sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Por que devo utilizar o SOLIDWORKS Plastics como ferramenta de projeto?

Por que devo utilizar o SOLIDWORKS Plastics como ferramenta de projeto?

0
SOLIDWORKS Plastics
Imagem: Divulgação/ SKA

O que é o SOLIDWORKS Plastics? 

O SOLIDWORKS Plastics é uma solução de simulação de moldagem por injeção que prevê como o plástico derretido fluirá durante o processo de injeção. De um modo geral, ele é separado em três módulos: Standard, Professional e Premium, e trabalha de forma integrada com a ferramenta CAD 3D SOLIDWORKS, que possibilita o usuário fazer as devidas alterações de projetos e logo a atualização de resultados da simulação no mesmo ambiente de trabalho.

Pontos para ficar atento

Durante o desenvolvimento de um produto de polímero, por exemplo, o projetista, ou a equipe de engenharia, pensa em muitos detalhes para que este produto possa atender as normas técnicas exigidas e, ao mesmo tempo, não perder o design. No entanto, também existem os seguintes pontos de atenção – se pensarmos no quesito fabricação do molde:

  • Onde será o ponto de injeção;
  • Se o local escolhido é o melhor e mais apropriado;
  • Empenamento do produto (como ocorrerá e será);
  • Onde são os locais que serão necessários para colocar os pontos para saída de gás;
  • Como o preenchimento vai se comportar quando meu produto necessita de sobre injeção com insertos;
  • Resfriamento da peça;
  • Qual a será a pressão necessária da injetora. 

Leia mais:

SOLIDWORKS: O que é e como aplicá-lo em seus projetos de engenharia  

5 motivos para usar o software de desenho técnico SOLIDWORKS em seus projetos 

Mercado competitivo e acelerado

Outro ponto que chama muita atenção no desenvolvimento de novos produtos, além do tempo curto de lançamento e tecnologia inacessível ao projetista, é o fato de estarmos inseridos em um mercado cada vez mais competitivo, tornando necessária uma aceleração nos processos para o lançamento das novidades.

Tendo em vista que muitos erros podem acontecer e etapas podem ser puladas, é preciso que os processos de sua empresa contem com uma solução de simulação que preveja eventuais equívocos. Dessa forma, você não precisará pagar o preço de ter um projeto que não está otimizado.

Quando a necessidade do mercado envolve obter um design excelente e inovador para manter seu negócio competitivo, sua empresa está atendendo aos requisitos dos clientes para atender o mercado sem uma solução tecnológica de simulação?

Por que utilizar o SOLIDWORS Plastics? 

Sem o SOLIDWORKS Plastics, o produto corre riscos de perder a data de lançamento – o que pode acarretar em um custo elevado devido às alterações de projeto, ou seja, um aumento considerável de tempo e custo. Além disso, quando não se tem o resultado desejado depois de muitas tentativas e erros, se faz necessário utilizar os resultados obtidos para dar inicio a um novo projeto e fabricação de molde.

Todas as formas de desenvolvimento de produto são válidas e possuem o seu grau de eficiência e assertividade, porém, como antever problemas e, consequentemente, criar um projeto com menor tempo e custo? 

Para isso o SOLIDWORKS Plastics traz um conjunto de ferramentas capaz de ter a previsão e visualização de possíveis falhas que possam ocorrer, como:

  • Preenchimento incompleto, marcas de rechupe;
  • Empenamento;
  • Linhas de solda fria.

Cá entre nós, uma ferramenta capaz de simular procedimentos e, ao mesmo tempo, reduzir custos e retrabalho devem estar nos seus planos, não é mesmo? De fato, o SOLLIDWORKS Plastics é essa solução. Impulsione sua empresa para moldes de injeção com essa solução da SKA.

Eleve o nível da sua produção com a SKA

Somos referência na implementação de soluções na área da tecnologia industrial 4.0, e nós podemos te ajudar com muitas soluções. Fale com um de nossos especialistas da SKA e dê início a transformação digital de sua empresa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui