segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Móveis podem ser produzidos por manufatura aditiva para design e funcionalidades ilimitados

Móveis podem ser produzidos por manufatura aditiva para design e funcionalidades ilimitados

0

Inovar na construção de móveis é algo extremamente necessário para se destacar no mercado atual, principalmente para a produção de peças premium. Assim, é necessário buscar alternativas que viabilizem as mais diferentes soluções, aliando conforto e liberdade de design.

Pensando nisto, a Oechsler, empresa de móveis com mais de 150 anos e muitas unidades pelo mundo, encontrou uma ótima alternativa com a impressão 3D por meio da tecnologia MJF da HP. Confira abaixo um pouco desta história.

Construindo o caminho

Começando com a ideia de produzir uma cadeira perfeita utilizando poucas peças, o time da Oechsler estudou o processo de fabricação como um todo, desde o projeto à construção. A partir disto, percebeu-se que a indústria costuma utilizar sempre os mesmos materiais para estes itens, o que dificulta o processo de inovação.

Produzir peças com estruturas livres e treliçadas, possibilitando diferentes densidades em uma peça única, foi uma das principais vantagens encontradas ao longo do projeto. Além disso, a possibilidade de produzir os elementos de conexão dos móveis juntamente às demais peças uma grande flexibilidade à produção.

Uma nova forma de oferecer conforto

O nível de conforto de qualquer tipo de cadeira, poltrona, banqueta etc. depende de dois fatores: o design e o acolchoamento. Por isso, a escolha da utilização de estruturas treliçadas, aliadas ao material – neste caso o TPU – foi uma alternativa muito importante.

Os diferentes tamanhos de malha, espessuras e formas permitem graus de amortecimento distintos, trazendo uma resposta perfeita à cada tipo de necessidade. Ao mesmo tempo, ao utilizar zonas projetadas individualmente, é possível construir de qualquer forma imaginável. Partindo deste princípio, estas formas “hibridas”, viabilizadas por meio do método aditivo de construção, eliminam a necessidade de uso de molas e espumas sem renunciar ao conforto, trazendo um grande diferencial econômico e competitivo ao produto.

Com a ajuda da impressão 3D, a Oechsler foi muito beneficiada, entregando ainda mais qualidade aos seus produtos e possibilidades aos seus clientes. Por isso, além da leveza, resistência, robustez, inteligência e versatilidade, também foi agregado um valor incalculável aos produtos da empresa.

Se, assim como a Oechsler, você e seu negócio também desejam ser impactados com os benefícios da impressão 3D, entre em contato conosco e vamos conversar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui