quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Produtos Novidades DraftSight 2022, o CAD 2D da Dassault Systèmes

Novidades DraftSight 2022, o CAD 2D da Dassault Systèmes

0

Por Leticia Pizzi

A Dassault Systèmes é responsável por diversas tecnologias famosas e reconhecidas no mercado de projetos. Entre elas, podemos citar o CATIA, SOLIDWORKS e a que vamos abordar hoje, o DraftSight, como principais soluções da Dassault.

O DraftSight é a solução 2D da desenvolvedora do SOLIDWORKS, que, assim como seu parceiro 3D, traz novidades e melhorias para a versão 2022. As novidades trazem maior facilidade de transição para usuários que estão migrando de outras plataformas, como o AutoCAD, por exemplo.

Para mais informações sobre pacotes e funcionalidades além das tratadas a seguir, recomendamos que você confira o site do produto ou contato direto com as revendas.

Blocos personalizados com múltiplas variações

Muitos projetos incluem o uso de conjuntos de blocos devido às variações de formatos, tamanhos e orientações. Tudo isso leva a uma grande quantidade de blocos e arquivos referenciados, o que acaba tornando o gerenciamento do desenho difícil e aumentando o tamanho do arquivo para armazenamento. No DraftSight 2022, é possível integrar tudo isso em um único bloco personalizado, que, com sua flexibilidade, permitirá reduzir a quantidade de blocos e desenhos derivados.

Converter e editar blocos dinâmicos do AutoCAD

Os blocos dinâmicos do AutoCAD são amplamente usados pela comunidade de usuários DWG. No DraftSight, agora é possível converter os blocos dinâmicos em blocos personalizados do próprio software e editá-los com as suas configurações.

Isso permite a maior reutilização de desenhos vindos de outra plataforma e facilita a migração para o DraftSight.

Gerenciamento de múltiplas folhas com uso de tabelas, conjunto de seleções, empacotamento e publicação de DWF

Um trabalho que vem exigindo muito esforço e tempo é o gerenciamento e impressão de uma grande quantidade de folhas de desenhos em diversos arquivos DWG. Desde o DraftSight 2021, usuários conseguem trabalhar melhor o gerenciamento destas folhas com o Sheet Set Manager.

Otimizando ainda mais este recurso, é possível criar e atualizar uma tabela de lista de folhas com acesso direto aos arquivos, como uma espécie de sumário. Está incluso o uso dos conjuntos de seleções que permitem selecionar rapidamente folhas específicas para utilizar quando necessário.

Muitos detalhamentos possuem grandes quantidades de referências externas em seus desenhos, como imagens, blocos etc. Estas referências auxiliam a reduzir duplicações e a facilitar a atualização de informações e a padronização.

Entretanto, é muito comum ocorrerem problemas como referências externas ausentes ou perdidas ao compartilhar esses arquivos de desenhos. Pensando nisso, na versão 2022, é possível empacotar desenhos e suas referências com apenas um clique para um compartilhamento eficiente e fácil.

O DWF é um formato popular entre usuários vindos do AutoCAD e utilizado em algumas comunicações entre soluções 2D diferentes. Nesta nova versão do DraftSight, a exportação de DWF foi otimizada para diminuir a barreira de comunicação e otimizar o tempo deste processo.

Modo escuro

Passar longas horas na frente do computador é uma realidade para muitos hoje em dia, principalmente tratando-se de projetistas. Este é um fator que pode causar grande exaustão na visão, especialmente com o uso de telas muito claras. Para reduzir este desgaste e aliviar a fadiga, o DraftSight ganha, a partir de agora, o Modo Tela Escura. Todos os recursos de interface foram redesenhados para se encaixar neste novo modo, de forma a trazer uma experiência mais confortável ao usuário.

Ficou com alguma dúvida? Acesse a página do produto clicando aqui. Preencha o formulário e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui