domingo, 28 de abril, 2024
Início Produtos 5 razões para incluir a simulação digital em seus processos industriais com...

5 razões para incluir a simulação digital em seus processos industriais com SOLIDWORKS Simulation e SIMULIA 

0
casal de engenheiros utilizando software de simulação digital no computador e tablet

A rápida evolução tecnológica trouxe consigo inovações transformadoras, e a simulação digital surgiu como uma ferramenta indispensável para moldar o futuro da produção industrial. 

Neste artigo, você vai conhecer cinco razões pelas quais você deve considerar a inclusão da simulação digital em seus processos, com ênfase nas soluções líderes de mercado, SOLIDWORKS Simulation e SIMULIA

Ao longo do texto, você vai conferir: 

  • O que é simulação digital? 
  • Quais as suas aplicações na indústria? 
  • 5 motivos para você incluir a simulação digital em seus processos industriais 
  • Conheça as soluções de simulação digital oferecidas pela SKA 

O que é simulação digital? 

A simulação digital possibilita que você visualize e teste produtos ainda em suas etapas de desenvolvimento, evitando retrabalho e garantindo a otimização de peças antes mesmo de serem manufaturadas e entregues ao mercado. 

Esse processo é baseado em modelos matemáticos e representações em 3D, as quais podem ser analisadas através de softwares de simulação. 

5 motivos para você incluir a simulação digital em seus processos industriais com SOLIDWORKS Simulation e SIMULIA 

Conheça abaixo, cinco razões para você investir nos softwares SOLIDWORKS Simulation e SIMULIA e aproveitar da melhor forma os benefícios da simulação digital. 

1. Otimização eficiente com SOLIDWORKS 

Iniciar sua jornada de simulação digital com SOLIDWORKS proporciona uma base sólida para os seus projetos de engenharia. 

Este software, líder em CAD (Computer-Aided Design), oferece um ambiente integrado, permitindo que você desenvolva modelos 3D detalhados com facilidade. 

Ao incluir a simulação diretamente ao processo de design, o SOLIDWORKS possibilita a otimização eficiente de produtos desde o início, economizando tempo e recursos. 

2. Obtenção de soluções para problemas complexos com o SIMULIA 

A plataforma SIMULIA, com suas soluções avançadas de análise e simulação, eleva a resolução de problemas a um novo patamar. 

Permitindo que usuários, independentemente de sua especialização em simulação, compartilhem dados e métodos de simulação sem perda de fidelidade. 

O SIMULIA promove uma colaboração plena entre seus usuários e uma infinidade de recursos para simulação de física real, baseados na plataforma Abaqus. 

Além disso, a capacidade de colaborar em tempo real facilita a comunicação e aprimora a eficiência em toda a cadeia de produção. 

3. Identificação proativa de problemas 

A integração da simulação digital em seus processos industriais permite a identificação proativa de problemas. 

Utilizar soluções de prototipagem digital permite uma análise detalhada de projetos, identificando potenciais falhas e pontos de melhoria antes mesmo da prototipagem física. 

Isso não apenas economiza custos associados a correções tardias, mas também acelera o ciclo de desenvolvimento do produto. 

4. Redução de Custos com e otimização de projetos 

A simulação digital não apenas melhora a qualidade do produto, mas também reduz significativamente os custos de produção.  

Nesse caso, as soluções da Dassault Systèmes oferecerem capacidades de ferramentas avançadas, possibilitando que você analise o comportamento do seu produto em condições do mundo real.  

A capacidade de simular diferentes cenários e materiais ajuda a encontrar soluções mais econômicas e eficientes para seus projetos 

5. Inovação contínua com “Digital Twin”

A criação de “gêmeos digitais” é uma aplicação avançada da simulação digital. 

Representando uma réplica virtual de todo o ciclo de vida do produto, os gêmeos digitais permitem uma inovação contínua.   

Pode-se simular diferentes condições operacionais e fornecer uma variedade de opções diferentes durante a fabricação, prever o desempenho futuro e realizar melhorias interativas, sem interrupções na produção física dos seus produtos.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre os ganhos que a simulação digital pode oferecer às empresas. Neste caso, confira o case de sucesso do Instituto SENAI Joinville de Inovação. 

Conheça as soluções de simulação digital oferecidas pela SKA 

A SKA é referência na distribuição dos softwares SOLIDWORKS Simulation e SIMULIA, além de oferecer também serviços especializados em simulação CAE

Ao adotar nossas soluções em seus processos, você não apenas investe em ferramentas de simulação robustas, mas também garante uma visão de produção mais inteligente, eficiente e inovadora. 

A simulação digital não é apenas uma tecnologia do futuro, é a chave para aprimorar seus processos industriais e garantir uma vantagem competitiva duradoura. 

Entre em contato com nossos especialistas e aproveite os benefícios da simulação digital na sua empresa! 

Texto original escrito por Rafael Cardoso, Comunicação Técnica de Engenharia na SKA, e adaptado pela Redação SKA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui