sábado, 27 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Com SOLIDWORKS e a SKA, Metalmoro desenvolve carro de competição mais rápido...

Com SOLIDWORKS e a SKA, Metalmoro desenvolve carro de competição mais rápido da América Latina

0

Nada menos do que ser a base para a construção do carro mais rápido da América Latina. Essa foi a prova de agilidade, eficiência e exatidão a que o SOLIDWORKS foi submetido, em um projeto estruturado pela SKA para o cliente Metalmoro, empresa que atua há mais de 40 anos na fabricação de peças para a indústria automotiva, sendo uma das líderes nacionais em carros de competição.

A SKA entrevistou o gerente de Produto da Metalmoro, Enzo Brocker, que contou por que o projeto foi um divisor de águas, já que, antes dele, a empresa tinha pouca experiência em desenvolvimento CAD, mas passou a aprofundar o desenvolvimento nesta plataforma, incluindo novos processos e componentes, a partir da implantação do SOLIDWORKS. 

“Antes do SOLIDWORKS, tínhamos experiência em desenvolvimento CAD, porém nunca havíamos começado um projeto do zero, realizando 100% dele desta forma. Também não tínhamos a montagem completa de todos os componentes”, conta Brocker. “Quando iniciamos com o SOLIDWORKS, já tínhamos uma certa maturidade com o sistema, mas evoluímos essa experiência, principalmente no que tange à carenagem, que passamos a fazer completamente em CAD, além de passarmos a fazer a montagem completa do veículo dentro da plataforma”, complementa.

Ainda segundo o gerente, desde que a Metalmoro iniciou o uso da ferramenta, os processos mudaram bastante. “Começamos com algumas peças passando pelo SOLIDWORKS, e hoje todo modelo do carro é feito por lá. Para qualquer produto nosso, você vai ter a versão completa dentro do programa”, acrescenta ele.

MUITOS DESAFIOS, MUITAS EVOLUÇÕES

Desta forma, para chegar ao icônico projeto do carro mais rápido da América Latina, os recursos do SOLIDWORKS foram essenciais para testar as várias modificações e inovações necessárias até chegar ao modelo atual. E, nisso tudo, o desafio maior era deixar o carro não somente superveloz, mas também muito resistente, visto que se trata de um produto pensado para corridas longas, que levam de 4 a 12 horas.

“Já tínhamos modelos que rodavam por 12 horas tranquilamente. Nosso maior desafio era conseguir chegar a esse tempo com um novo modelo, sem ter de fazer um grande investimento em testes prévios”, salienta Brocker, destacando que, para alcançar esse objetivo, o projeto foi desenvolvido em parceria com a JLM Racing, equipe de competição de Juliano Moro, automobilista e filho de Ademar Moro, fundador e proprietário da MetalMoro.

“Importante salientar que o carro AJR é um produto da JLM Racing, que é quem gerencia e vende o modelo. Na Metalmoro, atuamos na fabricação dos componentes para os carros, mas o desenvolvimento é conjunto, ou seja, ambas empresas compartilham suas engenharias e, por fim, atuam como uma única grande corporação, tendo cada parte a liberdade de gerenciar seus projetos”, detalha o gerente de Produto.

INTEGRAÇÃO E SINERGIA

E foi nessa soma de forças, entre a experiência e as demandas da equipe de corrida, os desafios do fabricante do carro, as muitas funcionalidades oferecidas pelo SOLIDWORKS e o apoio e expertise da SKA, que o projeto alcançou o sucesso.

“Fizemos o molde, tiramos as primeiras peças e montamos o carro. Ele andou pela primeira vez no final de 2016. Como não tínhamos um orçamento específico para testes, provendo este serviço para clientes em conjunto com a JLM Racing, quando necessário, nosso modelo foi direto para a competição. Ao longo das corridas, fomos entendendo quais componentes não aguentavam as quatro horas de prova e, claro, com a ajuda do SOLIDWORKS e SKA, fomos aprimorando o modelo. O resultado? Vencemos já na primeira corrida que conseguimos finalizar”, comemora Brocker.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

De lá em diante, a trajetória de sucesso só aumentou. Em 2018 já eram 5 carros competindo no Endurance Brasil, com um grau de desempenho tamanho que o produto nacional de alto nível acabou fomentando uma nova categoria dentro do campeonato, conhecido por reunir as máquinas mais rápidas do país.

“Trata-se de uma modalidade de esporte em que diversos tipos de carros competem juntos. Você pode terminar em décimo, mas ter ganho a competição dentro da sua categoria”, explica Brocker. “Para termos uma ideia, na competição no autódromo de Interlagos, em São Paulo, nosso carro anda 15 segundos mais rápido do que um stock car”, orgulha-se o especialista, detalhando que, atualmente, os modelos produzidos mantêm as seguintes estatísticas no campeonato, somando resultados da equipe JLM Racing e de clientes que competem com o carro: 41 corridas, 39 poles positions, 24 vitórias na geral e 32 vitórias na categoria P1 do Endurance Brasil.

E em tudo isso, segundo ele, a contribuição do SOLIDWORKS, com apoio da SKA, tem sido fundamental.

Para se ter uma ideia, o engenheiro que desenvolveu o projeto de aerodinâmica do carro é inglês, mora na Inglaterra, e nunca viu o produto fora do virtual. “Isso dá uma boa mostra de como todo o desenvolvimento foi feito através da ferramenta. Aliás, hoje, saber operar o sistema e explorar todos os seus recursos é um pré-requisito para as vagas em nossa empresa”, detalha. E quando fala em “hoje”, Brocker está se referindo a uma trajetória longa, que iniciou ainda em meados de 2011. Ao longo do caminho, o sucesso exigiu a superação de desafios, e nisso a parceria da SKA foi uma grande aliada.

PARCERIA QUE FAZ CRESCER

Para o gerente, embora a equipe interna da Metalmoro tenha know how para resolver muitas questões por si própria, o atendimento especializado e dedicado da SKA desde a implementação do SOLIDWORKS gera muita segurança para que as equipes atuem de forma a garantir sempre o máximo em qualidade.

E é nesta linha que novos planos estão em andamento. Em um futuro breve, Brocker acredita que o SOLIDWORKS passe a ser utilizado em toda parte elétrica e eletrônica dos carros da Metalmoro, especialmente no que tange à simulação de situações para antever, evitar e solucionar problemas.

Além disso, também está nos planos da empresa explorar uma série de peças, aliviar pesos e simplificar os desenhos de forma mais orgânica. Dentro dessa estratégia, o Flow Simulation, uma das ferramentas do SOLIDWORKS mais utilizadas pela Metalmoro, seguirá sendo uma grande aposta para minimizar a complexidade dos projetos e permitir que os engenheiros aproveitem os dados para tomar decisões técnicas muito mais embasadas.

Outro plano para o futuro próximo inclui o projeto de um novo modelo, dentro do conceito de carro super-rápido, porém na linha de baixo custo, contemplando um modelo de corrida com mecânica de carro popular, cujo preço não deverá passar de R$ 200 mil. Sem dúvida, uma ideia audaciosa, que exigirá a superação de novos desafios, e, para todos eles, a SKA e o SOLIDWORKS estarão ao lado da Metalmoro.

TENHA ESTES E OUTROS GANHOS

A evolução nos processos e todos os ganhos que a Metalmoro vem obtendo têm como base alguns fatores essenciais, como a excelência das funcionalidades do SOLIDWORKS e a expertise de mais de 30 anos da SKA em levar a cada um de seus clientes muito mais do que sistemas líderes de mercado ou soluções personalizadas: entregamos serviços especializados, atendimento consultivo e pró-ativo, além de muita experiência em conduzir as empresas rumo à evolução de seus processos de engenharia e manufatura, ajudando a trilhar com sucesso a jornada da Indústria 4.0.

São mais 30 anos de mercado e uma carteira de mais de 5.000 clientes em todo o país construindo a expertise que pode levar também a sua empresa ganhos como a modernização e melhoria na organização de processos, evolução de etapas e concepção de produtos, além da otimização no uso de recursos, tempo, espaços e redução de custos nas cadeias de engenharia e manufatura, tornando seu negócio mais avançado, competitivo e sustentável.

Chame nossos especialistas e saiba como ter tudo isso em sua empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui