sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Cases de sucesso 3DEXPERIENCE Sazi utiliza simulação em nuvem para otimizar o desenvolvimento de produtos

Sazi utiliza simulação em nuvem para otimizar o desenvolvimento de produtos

0

Já falamos por aqui que o uso de soluções em nuvem vem se potencializando muito nos últimos tempos. Empresas com grande tempo de mercado têm se atualizado cada vez mais para se manter competitivas em relação à concorrência – que passa, cada vez mais, a oferecer tecnologias avançadas e completas para seus clientes.

Hoje, trazemos o caso da Sazi, que desenvolve soluções para a automatização de processos do setor calçadista há 37 anos. Eles são clientes SKA com a Plataforma 3DEXPERIENCE, que fornece soluções para cada tipo de necessidade da empresa, do marketing à engenharia, criando processos de valor agregado e gerando experiências de consumo diferenciadas.

O desenvolvimento de projetos da Sazi busca equipamentos com melhor eficiência desde sua fundação, porém intensificou esse objetivo em 2007, com o lançamento da Linha Intelligent, com máquinas que visam qualidade, produtividade e eficiência energética, diminuindo o consumo de energia em até 75% comparado a máquinas convencionais.  Desde a concepção de um projeto até o produto final, existe a preocupação e o cuidado de desenvolver um produto de qualidade e seguro sem esquecer da sustentabilidade.

Simulação

Um dos principais geradores de custos dentro de empresas como a Sazi é a geração de protótipos para verificar se o projeto está apto para se tornar produto final. A simulação de projetos auxilia o processo de desenvolvimento, melhorando a definição assertiva da geometria e do seu funcionamento.

Atualmente, a simulação é uma etapa fundamental de cada projeto na Sazi, sendo responsável pela redução no tempo de prototipagem e na quantidade de testes que precisam ser realizados. Para Leonardo Medeiros, projetista mecânico da empresa, “a simulação traz um embasamento gráfico para aplicação da teoria, melhorando tanto a apresentação técnica interna quanto a comunicação com o cliente. Isso possibilita maior clareza e visualização do diferencial de nossos equipamentos”.

Soluções conectadas

Assim como a simulação reduz processos e potencializa a assertividade de um produto, o uso de soluções em nuvem, como a Plataforma 3DEXPERIENCE, permite que os setores trabalhem com informações de forma conectada. Essa colaboração permite que você conecte todos os recursos mais importantes da sua empresa – pessoas, softwares e dados de projeto – em um único local, unificado e seguro, para colaboração e gestão de documentos com mais eficiência.

Desta forma, a Sazi, hoje, consegue prever o funcionamento ou a falha de determinadas máquinas, bem como propor melhorias de forma mais rápida e fácil. Ainda segundo Leonardo, o processo de desenvolvimento de um produto teve uma redução de cerca de 1 mês: “os esboços são mais bem direcionados e acreditamos fortemente que o processo de prototipagem será crucial para consolidar a estratégia. O principal ganho com certeza é do cliente, considerando que, desta forma, conseguimos trazer equipamentos cada vez melhores para a indústria”.

Benefícios da simulação de fluidos na Engenharia durante o desenvolvimento do produto

Para Filipe Carvalho, head do departamento de CAE e CFD da SKA, o benefício da simulação na fase inicial do projeto é a antecipação de problemas e previsibilidade de falhas, que, sem a simulação, só fica visível em um protótipo físico. Desta forma, com o Simulia trabalhando conectado ao SOLIDWORKS na Plataforma 3DEXPERIENCE, o projetista toma as decisões de projeto de forma ágil e sem custos envolvendo retrabalho, redução significativa de consumo de matéria-prima e menor necessidade de horas dedicadas pela Engenharia. Isso gera uma economia significativa de dinheiro e de tempo para que a empresa possa lançar produtos mais rápido.

Vantagens de aplicar a simulação para acelerar o ciclo de desenvolvimento de Produto – Mod&SIM (Modelagem e Simulação)

A modelagem conectada à simulação para a validação do produto em sua fase inicial de desenvolvimento permite que o projetista inove e realmente crie produtos inovadores, podendo ser rapidamente alterados e contando com modificações nas suas dimensões, geometrias, materiais, quantidade de ventiladores ou seleção de componentes mais eficientes. Na fase inicial, essas informações podem ser rapidamente alteradas no modelamento, sem nenhum custo adicional ao desenvolvimento.

Quer saber como um serviço de simulação pode ajudar você e a sua empresa? Acesse www.ska.com.br e entre em contato com os nossos especialistas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui