quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Veja 3 coisas que você pode fazer para limpar seus desenhos 2D

Veja 3 coisas que você pode fazer para limpar seus desenhos 2D

0
Veja 3 coisas que você pode fazer para limpar seus desenhos 2D

Por Victor Santomé
Técnico em Aplicações CAD, SKA

Há alguns dias comentei sobre como o DraftSight é uma ferramenta poderosa pra desenhos 2D. Hoje, nós veremos um comando que pode ajudar a diminuir o tamanho dos arquivos e melhorar o desempenho do programa. Antes de começar, você pode ter se feito a pergunta: 

Por que limpar os desenhos?

Quando trabalhamos com desenhos maiores, podemos encontrar muitas propriedades que não usamos: camadas, definições de bloco, estilos de linha, estilos de dimensão e outros.

Importar outros arquivos – principalmente aqueles baixados na internet – para o DWG do projeto também trazem entidades que não usamos e que poderiam ser deletadas. No fim das contas, trabalhar com desenhos repletos de itens que não serão usados pode causar perda de eficiência ou tão somente ocupar mais espaço no HD – sem agregar nada ao projeto.

Seria útil, portanto, poder limpar nossos desenhos de maneira eficiente, não é mesmo? Por isso é que vou falar nesse post sobre 3 coisas que você pode fazer para limpar seus desenhos CAD 2D. A primeira delas já é um comando famoso para usuários do DraftSight, AutoCAD e outros softwares de desenho.

Purge


Quando usamos esse comando, o DraftSight avalia todos os itens criados, importados, que estão presentes no projeto e não estão sendo usados. Para executá-lo você pode digitar na janela de comandos purge, limpar ou somente pu. Se você usa o DraftSight em inglês, pode digitar clean.

Veja 3 coisas que você pode fazer para limpar seus desenhos 2D

Na janela que se abre, basta selecionar a opção Deletar entidades dependentes e clicar em Deletar todos. Assim, tudo o que não está relacionado ao desenho é removido.

Descartar duplicadas


Vejam o desenho abaixo. É um círculo, desenhado com o comando C.

Veja 3 coisas que você pode fazer para limpar seus desenhos 2D

Agora veja o mesmo círculo desenhado com 18 arcos.

Muitas vezes importamos para o nosso projeto desenhos que poderiam ser simplificados. Para corrigir isso, existe um comando no DraftSight chamado Descartar duplicadas. Então, de um desenho composto por 18 arcos, nós teremos um objeto simples que é o círculo.

Se você quiser descartar os desenhos duplicados no seu projeto, você pode selecionar todas as entidades do desenho com o atalho Ctrl+A, ir na aba Inicial e clicar em Descartar duplicadas, como na imagem abaixo.

Na nova janela que abrir, clicar em Ok.
Agora, para mostrar como isso afeta os desenhos CAD 2D eu baixei a representação de um disjuntor do próprio site do fabricante. Veja como o comando Descartar duplicadas reduziu o número de entidades de 1567 para 1205. Ainda, o tamanho do arquivo teve uma redução de 10%.

Audit


Outro importante comando que precisamos conhecer é o Audit. Ele é uma ferramenta para examinar o arquivo do projeto e corrigir erros, avaliando a integridade do desenho. Qualquer erro detectado é informado.
Para executar o comando basta digitar audit na janela de comandos e então confirmar com S (Y se você estiver usando o DraftSight em inglês). Automaticamente serão corrigidos erros na base de dados do desenho. Caso você digite N, o comando apenas informará o número de erros encontrados – sem corrigi-los. 

Agora que vimos 3 formas de limpar desenhos CAD 2D com as ferramentas do DraftSight, que tal usá-las agora mesmo? Se você ainda não tem o DraftSight instalado, acesse a página do produto ou entre em contato pelo formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui