segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Tudo que você precisa saber sobre o SOLIDWORKS Composer 

Tudo que você precisa saber sobre o SOLIDWORKS Composer 

0
arte gráfica ilustrando o software solidworks composer

O SOLIDWORKS Composer é a ferramenta CAD 3D definitiva para elaboração de manuais técnicos aprimorados de manutenção e montagem industrial. 

Com interface simples e intuitiva, ele permite que o usuário crie imagens e vídeos de alto nível para documentação técnica, facilitando o entendimento e a operação de cada produto.  

Continue a leitura para saber mais sobre esse software da Dassault Systemes, representado pela SKA no Brasil. 

Ao longo do texto, você vai conferir: 

  • Importância da elaboração de manuais técnicos industriais; 
  • Como funciona o SOLIDWORKS Composer?; 
  • SOLIDWORKS Composer é solução para criação de documentos técnicos eficientes e qualificados. 

Importância da elaboração de manuais técnicos industriais 

A elaboração de materiais técnicos desempenha um papel importante no lançamento final de um produto. Dentre essa documentação, temos como entregáveis os manuais de montagem e manutenção.  

No entanto, a criação desse conteúdo, frequentemente, se mostra um desafio para equipes de engenharia, que necessitam focar no desenvolvimento, melhoria e adequação dos projetos.  

Essa situação acaba gerando duas questões principais: falta de tempo para elaborar a documentação técnica e ausência de ferramentas especializadas para sua produção. 

E é nesse contexto que o SOLIDWORKS Composer entra em cena como uma solução projetada para simplificar e agilizar a criação de manuais técnicos.  

Confira como o Composer inovou o formato dos manuais técnicos da empresa Jumak Sistemas Transportadores, de Indaiatuba/SP

Como funciona o SOLIDWORKS Composer? 

O SOLIDWORKS Composer opera de forma independente do SOLIDWORKS CAD, o que possibilita que pessoas de fora da equipe de engenharia trabalhem com ele em outros computadores, sem a necessidade de conhecer ou dominar a parte do CAD. 

Com o Composer, é possível criar rapidamente imagens que exploram o produto, exibindo detalhes e apresentando etapas da operação.  

Além disso, nele é possível aprimorar essas visualizações adicionando elementos gráficos, como: 

  • Setas; 
  • Dimensões; 
  • Planos de Corte; 
  • Notas; 
  • Imagens; 
  • Ampla variedade de componentes. 

Normalmente, todas essas tarefas seriam realizadas em uma ferramenta separada de edição de imagens, porém, o Composer agiliza todo esse processo. 

Os materiais resultantes dos manuais técnicos feitos no SOLIDWORKS Composer podem ser: 

  • Imagens; 
  • Elementos Vetoriais; 
  • Vídeos em formato MP4; 
  • Diversos outros tipos de mídia, inclusive materiais interativos que podem ser executados no SOLIDWORKS Composer Player, disponibilizado gratuitamente para visualização. 

Caso ocorra uma modificação no projeto de um produto, após a conclusão do manual técnico, é possível fazer uma nova leitura do arquivo CAD original no SOLIDWORKS Composer e atualizar os modelos 3D. 

Esse recurso evita a perda do trabalho previamente realizado, mantendo a integração entre os arquivos de engenharia e a documentação técnica gerada. 

SOLIDWORKS Composer é solução para criação de documentos técnicos eficientes e qualificados 

Em resumo, o Composer colabora na elaboração de documentações técnicas e manuais, possibilitando uma produção eficiente e de alta qualidade desses recursos.  

Por meio de seus recursos especializados, ele se torna uma ferramenta valiosa, facilitando a comunicação com os clientes e as áreas internas da própria empresa. 

Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha interesse em adquirir a licença do SOLIDWORKS Composer, entre em contato com os especialistas da SKA

Será um prazer conversar e ajudar no processo de transformação digital da sua empresa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui