domingo, 28 de abril, 2024
Início Institucional Equipe Milhagem da UFMG vence campeonato da Shell Eco-marathon Brasil 2018, principal...

Equipe Milhagem da UFMG vence campeonato da Shell Eco-marathon Brasil 2018, principal competição do país

0

O Milhagem UFMG é um projeto extracurricular no qual alunos de graduação em Engenharia aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula na construção de um protótipo de eficiência energética. A equipe é detentora do recorde nacional da categoria a combustão em pista infinita com a marca de 598 Km/l.

O projeto contribui para formação profissional dos graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais na medida em que propicia conhecimento e vivência em áreas como teoria automotiva, projeto de sistemas mecânicos e eletrônicos, planejamento, gerenciamento, marketing e logística. Assim, é pretendido dar aos integrantes da equipe o embasamento teórico e prático para que possam moldar o futuro da mobilidade urbana no Brasil e no mundo.

Nos dias 8 a 11 de outubro de 2018, ocorreu a Terceira Edição da Shell Eco-marathon Brasil no Rio de Janeiro. Este ano, o Milhagem UFMG participou na categoria carro elétrico – com o protótipo CTM-DT1 – e na categoria carro à combustão de gasolina – com o protótipo CTM-M84. Como resultado das tentativas na pista de corrida, o CTM-DT1 conquistou o Primeiro lugar na categoria carro elétrico com a marca de 266,5 km/kWh. O ano passado a equipe havia conseguido o terceiro lugar com a marca de 315,6 Km/KWh.

A Equipe Milhagem é patrocinada pela SKA, recebendo treinamentos e capacitação para desenvolver seus projetos no SOLIDWORKS. Em depoimento, o futuro engenheiro Álvaro César diz: “O SolidWorks é hoje uma ferramenta indispensável para qualquer projeto mecânico, seja ele grande ou pequeno. Com os protótipos de alta eficiência energética da equipe Milhagem UFMG não poderia ser diferente. O SolidWorks possibilitou à equipe a elaboração de projetos complexos como o chassi do carro, sua direção, transmissão e carenagem. Além disso, a possibilidade de ter todos os projetos em uma única montagem reduziu erros e consequentemente disponibilizou mais tempo para que a equipe pudesse fazer o que faz de melhor: inovar. O SolidWorks Simulation foi igualmente importante para o desenvolvimento do protótipo, possibilitando que a simulação estrutural do carro fosse feita de forma fácil e confiável. E tornou possível a otimização de peças e a redução do peso total do veículo. Toda a fase de projetos de todas as peças do carro passou pelo SolidWorks fornecido pela SKA, por isso devemos dedicar o título de primeiro lugar na competição nacional a essa empresa que sempre se mostrou tão disposta a nos ajudar. Muito obrigado.”

A SKA fica imensamente feliz com o resultado alcançado e parabeniza todos da equipe, que com dedicação e profissionalismo atingiram o resultado almejado. É de grande satisfação ajuda-los a se prepararem para o mercado de trabalho em um projeto tão grandioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui