sábado, 27 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Em projeto liderado pela SKA, Escola SENAI “Alvares Romi” de Santa Bárbara...

Em projeto liderado pela SKA, Escola SENAI “Alvares Romi” de Santa Bárbara d’Oeste utiliza SYNECO para preparar os alunos

0
Arte gráfica informando Case de Sucesso SKA e Senai

Formar profissionais preparados para a realidade tecnológica que encontrarão no mercado industrial atual. Assim o instrutor de Formação Profissional do SENAI Santa Bárbara, Jefferson Angeleli, explica o objetivo da organização ao adotar o SYNECO, sistema MES adquirido junto à SKA, em um modelo especial de licenciamento praticado somente para instituições de ensino. 

Com a expertise que só tem quem é a única revenda do país a trabalhar com um departamento específico para a Área Educacional, a SKA conduz o projeto, que vem sendo realizado desde agosto de 2022, devendo expandir o uso do software pelos estudantes em poucos meses – isso porque, até agora, os alunos da Escola SENAI “Alfried Krupp” de Campo Limpo Paulista utilizavam o SYNECO somente na etapa de banco de dados.  

Muito mais recursos 

Com isso, as turmas terão acesso a recursos para organizar e monitorar os processos fabris, reduzindo o custo de produção da indústria graças ao controle em tempo real trazido pelo sistema, que agrega rastreabilidade de ordens de produção, análise de tempos (planejado x real) e gerenciamento da eficiência global dos recursos produtivos (OEE)

Segundo Angeleli, no curso de Aprendizagem Industrial, por exemplo, os alunos do SENAI Santa Bárbara aprenderão a operar as máquinas, selecionar ordens de produção de acordo com as tarefas que vão executar, fabricar peças nas máquinas e fazer os apontamentos e inspeções na rotina que a própria tecnologia traz para eles. 

“Nossos alunos já utilizam o SYNECO na etapa do banco de dados. Agora, chegaremos ao momento de ensinar o uso do sistema no trabalho das informações coletadas, afinal, com esses dados, a comunicação entre setores e unidades de produção de uma indústria é dada em tempo real, dificultando a propagação de dados obsoletos, evitando falhas e retrabalhos, e contribuindo para a melhora dos indicadores de produção, medidas que demonstram a eficiência global dos recursos produtivos da fábrica”, comenta o instrutor.  

SYNECO em diversas formações 

Ele também destaca que outras duas formações utilizam o SYNECO: Fabricação Mecânica, treinamento destinado a alunos do curso técnico, e os cursos de formação continuada, especialização para quem já trabalha na indústria. 

Conforme Angeleli, 32 alunos se formam por semestre na instituição no curso de Aprendizagem Industrial, e outros 32 nos cursos técnicos, além de até 64 outros estudantes nas formações continuadas. Em todos, ele garante: “A expectativa em relação ao SYNECO foi atingida”. 

Conquistas baseadas no poder da tecnologia e da educação

Dentro dessa expectativa alcançada, o professor enquadra conquistas alicerçadas pelo uso do SYNECO, como a reestruturação de toda oficina CNC, um projeto do SENAI para acelerar a Transformação Digital nas pequenas e médias indústrias.  

“Esse projeto se destina a empresas que ainda possuem muitos processos manuais. Na oficina de usinagem computadorizada CNC da escola, as organizações e alunos podem ver na prática essa transformação ocorrendo”, explica ele. “Agora, com a expansão do uso do sistema por nossos alunos, neste projeto em que contamos com o apoio dos especialistas da SKA, teremos certamente ainda mais ganhos, tanto para a instituição, quanto para nossos alunos e, consequentemente, para a indústria”, finaliza o instrutor.  

Ganhos para o mercado, orgulho para a SKA

Um dos carros-chefes da preparação de alunos para o mercado industrial do presente e do futuro, o SYNECO é uma referência no SENAI Santa Bárbara, que, em parceria com a SKA, está evoluindo o projeto para entregar profissionais ainda mais especializados ao mercado.  

O objetivo é que os alunos cheguem às indústrias preparados para as demandas reais, podendo atuar em qualquer região do Brasil ou fora dele, em alinhamento com o que há de mais avançado em tecnologia para controle, monitoramento e gestão de processos fabris.  

Para a SKA, conduzir este projeto é mais uma grande satisfação, que se soma aos demais trabalhos realizados na área de Educação, cujo fomento é um propósito perene para a empresa.  

Trabalhando com tecnologia de fabricantes líderes em seus mercados, nosso intuito é levar a Inovação e a Transformação Digital para o setor educacional, e por isso investimos em uma equipe especializada nesse setor, praticando um modelo de licenciamento diferenciado, que atende muito bem às peculiaridades desse segmento.  

Atuamos dessa forma, embasados na experiência de nossos mais de 30 anos entregando soluções tecnológicas que resolvem demandas das mais diversas indústrias. É dessa forma que chegamos a uma carteira de mais de cinco mil clientes atendidos em todo o país. 

Conte também com essa parceria. Chame nossos especialistas: ska.com.br/contato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui