segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Eventos O que esperar do SOLIDWORKS World 2019?

O que esperar do SOLIDWORKS World 2019?

0

 

Por José Filipe Trilha de Carvalho
Engenheiro da Área Técnica na SKA

 
 
 

Mais uma vez, a SKA irá apresentar no SOLIDWORKS World 2019 um caso inédito. Na edição deste ano, vamos mostrar como a empresa Schulz desenvolve seus produtos na área de engenharia estrutural com a otimização topológica (ferramenta que permite que os engenheiros otimizem seus projetos mecânicos a fim de obter melhores repostas estruturais), além de minimização de massa, se tornando mais competitiva e destacando sua marca no mercado. Preocupada em oferecer produtos altamente eficientes e competitivos, a Schulz é a maior fabricante de compressores de ar da América Latina.

Aliados a ensaios de campo e cálculos analíticos, a ferramenta de simulação CAE existente no SolidWorks Simulation permite que engenheiros e designers criem suas simulações e testem seus próprios protótipos a fim de obter melhores resultados estruturais, a eficiência estrutural adequada com o fator de segurança necessário.

A simulação numérica de Topologia presente no SOLIDWORKS é testada em casos reais de engenharia, onde não podem ocorrer falhas estruturais e por fadiga do componente. Através de experimentos são conhecidos os limites máximos de operação com dados reais de aplicação prática, o que facilita a verificação e convergência dos resultados simulados.  

Eu diria que tratam-se de projetos bem ousados, com certeza. E sem dúvida, graças ao novo recurso de otimização topológica incorporado ao SolidWorks Simulation Professional na versão de 2017, é possível investigar e encontrar o ponto ótimo do projeto.

Com essa nova capacidade disponível e acessível aos usuários do Simulation, a simulação estrutural do Simulation torna-se mais completa e permite que os engenheiros verifiquem seus projetos antecipadamente, visando a redução de massa e maior eficiência estrutural, algo bastante desafiador em termos de engenharia, que desperta a curiosidade de engenheiros do mundo todo preocupados em minimizar custos e maximizar a receita das suas organizações.

Vejo como uma excelente oportunidade para as empresas que desejam inovar no ano de 2019 e aumentar o seu faturamento, tornando-se ainda mais competitivas e desenvolvendo produtos de qualidade com menor custo.

Acredito que essa é uma chance de alcançar grandes resultados na área estrutural por conta dos diversos benefícios que a otimização topológica oferece, como a redução de custos com material, redução e alívio de massa dos componentes o que pode significar uma economia significativa no final das contas.

Nós da SKA temos a oportunidade de vivenciar diferentes cenários de engenharias em todo o Brasil, e podemos dizer que em praticamente em todos eles, existe alguma ferramenta de simulação estrutural ou de fluidos, ou pelo menos que existe a necessidade para tal.

Ao circular pelas engenharias, me deparo com problemas que poderiam ser eliminados ou pelo menos aumentar a assertividade e reduzir o número de protótipos com alguma simulação estrutural, estática, flambagem, ou de fluidos.

Vejo isso como “oportunidades”, e um diferencial competitivo para aquelas empresas que utilizam a simulação no seu dia a dia, pois simulando e antevendo problemas, minimizam-se as falhas e o tempo de desenvolvimento dos projetos.

 Resumindo o que foi falado acima, o estudo de Topologia está disponível no SolidWorks Simulation permitindo que os engenheiros, designers e projetistas criem produtos mais leves, tenham a capacidade de testar diferentes formas de design, e vejo como uma oportunidade que as empresas possuem de se destacar e ficar a frente dos seus concorrentes oferecendo um produto mais eficiente, mais leve, com menos uso de matéria prima, consequentemente mais barato e muito mais competitivo. O mais barato não significa qualidade inferior ao produto mais caro nesse caso, pois a otimização topológica não remove material de regiões que sofrem maiores solicitações mecânicas.

Essa será a terceira participação da SKA como palestrante no evento do SWW. 

Eu já estive em outros três eventos do SWW, em San Diego 2014 e Los Angeles 2017 e 2018 (foto abaixo), e agora no Texas.

Vejo como principal característica do evento a capacidade de ofertar aos participantes conhecimento e mostrar tudo de mais moderno e tecnológico em termos de engenharias no mundo todo. São 4 dias de muitas palestras, aprendizado e interação com colegas e excelentes profissionais do mundo todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui