sábado, 27 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Senac Santo Amaro adota SYNECO nos cursos de Engenharias de Computação e...

Senac Santo Amaro adota SYNECO nos cursos de Engenharias de Computação e Produção

0
Imagem da faixada do Senac Santo Amaro, com arte gráfica informando

Atualmente, o cenário de competição e de mudanças do mercado exige profissionais cada vez mais habilitados, competentes e adaptáveis. Pensando nisso, o Centro Universitário Senac Santo Amaro buscou aplicar a tecnologia SYNECO em seus cursos de Bacharelado em Engenharia da Computação e de Produção. Com a implantação do sistema MES (Manufacturing Execution System), o Senac Santo Amaro e a SKA demonstram-se empenhados em ajudar os estudantes de engenharia a se prepararem para o futuro, através de um sistema computadorizado aplicado em indústrias de bens e/ou serviços para rastrear, organizar, controlar e monitorar os processos de produção em tempo real.

O projeto foi desenvolvido entre o Senac Santo Amaro e a área Educacional da SKA. “Contamos com uma equipe especializada e pronta para atender a necessidade das instituições de ensino e entregar ao mercado profissionais especializados e capazes de contribuir efetivamente com o avanço da indústria 4.0”, explica a gerente comercial educacional da SKA, Érica Rizatto.

Análises que reduzem custos

Um propósito totalmente alinhado aos objetivos do Senac, segundo explica o professor e coordenador dos cursos de Bacharelado em Engenharia de Produção e Engenharia da Computação da instituição, Ricardo Luiz Ciuccio. “Com a tecnologia que adotamos junto a SKA, ampliaremos os recursos e funcionalidades trabalhados em nossos cursos, uma vez que o SYNECO é utilizado em muitas indústrias e uma de nossas preocupações é preparar os estudantes para a realidade do mercado”, afirma.

“Com esta solução, nossos alunos serão preparados para levar às empresas ganhos como o monitoramento em tempo real que o sistema proporciona, através da rastreabilidade das ordens de produção, análise de tempos (planejado x real) e gestão da eficiência global dos recursos produtivos (OEE), resultando na redução dos custos de produção”, e principalmente na gestão estratégica do negócio ajudando na tomada de decisão em tempo real, acrescenta.

“Tivemos contato com uma versão anterior do SYNECO, o que nos possibilitou sugerir melhorias e adaptações. Tivemos, ainda, uma pandemia no meio do projeto, o que nos desafiou ainda mais, mas também nos ensinou muito. E, com o apoio da SKA, vencemos os desafios e estamos a pleno com este projeto que, certamente, trará muitos ganhos para nossa instituição, nossos alunos e para as empresas onde trabalharem”, relembra o professor.

Benefícios para todos os cursos

Já o professor Edinaldo Rodrigues ressalta que apesar de ser usado nas Engenharias da Computação e Engenharia de Produção, o SYNECO irá beneficiar, indiretamente, todos os outros cursos da Instituição.

Segundo ele, o aprendizado geral começou desde a implantação da ferramenta. O propósito do uso do SYNECO nos cursos, além de ensinar os alunos e extrair os dados da área de produção, é também fazê-los colocar a mão na massa, entendendo o que pode ser realizado com as informações coletadas.

“Queremos que saibam coletar, identificar os dados que são importantes para cada caso, analisar, distribuir e utilizar para embasar decisões mais assertivas, que tragam benefícios reais para as empresas em que eles irão trabalhar”, salienta.

Dados consistentes fazem a diferença

Para alcançar este propósito, os professores ressaltam que a metodologia aplicada pelo Senac envolve a análise de cases e comparações diretas com o que acontece nas indústrias.

“Explicamos ao aluno que o que ele faz no Senac é exatamente o que fará no mercado de trabalho, afinal, essas empresas utilizam o SYNECO”, afirma. “Essa tecnologia não funciona apenas para a produção de produtos e serviços: pode ser benéfica para qualquer área, e o próprio aluno acaba identificando o quanto a ferramenta é expansível para todos os setores, o que é muito enriquecedor para a experiência profissional deles. Isso é um ponto importantíssimo da formação, fundamental para o sucesso de suas carreiras, e isso é algo que nos foi proporcionado pela tecnologia do SYNECO e pelo apoio da SKA”, finaliza.

Soluções para inovar

Fazer parte de projetos como esse, que agregam não só ao mercado de educação, mas à indústria 4.0 nacional, entregando às empresas profissionais com elevado grau de capacitação, é um orgulho para os professores dos cursos de engenharia do Centro Universitário Senac e para a SKA.

“É com esse comprometimento que investimos para nos tornar a única revenda nacional com estrutura dedicada à iniciativa acadêmica, um segmento com necessidades específicas, que precisam ser atendidas com seriedade e competência para que a formação dos profissionais seja, de fato, um motor para impulsionar a transformação da indústria nacional”, ressalta Érica.

Sabemos que preparar os estudantes para promover a evolução que desejamos é um compromisso que precisamos assumir junto às instituições, estando ao lado delas para fomentar este objetivo. E é isso que fazemos em cada projeto realizado para a área educacional, aos quais agregamos a experiência de nossos mais de 30 anos de história analisando demandas, entregando soluções e auxiliando no alcance de resultados benéficos para todos os envolvidos.

Para entender nossas amplas possibilidades de fomento à Educação focada no avanço da Indústria, chame nossos especialistas!

Visite: https://ska.com.br/educacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui