domingo, 28 de abril, 2024
Início Artigos técnicos 5 vantagens da manutenção preventiva com SYNECO Tools da SKA

5 vantagens da manutenção preventiva com SYNECO Tools da SKA

0
operador industrial explorando vantagens da manutenção preventiva com syneco tools

Você conhece todas as vantagens da manutenção preventiva de máquinas? Costuma realizar esse processo na sua fábrica? 

Caso não, saiba que este artigo de blog é ideal para você! 

Ao longo deste conteúdo, você vai ficar por dentro dos detalhes que a manutenção preventiva de máquinas pode conferir à sua empresa, além de conhecer a ferramenta MES SYNECO Tools da SKA que pode otimizar essa demanda dentro da sua fábrica. 

Continue a leitura e confira: 

  • O que é manutenção preventiva de máquinas? 
  • Quais as vantagens da manutenção preventiva? 
  • Como a solução MES SYNECO Tools da SKA pode otimizar esse processo na sua produção? 

O que é a manutenção preventiva de máquinas? 

A manutenção preventiva tem como principal objetivo o aumento da confiabilidade dos equipamentos/máquinas, bem como a diminuição dos custos por paradas não planejadas, perda de eficiência no processo ou baixa no indicador de qualidade. 

Para isso, é necessário estabelecer uma estratégia que garanta uma verificação periódica dos componentes com possibilidade de falhas, através de uma abordagem proativa que evite que elas aconteçam.  

Quais as vantagens da manutenção preventiva em moldes e ferramentas? 

Em um cenário industrial dinâmico, a manutenção preventiva de moldes de injeção e ferramentas de estamparia, por exemplo, desempenha um papel fundamental na otimização da produção. 

Conheça abaixo, cinco vantagens da manutenção preventiva: 

  1. Maximização da vida útil dos ativos; 
  1. Otimização dos custos de produção; 
  1. Aumento da eficiência operacional
  1. Garantia da qualidade do produto; 
  1. Segurança e confiabilidade. 

Como o SYNECO Tools da SKA pode otimizar esse processo na sua produção? 

Agora que você já conheceu as vantagens da manutenção preventiva de moldes de injeção e ferramentas, entenda com a solução MES SYNECO Tools da SKA pode elevar esse processo dentro da sua empresa a um novo patamar. 

Maximização da vida útil dos ativos: 

O SYNECO Tools atua como um guardião virtual, monitorando continuamente o status dos moldes e ferramentais. 

Por estar conectado à solução MES SYNECO Production, o sistema fornece dados em tempo real sobre a quantidade de ciclos realizados e as paradas relacionadas, permitindo uma intervenção precisa e proativa. 

Isso resulta na maximização da vida útil dos equipamentos, uma vez que a manutenção preventiva é realizada no momento ideal.  

Otimização dos custos de produção: 

Além de prevenir danos significativos por ultrapassar a quantidade de ciclos especificados no projeto do molde ou ferramental, o SYNECO Tools contribui para a otimização dos custos de manutenção. 

Ao identificar antecipadamente que o recurso necessita de manutenção e enviar alertas para intervenções pontuais conforme cadastro pré-definido, a solução evita gastos com manutenções corretivas, paradas não planejadas e movimentações que não agregam valor, transformando a manutenção preventiva em um investimento estratégico com retorno financeiro tangível. 

Aumento da eficiência operacional: 

Dentre as vantagens da manutenção preventiva com SYNECO Tools está a integração do sistema com os processos operacionais da empresa, o que permite uma gestão mais eficiente e coordenada

O software fornece insights valiosos sobre a disponibilidade e desempenho dos moldes e ferramentas, contribuindo com o PCP para a programação da produção

Isso resulta em uma operação mais eficiente, com menos paradas não programadas e maior produtividade. 

Garantia da qualidade do produto: 

A qualidade dos produtos está intrinsecamente ligada à condição dos moldes e ferramentas. 

O SYNECO Tools assegura que as manutenções preventivas aconteçam nos momentos estabelecidos e que esses componentes estejam sempre em condições adequadas, mantendo as tolerâncias e especificações originais. 

Isso resulta em produtos consistentes, atendendo aos padrões de qualidade. 

Segurança e confiabilidade: 

Um monitoramento preciso e a execução eficiente das manutenções preventivas garantem uma ótima condição para os moldes e ferramentas, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro. 

Sendo assim, outra grande vantagem da manutenção preventiva é a prevenção de acidentes, que colabora com a segurança e a confiabilidade das operações. 

SKA é referência nacional em sistema para gestão da produção industrial 

A SKA é referência no Brasil em soluções inteligentes de tecnologia para gestão de chão de fábrica e pode ajudar a sua empresa a manter-se competitiva e eficiente no mercado. 

Nosso sistema MES SYNECO oferece uma variedade de ramificações, dentre elas, o SYNECO Tools, que foi desenvolvido especialmente para auxiliar no gerenciamento, controle, monitoramento e análise da vida útil de ferramentas utilizadas na sua produção em tempo real. 

Fale com nossos especialistas para conhecer as vantagens da manutenção preventiva oferecida pelo SYNECO Tools, implantar essa solução na sua empresa e aproveitar os benefícios de um chão de fábrica conectado!

Texto original escrito por Danilo de Sousa Vieira, Engenheiro de Aplicações na SKA, e adaptado pela Redação SKA. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui