domingo, 28 de abril, 2024
Início Cases de sucesso 3DEXPERIENCE Da prototipagem à redução de custos: como a simulação ajudou a Sazi...

Da prototipagem à redução de custos: como a simulação ajudou a Sazi a estar à frente no mercado

0
A imagem é cortada ao meio; ao lado esquerdo, o fundo é azul, contendo a frase

“A simulação melhora tanto a apresentação técnica interna quanto a comunicação com o cliente. Isso possibilita uma maior clareza e visualização do diferencial dos equipamentos da Sazi” – Leonardo Medeiros, projetista de simulação mecânica na Sazi.

Tempo de produção, geração de protótipos, gastos com retrabalho… Quando procurada pela Sazi para sanar estas principais dores da sua Engenharia, a SKA visualizou no uso da Plataforma 3DEXPERIENCE um grande potencial para a resolução dos gargalos de processo da empresa.

Atualmente, a simulação é uma etapa fundamental de cada projeto na Sazi, sendo responsável pela redução no tempo de prototipagem e na quantidade de testes que precisam ser realizados. No vídeo abaixo, você confere o case que realizamos com a empresa, que, há 37 anos, mostra que é preciso inovar para se manter à frente. Confira no vídeo abaixo a entrevista que a SKA preparou com a empresa:

Protótipos

Um dos principais geradores de custos dentro de empresas como a Sazi é a geração de protótipos, utilizada para verificar se o projeto está apto para se tornar produto final. A simulação de projetos auxilia o processo de desenvolvimento, melhorando a definição assertiva da geometria e do seu funcionamento.

A Plataforma 3DEXPERIENCE foi implantada na Sazi justamente para suprir esta demanda específica de reduzir a quantidade de protótipos. Em 2021, surgiu a necessidade de produção de uma máquina diferente das produzidas convencionalmente pela empresa, não apenas no sentido da complexidade de Engenharia, mas também em relação ao tamanho, sendo muito maior do que os equipamentos que a Sazi produzia.

Era impossível fazer um protótipo deste equipamento, pois, por conta do seu volume, o custo agregado a este protótipo acabava inviabilizando o projeto, que precisava estar correto em sua primeira tentativa. Desta forma, para desenvolver o equipamento, a Sazi buscou um software de simulação de fluidos (CFD) para tentar prever o máximo possível de problemas e produzir o equipamento da forma mais assertiva possível, evitando a produção desnecessária de peças e o gasto com a aquisição de componentes errados.

Segundo Eduardo Bossle, coordenador de Engenharia da Sazi, sempre houve a demanda para a utilização deste tipo de software – porém, por terem uma demanda mais baixa naquele momento, mantinham a prototipagem como principal método aplicado.

“Logo que passamos a utilizar a simulação para uma aplicação bem específica, conseguimos visualizar que teríamos diversos ganhos em outras aplicações. Nós temos mais de 30 modelos de máquinas térmicas, por exemplo. Às vezes, uma mínima variação de energia, acaba fazendo com que o equipamento tenha um grande diferencial no mercado”, afirma Eduardo.

Aprendizado e segurança

Um fato interessante é que, logo após a rápida implantação da solução, a Sazi já passou a utilizar a simulação como ferramenta principal na Engenharia com clientes, para que fosse possível visualizar e validar novos projetos antes da sua realização. Com o apoio da equipe da SKA, a empresa tem a segurança necessária para poder utilizar uma solução simples, intuitiva e poderosa, para atingir os seus principais objetivos.

“Com o conhecimento técnico e o auxílio do suporte da SKA, a gente consegue validar, com a simulação computacional, um modelo e reduzir a quantidade de protótipos produzidos antes de passar para o equipamento final. A facilidade de utilizar a Plataforma ajuda muito a focar mais na necessidade do que em como solucioná-la”, finaliza Leonardo.

Conte com o apoio dos especialistas da SKA para encontrar a melhor solução para a sua Engenharia. Acesse www.ska.com.br e fale conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui