domingo, 28 de abril, 2024
Início Eventos Digital twin antecipou em 1 ano o lançamento do G8 da Marcopolo 

Digital twin antecipou em 1 ano o lançamento do G8 da Marcopolo 

0
foto da palestra da marcopolo sobre digital twin

digital twin é uma tecnologia promissora no universo industrial. Com ela você pode realizar simulações realísticas de diferentes produtos e desenvolver projetos de alta complexidade com mais assertividade e rapidez, como por exemplo, um ônibus. 

Também chamado de gêmeo digital, o digital twin oferece inúmeras vantagens para indústrias de diferentes segmentos, dentre elas, a antecipação do lançamento de produtos. E você sabia que essa tecnologia, oferecida pela plataforma 3DEXPERIENCE da SKA, tem trazido grandes benefícios para empresas, como a Marcopolo? Isso mesmo!  

O digital twin colaborou com a antecipação de aproximadamente 1 ano do lançamento da geração do ônibus G8 da Marcopolo. Esse case foi apresentado durante o SKA Connect 2023, pela líder de engenharia da multinacional, Lucineia Catafesta. E, nesse artigo, vamos detalhar ainda mais esse processo. 

Ao longo deste artigo você vai descobrir: 

  • O que é digital twin 
  • Benefícios dos gêmeos digitais 
  • Como a Marcopolo implementou essa tecnologia em seus processos  

O que é digital twin? 

A tecnologia digital twin permite que você crie réplicas virtuais fiéis aos produtos físicos, dispensando a necessidade de produzir protótipos e, consequentemente, gerando economia de tempo e dinheiro para sua empresa.   

Em sua apresentação durante o painel “Além de tecnologias, o digital transforma o físico”, do SKA Connect 2023, Lucineia destacou que com o uso do digital twin – tecnologia oferecida pela plataforma 3DEXPERIENCE da SKA – a Marcopolo obteve mais assertividade em seus projetos, trazendo o que é validado virtualmente para a sua própria realidade.  

“Estamos com o projeto da plataforma 3DEXPERIENCE com a SKA desde 2018 e já tivemos vários avanços nesse período. O ônibus G8, inclusive, foi concebido e validado 100% virtual já dentro da plataforma. Com o digital twin conseguimos antecipar em mais ou menos 1 ano o lançamento de toda a geração do G8. A montagem do digital mockup nos proporcionou essa rapidez na entrega do produto para o mercado.” destacou Lucineia.   

Ela também ressaltou que essa antecipação no lançamento da geração do G8 fez com que o produto chegasse antes em outros países. “Hoje estamos comercializando o G8 em 15 países e já estamos desenvolvendo o projeto do G8 RHD (right-hand drive) para rodar na África. Estamos tendo muitos avanços com o uso da ferramenta da SKA”, comemorou. 

Além do G8, Lucineia também destacou o lançamento do ATTIVI Integral, um ônibus 100% elétrico da Marcopolo que foi lançado recentemente e desenvolvido dentro da plataforma 3DEXPERIENCE com o uso da digital twin. 

Ou seja, o gêmeo digital garante muitos ganhos e amplia as possibilidades de desenvolvimento tecnológico do seu negócio. 

Benefícios dos gêmeos digitais 

Veja abaixo os principais benefícios que os gêmeos digitais podem oferecer aos seus projetos de engenharia: 

  • Redução de custos; 
  • Antecipação do período de lançamento de produtos; 
  • Aumento da produtividade do setor de engenharia; 
  • Inovação; 
  • Validação digital detalhada. 

A validação digital detalhada, inclusive, foi um dos ganhos destacado pela Lucineia durante a apresentação do case da Marcopolo no SKA Connect 2023.  

Segundo a engenheira, “com o digital twin foi possível validar tudo no detalhe, visualizando cada peça, cada conexão, cada possível interferência, cada parafuso, rebite, entre outras especificidades”.  

Como a Marcopolo implementou a digital twin em seus processos? 

A tecnologia digital twin foi implementada pela SKA na Marcopolo por meio da plataforma 3DEXPERIENCE que, segundo Lucineia, serve como única fonte de dados para todos os setores da empresa. Inclusive, ela destacou que hoje a Marcopolo está com 120 usuários dentro da plataforma. 

A engenheira ainda explicou que com o SOLIDWORKS Composer, a Marcopolo consegue entregar para a sua fábrica o detalhamento em 3D de projetos que não demandam tantas cotas, tantas informações.  

Além disso, ela contou que a solução DELMIA está auxiliando nas questões de EBOM e MBOM, e que o CATIA está auxiliando a Marcopolo a reduzir o desperdício de cabos. 

Indo ao encontro de uma das premissas do SKA Connect 2023 – integração entre pessoas, tecnologia e processos -, Lucineia destacou em seu discurso a criação do programa Tech 3, um programa de transformação cultural digital dentro do setor de engenharia da Marcopolo. “Entendemos ao longo do tempo que a tecnologia é meio e não fim, que tudo começa com a mudança do mindset das pessoas e que o sucesso alcançado se dá muito por conta disso”, explicou. 

Implemente essa inovação no seu negócio 

Você que leu todo o nosso conteúdo, conseguiu entender a evolução que o digital twin está proporcionando ao mercado industrial?  

Entre em contato com os nossos representantes comerciais para saber como implementar essa inovação no seu negócio e garantir uma melhor conexão entre o seu time, os seus sistemas e processos. 

Leia mais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui