domingo, 28 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Com orientação da SKA, Celwa atualiza Lantek e aumenta em 40% o...

Com orientação da SKA, Celwa atualiza Lantek e aumenta em 40% o aproveitamento de matéria-prima

0
Oxicorte

Alcançar maior agilidade, reduzindo tempo de programação e melhorando processos na gestão de corte. Estes foram alguns dos desafios que a Celwa, empresa que há mais de 30 anos atua no segmento de oxicorte de ferro e aço, buscou resolver ao adotar uma versão mais atualizada do Lantek, em um projeto conduzido pela SKA.

A empresa já utilizava o Lantek, porém em uma versão desatualizada. Com a parceria da SKA, um dos primeiros passos foi a atualização da solução, trazendo recursos mais avançados, que garantem a excelência no corte de chapas, impactando positivamente uma das mais importantes etapas na cadeia dos aços, negócio-foco da companhia.

Em conversa com a equipe de comunicação da SKA, o desenhista da Celwa, Rogério Martins, explicou que, no processo diário da empresa, tanto as chapas prontas devem ser cortadas em peças para seu destino final, quanto as sucatas devem ser cortadas em partes de menores dimensões para facilitar seu processamento posterior.

Segundo ele, o Lantek ajudou a melhorar muito a programação e execução destas tarefas, dentro dos processos de Oxicorte, e os resultados foram tão bons que, em breve, a ferramenta será levada também para as rotinas de corte plasma.

Aumento do aproveitamento da matéria-prima em 40%

E quando fala em resultados, o profissional é categórico. Afinal, a atualização e melhoria na utilização do Lantek, resultantes do projeto de implantação consultiva realizado pela SKA, trouxe ganhos como o aumento de 40% no aproveitamento da matéria-prima em relação à maneira como o trabalho era feito e gerido anteriormente.

“Outro benefício alcançado foi a redução no tempo de programação, que foi considerável com a nova solução, na qual a interface é amigável e intuitiva, o que nos proporcionou agilizar os processos que antes demandavam mais tempo e trabalho”, explica o especialista.

Fluxo de trabalho otimizado com as soluções Lantek

Sobre o fluxo de trabalho e rendimento, Martins conta que houve um avanço importante em relação às barreiras que a equipe tinha antes. “Reunindo nosso conhecimento de campo junto às soluções Lantek e a consultoria e suporte da SKA, conseguimos aprimorar cerca de 40% dos nossos processos a curto prazo”, acrescenta.

A transição para o novo sistema também foi eficiente, segundo o profissional. “O mais relevante é que nossas expectativas foram preenchidas de forma satisfatória e a equipe SKA nos atendeu de forma precisa e objetiva. Esse suporte é fundamental, pois trouxe segurança para nossa equipe”, diz.

Treinamento e suporte fundamentais para o sucesso do projeto

Embora cansativo, o processo de mudança e atualização foi muito efetivo, de acordo com Martins. “Durante o treinamento aprendemos bastante, o que nos fez ter poucas dúvidas quanto ao funcionamento da ferramenta. Entrei em contato com o suporte duas vezes somente, mas nada em relação à dificuldade de uso, pois além de ser um software muito intuitivo, o treinamento faz toda diferença”, conclui.

Do software antigo à excelência da nova versão

Martins explica que a versão antiga do Lantek atendia às demandas da empresa, mas tinha algumas limitações quanto às ferramentas. O desenhista citou o Nesting automático, recurso do sistema que logo no primeiro dia reduziu o tempo de um projeto de 90 minutos para apenas um minuto.

“O projeto era de uma chapa inteira, 1m30 x 6m, onde precisávamos encaixar as peças. O que antes era muito difícil de fazer, hoje basta clicar no Nesting automático para que o programa realize cerca de 96% do trabalho todo, precisando de pouquíssimos ajustes depois”, conta.

Imagine receber 150 itens por e-mail e ter que abrir um a um para fazer as correções necessárias em outro software, para só então levar para o Lantek. “Com a nova versão, importo todos os desenhos ao mesmo tempo e o programa separa as peças por espessura e tipo de material, o que me permite fazer o arranjo das peças e corrigi-las, caso seja preciso, com mais facilidade”, complementa Martins.

Mais projetos em menos tempo com o Lantek

Com a atualização do Lantek, todos os novos recursos disponibilizados e o atendimento consultivo prestado pela SKA ao longo de todo o trabalho, a Celwa passou a realizar mais projetos em menos tempo.

“Embora tenha sido desafiador, foi possível fazer o ajuste de cada uma das máquinas. Foi possível também moldar o software ao que a gente já fazia, mantendo a forma de trabalho que estávamos acostumados”, diz. O tempo de ajuste das peças também foi reduzido.

Novos recursos e ferramentas aumentam a eficiência e segurança

Novos recursos para aumentar a eficiência, segurança e agilidade nos processos são a principal novidade do Lantek. Com a nova versão, o cliente consegue reduzir não apenas o tempo de corte, mas também os custos com matéria-prima.

Entre as novidades do sistema estão o novo algoritmo de microcortes automático, uma janela de configuração intuitiva para microcortes e ataques, novas opções para cortar o esqueleto da chapa com mais eficiência e marcar ou ignorar contornos pequenos.

Além disso, há uma nova opção para criar retalhos no modo semi-automático e um importador de nesting a partir de arquivos DXF/DWG.

Benefícios que a Celwa usufrui pois, além de contar com um software de ponta, que está entre os mais utilizados do mundo em seu segmento, também mantém uma sólida parceria com a SKA, que prioriza levar a cada um de seus clientes muito mais do que sistemas líderes de mercado ou soluções personalizadas: entregamos serviços especializados, atendimento consultivo e pró-ativo, além de muita experiência em conduzir as empresas rumo à evolução de seus processos de engenharia e manufatura, ajudando a trilhar com sucesso a jornada da Indústria 4.0.

São mais 30 anos de mercado e uma carteira de mais de 5.000 clientes em todo o país construindo a expertise que pode levar também a sua empresa ganhos como a modernização e melhoria na organização de processos, evolução de etapas e concepção de produtos, além da otimização no uso de recursos, tempo, espaços e redução de custos nas cadeias de engenharia e manufatura, tornando seu negócio mais avançado, competitivo e sustentável.

Chame nossos especialistas e saiba como ter tudo isso em sua empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui