sábado, 27 de abril, 2024
Início Produtos SYNECO Sua empresa tem medo dos indicadores de desempenho?

Sua empresa tem medo dos indicadores de desempenho?

2

Se a resposta for sim, isso pode estar impedindo sua empresa de crescer, melhorar processos na linha de produção, produzir mais com menos recursos e ainda, você pode estar ficando para trás com relação a tecnologia diante dos seus concorrentes. Já pensou nisso?

Os indicadores não são inimigos e não estão ali para apontar erros e falhas ou prejudicar os colaboradores envolvidos na produção. Pelo contrário, indicadores são aliados para um trabalho contínuo em busca de melhoria, o que pode trazer para sua indústria/empresa, inúmeros benefícios.

Muito falamos sobre indústria 4.0 e toda evolução tecnológica, mas existem, ainda hoje, inúmeras indústrias que não estão preparadas ou sequer iniciaram o processo para essa evolução. 

O passo mais importante, que está até mesmo acima da aquisição de softwares e máquinas altamente tecnológicas e cheias de funções, é a mudança de cultura dentro da organização. Se o chão de fábrica não aderir um plano para gestão de produção, todo o investimento em tecnologia pode ser apenas um gasto, ou pior, dinheiro desperdiçado, tendo em vista que se essas ferramentas não forem utilizadas de forma adequada e os apontamentos devidamente realizados, sua empresa não terá dados fiéis e reais para tomada de decisões mais inteligentes.

Não precisa sentir medo em obter os reais indicadores do que está ocorrendo em sua fábrica, quando você e sua equipe entenderem os ganhos em obter um sistema MES, os resultados virão e serão expressivos, sem sombra de dúvidas.

Para ter uma ideia, alguns dos benefícios de utilizar o indicador OEE são:

– Maior eficiência da sua linha de produção;
– Maior eficiência dos seus equipamentos;
– Identificar desperdícios e falhas e corrigi-los;
– Melhoria na qualidade dos produtos, evitando retrabalhos;
– Permite uma tomada de decisões mais assertiva após análise dos dados;
– Entregar os pedidos dentro do prazo;
– Permite a utilização do tempo de maneira mais inteligente.

Mas o que é OEE?
OEE é Overall Equipment Effectiveness, indicador que visa mensurar o quanto da capacidade produtiva dos recursos foi bem empregada e o quanto daquilo foi desperdiçado. 
Os três pilares do OEE são: disponibilidade, performance e qualidade.

E o que é um sistema MES?
MES, cuja sigla significa “Manufacturing Execution System” é um sistema desenvolvido para organizar, controlar e monitorar os processos do chão de fábrica. Ele reduz o custo de produção da indústria graças ao controle e monitoramento em tempo real através da rastreabilidade das ordens de produção, análise de tempos (planejado x real) e gestão da eficiência global dos recursos produtivos (OEE).

Como a SKA pode ajudar você nessa jornada?

Com o SYNECO, sistema MES da SKA, você conseguirá acompanhar em tempo real tudo o que acontece no seu chão de fábrica através de coletores de dados conectados as máquinas. Através de relatórios e apontamentos, será possível identificar gargalos, paradas indevidas, quebras de ferramentas entre outros, e assim agilizar a correção dessas falhas.

O SYNECO possui o OEE para medir a eficiência global dos processos da fábrica. A comunicação é toda adaptada ao fluxo já existente dentro da empresa para que o OEE seja otimizado e a produção esteja de acordo com a real capacidade produtiva, sendo capaz de aumentar sua produtividade sem interferir no atual fluxo da sua indústria.

Tendo sua fábrica na palma das suas mãos, você terá mais facilidade para reduzir custos de produção e melhorar o aproveitamento e desempenho dos recursos do chão de fábrica.

Quer saber mais sobre Sistema MES e Indústria 4.0? Entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas 😉


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui