar muitas peças em uma única impressão, esta tecnologia permite a produção de peças em velocidade em média dez vezes maior que outros processos.

Sustentabilidade e redução de custos

Como o nome sugere, a Manufatura Aditiva produz peças com a adição sucessiva de material. Em oposição a processos de usinagem, isso quase elimina o descarte de matéria prima após o processo, principalmente junto à recuperação do material não fundido após a impressão para uso em impressões futuras.

Consolidação de processo

A produção de peças ou montagens inteiras por um único processo pode substituir toda uma linha de estações diferentes e reduzir em dias a carga de trabalho manual.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber um pouco mais sobre impressão 3D? Entre em contato conosco através do e-mail [email protected] e nosso time de especialistas irá te ajudar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui