domingo, 28 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Gestão de projetos de engenharia da Inpel avança 35% com PDM

Gestão de projetos de engenharia da Inpel avança 35% com PDM

0
arte gráfica mostrando os produtos da Inpel e ilustrando o case da empresa sobre gestão de processos de engenharia com a SKA.

Com o objetivo de otimizar a gestão de projetos de engenharia e integrar o trabalho da equipe de projetistas com os setores de produção, marketing e vendas, a Inpel – especialista na fabricação de caixas de transmissão e engrenagens cônicas – encontrou nas soluções de tecnologia da SKA os recursos necessários para melhorar os seus processos e aprimorar as suas entregas.

Fornecedora de produtos industriais para montadoras de máquinas e implementos agrícolas, os principais desafios que a Inpel tinha antes de implantar as soluções da SKA em seus processos eram:

  • Posicionar sua tecnologia como confiável e inovadora no mercado;
  • Otimizar o processo de desenvolvimento com projetos parametrizados;
  • Ter segurança, qualidade e confiança na informação digital;
  • Criar produtos inovadores com imagens realísticas;
  • Reduzir custos de fabricação, manutenção e montagem final;
  • Diminuir o tempo gasto em organização e pesquisa de documentos;
  • Controlar versões e revisões de arquivos;
  • Resolver falhas de comunicação entre a área de Engenharia de Produtos com outros departamentos;
  • Tomar decisões assertivas no desenvolvimento do projetos.

Nesse sentido, em 2021, a equipe de especialistas da SKA analisou o cenário da Inpel, que já utilizava as nossas soluções de EDGECAM, e recomendou a implantação dos softwares SOLIDWORKS e SOLIDWORKS PDM como solução para essas adversidades.

Desde então, a Inpel investiu nas tecnologias e, hoje, está colhendo os frutos dessa decisão.

Continue a leitura para entender como cada sistema está otimizando a gestão de projetos de engenharia e outros processos industriais da Inpel.

SOLIDWORKS: Software CAD 3D

O SOLIDWORKS é um software CAD 3D que auxilia na criação e inovação de projetos de engenharia, com o objetivo de reduzir o ciclo de desenvolvimento de produtos, contemplando desde o design até a manufatura.

Conforme o projetista mecânico da Inpel, Felipe Fernandes, essa solução impactou de forma positiva a área de desenvolvimento e processos da empresa, especialmente a etapa de geração de vistas e detalhamento de desenho técnico.

O profissional relatou que antes da implantação do SOLIDWORKS, as alterações feitas nos desenhos técnicos industriais eram definidas em conversas informais, sem um padrão fixo definido e registradas diretamente no papel.  

O fato desse processo não ser automatizado e não existir um histórico digital das alterações gerava mais gastos para a empresa, visto a quantidade de horas que os engenheiros e projetistas precisavam dedicar nas edições dos projetos e a dificuldade de encontrar as informações mais datadas.

“Hoje, tudo que é feito em cada projeto fica planilhado no sistema. Quando temos dúvidas sobre o desenvolvimento de alguma peça ou sobre suas alterações, abrimos a aba de “histórico” do software e conseguimos entender tudo que aconteceu naquele projeto. Também conseguimos ver o login de quem editou, voltar nas versões anteriores, dentre outras ações”, explicou Felipe do setor de projetos.

Felipe ainda destacou que a Inpel já está com 80% dos seus arquivos migrados para o SOLIDWORKS. Antes da implantação do software da SKA, a empresa armazenava seus dados em uma outra solução de tecnologia semelhante, mas que não oferecia as funcionalidades que o software e implantação da SKA proporcionaram.

“Ao migrar para a solução SOLIDWORKS da SKA, obtivemos muitos benefícios, como a automatização e integração entre todas as áreas da empresa, a redução de tempo de desenvolvimento e retrabalhos”, explicou.

SOLIDWORKS PDM: armazenamento e gestão de projetos de engenharia

A solução SOLIDWORKS PDM permite armazenar informações de projetos de maneira fácil, segura e alinhada com os fluxos de trabalho de cada empresa. Com ela, todos os colaboradores de uma equipe conseguem acessar e encontrar a informação desejada de maneira mais prática e assertiva.

Na Inpel, o PDM foi implantado em duas etapas: primeiro no departamento de engenharia e depois no chão de fábrica. O objetivo inicial era diminuir as falhas de comunicação entre essas duas áreas, porém a solução acabou por resolver muitos outros problemas e garantir muitas outras melhorias à empresa.

“Estávamos ansiosos pela implantação do PDM porque precisávamos de uma ferramenta para organizar o fluxo de documentos. Agora, os processos que antes eram manuais, são automatizados. O projeto desenvolvido no SOLIDWORKS está integrado ao PDM e a codificação que é feita no PDM está atrelada ao SOLIDWORKS e o EDGECAM, ajudando a equipe a ganhar tempo desde o desenvolvimento até a produção”, comemora Felipe.

Solução de pesquisa personalizada

O recurso de “pesquisa personalizada”, por exemplo, aumentou o nível de produtividade dentro do setor de Engenharia. “No campo de pesquisa personalizada do PDM é possível encontrar o histórico e os desenhos das peças com mais facilidade. O PDM aumentou a produtividade dentro da engenharia em 35%”, destaca Felipe.

Ele pontuou, também, que antes da implantação do PDM, a Inpel demorava cerca de duas horas para dar um retorno comercial aos seus clientes e que hoje esse processo é feito em apenas 30 minutos.

O projetista ressaltou ainda que, até o momento, todos problemas que foram relatados aos especialistas da SKA, no início da consultoria, foram eliminados graças às automatizações do PDM. Além disso, ele afirmou que após a implantação do PDM, a área de desenvolvimento de projetos se tornou muito mais eficiente e ágil.

Soluções SKA: suporte qualificado que potencializa o seu negócio

O sucesso das soluções da SKA para gestão de projetos de engenharia e integração entre áreas está associado diretamente ao atendimento da sua equipe de técnicos e especialistas. São esses profissionais que, juntamente com os responsáveis pela área de engenharia e manufatura das empresas, conseguem analisar e identificar as soluções de tecnologia ideais para potencializar o seu negócio.

“Além de proteger os dados dos projetos de engenharia, fornecendo um acesso controlado e seguro apenas às pessoas autorizadas e evitando sobreposição de arquivos, o SOLIDWORKS PDM da SKA nos oferece suporte especializado e uma estrutura técnica robusta ”, finaliza Felipe.

Tanto a implementação e utilização adequada do SOLIDWORKS quanto o uso pleno das automações do PDM colocaram a empresa em outro nível tanto de conformidade técnica quanto de gestão e documentação entre as áreas. Isso tudo devido a parceria entre a equipe técnica da Inpel e da SKA.

Gostou do case da Inpel e ficou interessado em melhorar a gestão de projetos de engenharia e os indicadores de produtividade da sua empresa? Fale com os especialistas da SKA. Será um prazer atendê-lo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui