sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Produtos Você precisa tomar decisões com mais informações?

Você precisa tomar decisões com mais informações?

0

O Lantek Integra é uma plataforma ERP MRP que gerencia as principais métricas para o processo de fabricação, como vendas, fabricação, compras e estoque.

Quase tudo com o que interagimos está conectado à internet. Essa conectividade está estimulando uma transformação digital generalizada. De nossos telefones a nossos eletrodomésticos e as máquinas que os fabricam, o nível atual de conectividade era inimaginável há uma década.

A manufatura reconhece essa interconectividade por meio de uma rede conhecida como Industrial Internet of Things (IIoT). Em qualquer fábrica no mundo, há uma quantidade infinita de dados disponíveis para coleta, armazenamento e análise – desde a logística da cadeia de suprimentos até os tempos de corte da máquina e além.

Como os sistemas MES e ERP usam dados da IIoT

Quando visualizados em massa, esses dados podem ser impressionantes. Para digerir e utilizar esses dados valiosos, é essencial que os fabricantes implementem sistemas inteligentes, como sistemas de execução de manufatura (MES) e planejamento de recursos empresariais (ERP).

O MES oferece aos tomadores de decisão informações pertinentes relacionadas às condições do chão de fábrica de acordo com o desempenho do trabalho. O melhor desses sistemas exibe informações em tempo real, expondo gargalos, problemas urgentes e oportunidades de otimização. A combinação de informações em tempo real e controle de execução flexível permite que os fabricantes maximizem todos os aspectos de seu roteiro de produção. Você pode atender e exceder prazos e coletar dados críticos – tudo ao mesmo tempo.

O MES rastreia e documenta a transformação de matérias-primas em produtos acabados, fornecendo informações sobre muitas áreas. Tais informações podem estar relacionadas ao ciclo de vida do produto, programação de recursos, execução e expedição de pedidos, eficácia geral do equipamento (OEE), qualidade do produto ou rastreamento e rastreamento de materiais.

Alcance a fabricação de próximo nível com o MES 

Comprometer-se com os prazos dos clientes nunca foi tão preciso para o fabricante digital. Os sistemas MES baseados nas mais recentes plataformas de desenvolvimento são os mais eficientes na integração com outros sistemas de software e maquinário. Com dispositivos de rastreamento e sensores cada vez mais acessíveis, o MES permite a fabricação de próximo nível. Desde a entrada de estoques de matérias-primas até o envio de produtos acabados, você tem total controle, flexibilidade e rastreabilidade. ERP reúne tudo 

A coesão final está disponível através de um sistema integrado de ERP. O ERP conecta os principais processos de negócios da empresa, como o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ao chão de fábrica em tempo real. Nesse ambiente, é possível reservar e solicitar material, reabastecer estoques e gerar faturas automaticamente. 

A capacidade de conhecer e analisar recursos (caixa, matéria-prima e capacidade de produção) e compromissos comerciais (pedidos, ordens de compra e folha de pagamento) tornam esses sistemas inestimáveis para o fabricante digitalizado de hoje.

Os melhores sistemas MES e ERP oferecem comparações métricas em um painel fácil de entender. O painel enviará notificações com base nos parâmetros definidos pelo usuário. Onde quer que estejam no mundo, o painel alertará o usuário sobre eventos específicos, como baixos níveis de estoque, máquinas que estão inativas ou tempos de conclusão de trabalho. Isso minimiza o tempo de inatividade e as interrupções nos negócios. 

Os sistemas MES e ERP armazenam dados de interrupção e usam-no no futuro para fazer uma cotação mais precisa e planejar a manutenção necessária. A coleta desses dados também permite o agendamento de manutenção necessário, em oposição ao agendamento de manutenção de rotina. Isso economiza tempo e dinheiro ao substituir peças apenas quando elas são absolutamente necessárias. 

Não importa o tamanho do negócio, os dados ajudam a melhorar as operações e agilizam o processo de produção. Sua loja está pronta para se tornar mais digital? Um ótimo ponto de partida é anotar seus ativos digitais (máquinas, computadores, software, etc.). Em seguida, crie um fluxo de trabalho de seu processo, desde a solicitação de cotação até o envio da peça. 

Fazer essas avaliações fornecerá insights sobre as etapas que você pode eliminar por meio do uso de um sistema MES e / ou ERP. 

A análise preditiva é o futuro. Fabricantes que usam MES e ERP têm dados na ponta dos dedos e estão mais bem posicionados para oferecer suporte a seus clientes.

Quer ler mais sobre o assunto? Acesse o Guia Definitivo da Indústria 4.0 desenvolvido por especialistas da SKA.

Fonte: Texto postado no Blog da Lantek USA. Traduzido e adaptado pela SKA.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui