segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Eventos Sistema integrado de manufatura da SKA sobe 10% da produtividade da ROMI  

Sistema integrado de manufatura da SKA sobe 10% da produtividade da ROMI  

0
Adriano Tavares falando sobre sistema integrado de manufatura no palco do SKA Connect 2023

Um sistema integrado de manufatura tem o objetivo de conectar a área de produção aos demais setores da indústria por meio da tecnologia.   

A sua implementação visa diminuir ou até mesmo eliminar os processos manuais de produção, garantindo inovação, redução de custos e agilidade às demandas fabris.  

Essa definição está associada ao conceito de “ecossistema industrial”, abordado pelo gerente de negócios da SKA, Adriano Tavares, durante o SKA Connect 2023.   

O especialista conduziu o painel “Ecossistema industrial: os benefícios do chão de fábrica conectado”, que contou com a participação de Douglas Tavares, Chefe de Melhoria Contínua da ROMI – empresa líder na América Latina no segmento de máquinas e ferramentas.  

Na ocasião, Douglas contou o case de sucesso da ROMI, relacionado à implantação do sistema MES de gestão da produção da SKA, o SYNECO, em seus processos.  

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre o assunto e os ganhos que a companhia de renome internacional obteve com esse investimento.  

Ao longo deste artigo você vai conferir:  

  • O que é um sistema integrado de manufatura?;  
  • Como foi o processo de implantação do SYNECO na ROMI;  
  • 3 benefícios do sistema integrado de manufatura da SKA;  
  • Melhoria contínua na ROMI: próximos passos;
  • SKA é referência em sistema integrado para manufatura.

O que é um sistema integrado de manufatura?  

Como o próprio nome sugere, a principal função de um sistema integrado de manufatura é interligar o departamento de produção de uma indústria ao restante da empresa, tornando os processos mais ágeis e evitando “gargalos”.  

Dessa forma, o chão de fábrica fica conectado e o conceito de “ecossistema industrial” passa a vigorar.   

Conforme Adriano destacou no SKA Connect 2023, “falar de ecossistema industrial é falar de mais de um ambiente, sobre a interação entre pessoas e processos dentro de uma empresa, sobre a maneira como nós estamos diluídos dentro de um negócio”.   

Outro ponto destacado pelo especialista durante o evento foi que “sem as pessoas, o processo de transformação não acontece”. Ou seja, para que a implantação de um sistema integrado de manufatura tenha êxito e cumpra suas funcionalidades, é indispensável capacitar e engajar as equipes.  

Como foi o processo de implantação do SYNECO na ROMI 

Douglas Tavares, da ROMI, falando sobre o sistema integrado de manufatura da SKA.

Conforme Douglas, o seu primeiro desafio como chefe de melhoria contínua na empresa foi conduzir o projeto de transformação digital e implantar o SYNECO dentro da unidade de chaparia.

Ele explicou que a ideia de implementar o software da SKA surgiu quando “a ROMI percebeu a importância do preparo das pessoas e do uso das tecnologias certas, compatíveis com o seu negócio”.  

Nesse sentido, ele ressaltou que “ferramenta, método e disciplina” são fatores que devem ser analisados antes da implantação da ferramenta”.  

O profissional contou ainda que uma das adversidades que surgiram no início da implementação da solução na ROMI foi o fato de que alguns colaboradores ficaram inseguros e pensando que perderiam seus empregos por conta da nova tecnologia.   

3 benefícios do sistema integrado de manufatura da SKA 

Contar com um sistema integrado de manufatura garante inúmeras vantagens às indústrias.   

Veja abaixo, os principais ganhos que a ROMI obteve com a implementação do sistema MES da SKA (SYNECO) em sua unidade de chaparia:  

1 – Aumento da produtividade  

 A ROMI obteve um aumento de 10% de produtividade após implementar a solução MES de manufatura integrada da SKA nos processos da sua unidade de chaparia.     

Conforme Douglas, a partir do momento que os colaboradores começaram a tomar conta das ordens de produção que estavam produzindo e entender o quanto estavam gerando de valor em seus trabalhos, eles ficaram mais engajados.  

“A gente tinha uma eficiência de 75% nessa fábrica, uma fábrica de caldeiraria extremamente manual, que depende da mão das pessoas, não tem um processo 100% automatizado. De 75% a gente conseguiu um aumento de produtividade para 85% nessa fábrica”, comemorou.  

2 – Otimização de processos   

Segundo Douglas, outro benefício que a solução da SKA propiciou à ROMI foi a eliminação do processo de impressão de 14 mil desenhos técnicos mensais. Uma melhoria que além de garantir agilidade e inovação, também conferiu sustentabilidade.  

“Eram impressos 14 mil desenhos mensais e esses desenhos não demandavam somente a impressão, o processo envolvia toda uma técnica de dobragem desses desenhos, controle, colocá-los dentro de uma “pasta”, enviar para a produção… E, em muitas vezes, os desenhos rasgavam e era necessário imprimir mais”, detalhou o profissional.  

Sendo assim, com a implantação do sistema integrado de manufatura da SKA, os dois colaboradores que atuavam na impressão, dobra e armazenagem dos desenhos, foram realocados para outro setor mais significativo.  

3 – Reformulação da cultura de trabalho  

A reformulação da cultura de trabalho, considerando o uso de novas tecnologias nos processos também foi outro ganho obtido pela ROMI, segundo Douglas.  

Ele apresentou, em seu discurso, o depoimento de um soldador que atua há mais de 20 anos na ROMI. Em sua fala, o colaborador afirmou que com a implantação do software MES da SKA, a produção da ROMI obteve melhor visualização, fácil interpretação, eficiência de fabricação e registros das datas, tempos e motivos das paradas de máquinas.   

Melhoria contínua na ROMI: próximos passos  

Parceira de longa data da SKA, a ROMI é uma empresa fornecedora e usuária de tecnologia que possui processos internos complexos e variados.  

Consciente da importância da aplicação do conceito de ecossistema industrial em suas rotinas de trabalho, ela utiliza as ferramentas CAM da SKA, como o EDGECAM, para produzir as próprias máquinas, além do SYNECO para gerir o seu chão de fábrica.   

Responsável pela gestão do programa Lean Six Sigma na ROMI, Douglas pontuou que dentre as ações que a ROMI pretende tomar para melhorar ainda mais os seus indicadores, está transformar os dados obtidos pelo sistema integrado de manufatura em ativos de valor – através de Kayzen, projetos, etc.  

“A gente tem uma ferramenta, um método bem consolidado e nós estamos na disciplina – que é necessária para extrair o melhor do sistema que a empresa investiu. Estamos, praticamente, chegando na cultura, pois os operadores gostam dessa competição sadia de ver a performance, a ciência e o nível de interação com a produção”, finalizou.  

SKA é referência em sistema integrado para manufatura  

Você que leu todo o nosso conteúdo, conseguiu entender a importância de contar com um sistema de gestão de produção industrial?  

Entre em contato com os nossos representantes comerciais para saber mais sobre nossas soluções e garantir os benefícios do chão de fábrica conectado na sua empresa.  

Leia mais:   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui