segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Togni sobe de 15 para 55% o aproveitamento de horas com Prodwin

Togni sobe de 15 para 55% o aproveitamento de horas com Prodwin

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imagem aérea da empresa togni que está usando o sistema prodwin

Togni, empresa especializada em materiais refratários, subiu de 15% para 55% seu aproveitamento de horas após a utilização do Prodwin, sistema MES completo, que foi implementado na empresa em um projeto comandado pela Prodwin/SKA.   

O sistema realiza a gestão com apontamento automático de produção em tempo real. Além disso, provê o controle da produção através de coletores de dados inteligentes conectados às máquinas ou processos industriais, que capturam os dados como, por exemplo, quantidade produzida, tempo de parada, refugo, tempo de ciclo, entre outros.  

As informações coletadas são enviadas para um sistema inteligente, que gera informação estratégica para os gestores da indústria, tornando mais ágil e assertiva a tomada de decisões e a definição de ações.  

É o que nos contaram o diretor da Togni, Livio Togni e o engenheiro de produção Paulo Lago, em um relato que vai te mostrar como o sistema pode resolver desafios diversos da manufatura, trazendo mais eficiência e muitos outros ganhos ao negócio. 

 Como tudo começou

O diretor-presidente da empresa, Livio Togni, explica que conheceu o software quando o gerente de Negócios da Prodwin, Fernando Salum, visitou a Togni, apresentando o sistema. Porém, naquele momento, para o gestor a apresentação soou como “apenas mais uma”, já que muitas soluções já haviam sido demonstradas à companhia, sem gerar a confiança de que, de fato, resolveria as demandas.  

O engenheiro Paulo Lago complementa que o pensamento da equipe era de que seria muito difícil automatizar máquinas das décadas de 50 e 60, por exemplo.  

Vencendo a incredulidade, a empresa decidiu fazer um teste de um ano para analisar os resultados.  

“Haviam nos informado que seria possível verificar uma verdadeira transformação. Iniciamos com duas prensas, depois colocamos mais duas. E vimos que dava resultado, especialmente para esse tipo de equipamento, responsável por 70% dos nossos produtos. Vale dizer também que conseguimos melhorar a nossa inteligência através do sistema”, relembrou Togni

Queda de desempenho por demora no retorno de máquinas paradas: desafio superado

O diretor conta, ainda, que antes da implementação, pelo fato da empresa trabalhar com cerca de 15 mil formatos, era muito complexo controlar eficientemente os processos de produção, inclusive para mensurar os potenciais de ganho.  

“Quando uma máquina parava, por qualquer motivo, o respectivo operador saía no tempo dele para achar o responsável e informar o problema. Até que fosse resolvido, isso nos rendia significativas quedas de desempenho”, destacou Togni. “O maior desafio era entender por qual razão as máquinas paravam, e o Prodwin trouxe a solução para esse gargalo”, complementou Lago.  

Agilidade nas informações e menos máquinas paradas 

Hoje, segundo os gestores, o Prodwin traz a informação de que uma máquina parou e, com isso, o operador identifica imediatamente o motivo e solicita a cadeia de ajuda.  

O sistema dá um prazo para resolução do problema, de acordo com sua categoria. Por exemplo: se o operador informa que a parada se deu por questão elétrica, o mantenedor responsável tem um tempo “x” para atender o chamado. Se não resolver, um SMS é enviado para ele e seu gestor. Dessa forma, o controle é maior e a agilidade na solução das falhas em equipamentos, também.  

“Antigamente, todo custo de manutenção de determinada máquina era “jogado” para a área responsável pelo produto em questão. No entanto, às vezes, a responsabilidade era de outro setor, porque a máquina tinha sido mal mantida. Depois do projeto da Prodwin, na hora em que o mantenedor recebe a informação da máquina parada por razões de seu setor, imediatamente o centro de custo daquele equipamento muda para o departamento de manutenção”, acrescentou Togni. 

De 3 para 40 prensas com Prodwin 

Das poucas prensas inicialmente testadas sob a gestão do Prodwin, a Togni avançou no projeto, e hoje opera 40 máquinas desse tipo com apoio do sistema. Isso sem falar nos outros equipamentos, como coletores e demais, somando um total de 130 equipamentos ligados ao MES, dos quais cerca de 98 estão em uso.  

“O sistema é tão interessante que, além de promover algumas modificações no ERP, para que se ajustasse à solução trazida pela SKA, criamos alguns sistemas internos para que outras áreas também utilizem o Prodwin”, afirmou o diretor-presidente. 

Informações mais assertivas e confiáveis 

Antes do sistema implementado, a Togni utilizava dados de final de período. “Nas reuniões, os resultados eram extraordinários. Quase 80% de aproveitamento, mas com atraso de 60%. As informações não batiam”, contou Lago. 

Além disso, até realizar o projeto com o Prodwin em suas operações, a Togni utilizava um sistema interno, de operação manual e cujos dados não eram coletados e apresentados em tempo real.  

“A diferença era crítica. Na prática, o departamento de custo acumulava todas as informações, esperava a ordem de produção chegar ao final e então apontava os custos”, destacou Togni. “Os dados se tornavam defasados para tomarmos decisões assertivas. Só no final do turno é que sabíamos que uma máquina tinha quebrado de manhã. Ou seja, uma informação atrasada que não servia para nada. O sistema antigo mascarava os problemas”, completou Lago.  

Comparativo ao longo de um ano  

Durante o período inicial de teste, que durou 12 meses, a Togni deixou o sistema antigo rodando em paralelo. O resultado da comparação foi fundamental para que a diretoria aprovasse o investimento no Prodwin.  

“É importante dizer que hoje, baseados nas análises dos fatos, desenvolvemos gráficos de acompanhamento e focamos esforços onde temos mais aproveitamento. Tem dias que paramos acima dos 70%”, contou Togni.   

Essa melhora proporcionou redimensionar algumas máquinas, bem como parar outras que não funcionam como deveriam. “Eram 47 prensas, mas trabalhávamos só com 20. Hoje temos 37 e utilizamos 32”, acrescentou o diretor-presidente.  

Planos para o futuro com Prodwin e SKA

Com capacidade instalada para 60 mil toneladas anuais, a Togni possui uma linha de refratários amplamente diversificada, podendo atender a vários segmentos, como siderurgia, cimento e cal, alumínio, cerâmica, papel e celulose, fundições, vidro, química e petroquímica, caldeiras, incineradores etc.  

A indústria também desenvolve um intenso trabalho de pesquisa e assistência técnica, que permite desenvolver produtos adequados às necessidades operacionais de cada cliente.  

Alinhada a isso, a organização já planeja trazer o poder de agilidade, eficiência e gestão da Inteligência Artificial para máquinas ainda mais antigas. A ideia é iniciar um projeto piloto, conduzido pela SKA, nos próximos meses. Para isso, a digitalização das áreas de qualidade, através do módulo de CEP (Controle Estatístico de Processos) e da manutenção, através do módulo de manutenção, serão peças essenciais para superar os novos desafios propostos. 

Benefícios de contar com a tecnologia Prodwin e a consultoria e suporte da SKA  

Indústrias que investem no controle de máquinas por meio do Prodwin podem contar com a consultoria e o suporte da SKA para extrair ao máximo os benefícios dessa tecnologia, alcançando muito mais assertividade na gestão do parque de equipamentos e na tomada de decisões, que podem ser amparadas por mais de 50 indicadores. 

Com recursos que permitem às indústrias o ganho de produtividade na gestão do chão de fábrica em tempo real, o Prodwin também oferece rápidas respostas sobre a disponibilidade de cada recurso da operação, bem como o tempo de manutenção, entre várias outras vantagens que sua empresa também pode ter. Basta contar com a parceria da SKA, já que nossos mais de 30 anos de mercado nos garantem a expertise necessária para entender as demandas de cada negócio, designando as melhores soluções e serviços, caso a caso.   

O objetivo do nosso trabalho é levar aos nossos clientes muito mais do que sistemas líderes de mercado ou soluções personalizadas, entregando serviços especializados, atendimento consultivo e pró-ativo, além de muita experiência ao conduzir as empresas rumo à evolução de seus processos de engenharia e manufatura.

Com isso, hoje atendemos a uma carteira de mais de 5.000 clientes em todo o país, com a experiência e credibilidade que podem oferecer ganhos a sua empresa, como a modernização e melhoria na organização de processos, evolução de etapas e concepção de produtos, além da otimização no uso de recursos, tempo, espaços e redução de custos nas cadeias de engenharia e manufatura, tornando seu negócio mais avançado, competitivo e sustentável. 

Vale destacar que em novembro de 2021, o Grupo SKA anunciou a fusão com a Prodwin Tecnologias, empresa com mais de 20 anos de atuação voltados para a gestão da produção MES e chão de fábrica em tempo real, e a Directa Automação, especializada na automação dos processos industriais, com 33 anos de mercado. Ambas se uniram ao Grupo SKA para fomentar uma nova fase no Brasil: a Indústria 5.0. 

Fale com nossos especialistas e saiba como ter tudo isso na sua empresa. 

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