segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Desperdício de fios e cabos

Desperdício de fios e cabos

0

Como acabar com o desperdício de fios e cabos: roteamento de fios

Muito provavelmente no setor de montagem da sua empresa existem alguns barris cheios de retalhos dos painéis montados com cabos de cobre. Se você quer saber como evitar todo esse desperdício de uma vez por todas, assista a dica do vídeo até o final e veja como esse cenário pode mudar.

Você já se perguntou quanto gasta de dinheiro com retalhos e sobras de fios/cabos dos projetos?

Existem diversas razões que causam o desperdício de fios/cabos nas empresas, uma delas é a falta de controle sobre o estoque de fios. A maioria das empresas ainda mantém um estoque grande e não utiliza novos métodos de gerenciamento de matéria prima – como o Just In Time, consumindo os materiais por projeto. O custo de fios/cabos sabidamente não é barato, e ter um estoque grande desse importante elemento dos projetos na parede da fábrica com certeza é dinheiro parado.

Aliás, falando em dimensionamento do que vai ou não ser usado no projeto, outra importante causa do desperdício é a falta de planejamento da utilização desses fios/cabos. É muito comum projetos que não usam ferramentas para auxiliar na montagem dos painéis, deixando a decisão toda para o montador – que faz o seu melhor para que o desperdício não aconteça.

As consequências de não se ter ferramentas dedicadas para este fim na montagem dos painéis podem ser encontradas em diversas áreas:

Ambiental
Custo-benefício
Tempo desperdiçado
Custo do projeto

O descarte das sobras e retalhos pode não ser feito da maneira correta. Existem casos onde essas sobras são queimadas para retirar o plástico do cobre poluindo o ambiente – sem mencionar o risco de descarte em local inapropriado causando também impacto em nosso ecossistema.

O descarte desses elementos também vai ter um custo: a empresa terá que dispor de tempo para levar até os locais adequados de reciclagem ou arcar com os custos das empresas que assim o farão. É muito melhor acabar o desperdício que tentar trabalhar para que ele seja o mais vantajoso possível. Todas essas consequências tornam de maneira indireta o custo do projeto maior.

Existe no mercado uma solução que pode auxiliar os projetistas a desenvolverem projetos com mais qualidade: o QC. Com ele é possível definir o roteamento automático dos fios, seguindo regras de negócio estabelecidas.

Com essas regras o QC vai buscar no projeto mecânico integrado aos esquemáticos elétricos, os caminhos de roteamento possíveis, e considerará a rota mais eficiente. O melhor de tudo é que isso é feito através de um único clique, e o projetista ainda pode conferir graficamente quais rotas e canaletas estão mais ocupadas, validando a necessidade de troca de alguma delas. É possível também verificar os pontos de maior e menor ocupação das canaletas em percentuais.

Também com um clique é possível gerar relatórios dentro do projeto ou externamente em documentos como planilhas xls, com a informação do roteamento detalhada com comprimento das rotas, de-para, e caminho utilizado.

Dessa forma é possível definir o quantitativo de cabos que será utilizado na montagem do painel ainda na tela do computador, permitindo a validação de maneira antecipada no fluxo de desenvolvimento do projeto. Nós sabemos que, quanto antes descobrimos eventuais erros de projeto, mais barato fica para consertá-los, não é mesmo?

Ainda tem outra vantagem: uma vez que as regras de negócio estão definidas no projeto, o montador pode usufruir de uma lista com a instrução de montagem, seguindo o caminho que foi definido no projeto, evitando que erros aconteçam e gerem desperdícios para a empresa.

Essa dica vai ajudar a sua empresa a ter projetos mais lucrativos, com menos erros e um time-to-market menor. Nós queremos agora saber o quanto essa dica foi importante para você. Baixe agora a melhor ferramenta para desenvolvimento de projetos elétricos e compartilhe conosco os resultados obtidos com o desperdício de cabos na sua empresa.

Você acha que dicas como esta podem auxiliar a sua empresa no dia a dia nos projetos? Se inscreva no canal do YouTube para receber novos conteúdos toda semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui