segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Cases de sucesso SOLIDWORKS Composer inova os manuais técnicos da Jumak 

SOLIDWORKS Composer inova os manuais técnicos da Jumak 

2
arte gráfica sobre o SOLIDWORKS Composer

Agilidade na produção, redução de custos e inovação nos processos são alguns dos ganhos que a Jumak Sistemas Transportadores – empresa que desenvolve soluções para movimentação de produtos na indústria – está obtendo após implementar o SOLIDWORKS Composer da SKA em sua rotina de trabalho. 

Com 24 anos de atuação no mercado de automação industrial, a Jumak possui sede em Indaiatuba/SP e sempre utilizou o sistema SOLIDWORKS em seu setor de engenharia.  

Em outubro de 2022, a SKA visitou a empresa para apresentar as vantagens do SOLIDWORKS Composer e, em janeiro de 2023, a Jumak iniciou o projeto de implantação do software para o desenvolvimento da documentação técnica aprimorada de seus produtos, especialmente os manuais de instrução interativos. 

O que é o SOLIDWORKS Composer? 

O SOLIDWORKS Composer é a ferramenta responsável pela criação de documentação técnica. Ela utiliza as informações geradas pelo SOLIDWORKS CAD e não demanda, obrigatoriamente, de um engenheiro para a operação.   

Com esse sistema, é possível criar com agilidade e qualidade, imagens, elementos gráficos informativos e outros documentos técnicos de produtos em 3D. Normalmente, nele são criados manuais técnicos, vídeos e conteúdos interativos para instruções de operação, manutenção, treinamentos e ações de marketing. 

Benefícios do SOLIDWORKS Composer 

Conforme dito pelo diretor da Jumak, Juliano Mendes, o SOLIDWORKS Composer está agregando valor aos produtos da empresa, aumentando a qualidade, reduzindo custos e conferindo agilidade aos processos da empresa.  

“Com essa tecnologia, verificamos de forma virtual, por exemplo, como uma esteira transportadora funcionará no chão de fábrica do nosso cliente, dispensando a necessidade de criar um protótipo do produto físico e deslocá-lo juntamente com um dos nossos especialistas até a fábrica do cliente”, explica.  

Juliano também destaca os ganhos que a ferramenta proporciona à Jumak em relação aos processos de manutenção – como a troca dos spare parts (peças de reposição) e limpeza dos equipamentos

“A partir do momento em que o operador do nosso sistema tem acesso ao manual interativo, ele consegue identificar as demandas de manutenção com muito mais facilidade. No SOLIDWORKS Composer, ele clica diretamente na peça que precisa de manutenção, verificando facilmente o seu nome e o código e, consequentemente, agilizando a comunicação com a Jumak e garantindo um serviço de manutenção assertivo”, comemora. 

Ele complementa ainda que a ferramenta consegue simular os movimentos dos sistemas transportadores da Jumak com bastante clareza, ensinando o cliente como realizar a troca de peças com segurança e autonomia. 

Opinião do especialista 

O técnico da SKA que está trabalhando no projeto de implantação do SOLIDWORKS Composer na Jumak, Matheus Salomão, reforça que a preocupação da Jumak em entregar os manuais interativos aos seus clientes, juntamente com os sistemas transportadores, agrega valor aos produtos e também facilita a comunicação entre o fornecedor e o cliente

Ele complementa ainda que “a qualidade dos manuais da empresa também será impulsionada, tanto nos manuais eletrônicos – com imagens vetoriais e inserção de elementos gráficos -, quanto nos manuais interativos – com a possibilidade de navegação pelo equipamento e animação das explosões dos conjuntos”. 

Uma ferramenta, infinitas possibilidades 

E você, ficou impactado com as inúmeras possibilidades de inovação, redução de custos e melhorias de processos que o software SOLIDWORKS Composer está proporcionando à Jumak? 

Fale com os especialistas da SKA para saber como as nossas soluções podem otimizar o seu negócio também! 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui