sábado, 27 de abril, 2024
Início Eventos Integração entre tecnologia, pessoas e processos foi pauta do SKA Connect 2023 

Integração entre tecnologia, pessoas e processos foi pauta do SKA Connect 2023 

0
Público assistindo o painel 1 do SKA Connect 2023

No dia 22 de março, aconteceu a oitava edição do maior evento da indústria 4.0 do Brasil: o SKA Connect 2023. Em formato híbrido, o evento foi apresentado diretamente de Belo Horizonte (MG) e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da SKA.  

Se você perdeu algum momento, confira o conteúdo na íntegra:

Conhecimento e networking 

Neste ano, o SKA Connect reuniu presencialmente mais de 200 profissionais da indústria mineira e alcançou mais de 2,5 mil visualizações no Youtube. Conforme Camila Reinheimer, gerente de marketing e host dessa edição, “o evento nasceu com o objetivo de colocar na mesa assuntos que ainda não estavam em discussão no mercado e trazer à tona alguns tópicos que são essenciais para as engenharias e manufaturas da nossa indústria”. 

Programação

Com o propósito “Conecte-se com o futuro hoje”, a programação incluiu dois painéis temáticos sobre soluções tecnológicas para engenharia e manufatura. E, o evento presencial, contou com espaço de relacionamento com demonstrações dos produtos e serviços da SKA, além de happy hour com comidas típicas da região, baristas e atração musical. Para quem acompanhou o evento online, o Central Connect trouxe conteúdos e comentários exclusivos para o momento do intervalo. 

Transformação digital 

“Além de tecnologias, o digital transforma o físico” foi o título do primeiro painel do evento. Apresentado pelo head de desenvolvimento estratégico da SKA, Luiz Gonçalves, o painel contou com a participação da líder de engenharia da Marcopolo, Lucineia Catafesta, e do gerente de engenharia da M Tower, Newton Félix. Os convidados expuseram ao público os seus cases de sucesso com a aplicação das soluções de tecnologia da SKA nas áreas de projetos das empresas nas quais atuam. 

“Estamos com o projeto da plataforma 3DEXPERIENCE com a SKA desde 2018 e já tivemos vários avanços nesse período. O ônibus G8, inclusive, foi concebido e validado 100% virtual já dentro da plataforma. Com a digital twin conseguimos antecipar em mais ou menos 1 ano o lançamento de toda a geração do G8. A montagem do digital mockup nos proporcionou essa rapidez na entrega do produto para o mercado.” destacou Lucineia. 

Newton também ressaltou que com a implementação de soluções SKA, a M Tower obteve redução de erros em campo com saving de manutenção para o cliente final, redução do tempo de configuração do produto com liberação da EBOM de 20 dias para 60 minutos, além de redução no tempo de produção de 30 para 3 dias

Chão de fábrica conectado 

O painel “Ecossistema industrial: os benefícios do chão de fábrica conectado” foi apresentado pelo gerente de negócios da SKA, Adriano Tavares. Ele destacou a importância da conexão entre pessoas, tecnologia e processos nas indústrias e recebeu no palco o chefe de Melhoria Contínua da ROMI, Douglas Tavares, e o CEO da Bdois, Marco Bomtempo. 

Marco explicou que com a implantação da solução SOLIDWORKS na empresa, o setor de engenharia conseguiu se comunicar com mais facilidade e confiabilidade com a fábrica. Ele destacou também que após passar a receber os projetos de engenharia via sistema Lantek, a produção conseguiu reduzir erros e se tornar mais ágil, podendo comparar também o que foi “previsto x realizado”. Outro dado destacado pelo Marco, foi que após a implantação do SYNECO, a Bdois reduziu 60% do tempo de SETUP da sua produção

Douglas enfatizou a importância da implantação da tecnologia no chão de fábrica respeitar a cultura de trabalho dos colaboradores. Em sua fala, ele destacou o depoimento de um soldador que atua há mais de 20 anos na Romi que constatou que com a implantação do software MES, a produção obteve melhor visualização, fácil interpretação, eficiência de fabricação e registros de paradas. Além disso, Douglas destacou que a Romi eliminou a impressão de 14 mil desenhos técnicos mensais com a implantação das soluções da SKA

SKA como agente de transformação na indústria 

No último bloco, o gerente de negócios da SKA, que também atuou como host do evento, Everton Godoy, fez um fechamento dos assuntos tratados ao longo do Connect 2023 e ressaltou o papel da SKA como agente de transformação nas empresas.  

Ele destacou a importância de as empresas considerarem a tríade “pessoas, processos e tecnologia” em seus processos de transformação digital, enfatizando que “em relação aos processos, existe uma necessidade de que o agente de transformação, neste caso a SKA, tenha a capacidade de entender os processos os quais está inserindo uma nova tecnologia, de forma que a tecnologia observe como o processo está construído e, principalmente, que as mudanças de processos estejam alinhadas com os recursos tecnológicos”.  

O CEO da SKA, Siegfried Koelln, subiu ao palco em seguida para fazer seu discurso de agradecimento aos organizadores e participantes do evento. Em sua fala, Sieg destacou a importância do papel das pessoas na indústria. Além disso, ele antecipou a data da próxima edição do Connect: 20 de março de 2024.  


E você, gostou dos conteúdos abordados no SKA Connect 2023? Compartilhe esse conteúdo com a sua rede e continue ligado em nosso blog e redes sociais para ficar por dentro das novidades da indústria 4.0. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui