sábado, 27 de abril, 2024
Início Institucional SOLIDWORKS World 2018: Como foi e o que esperar

SOLIDWORKS World 2018: Como foi e o que esperar

0

Por Luiz Fernando Gonçalves
Engenharia de Aplicações, SKA

Inovação! É uma das palavras que nos move aqui na SKA. Durante o SOLIDWORKS World 2018 estivemos em contato com as mais diferentes e inovadoras empresas do mundo. Vimos muitas coisas que estão por vir.

Na última edição, em 2017, percebemos que que a perspectiva de futuro do mundo em si está mudando e que todas as coisas quando conectadas, funcionam melhor e com mais eficácia. 
Esse ano não foi diferente. Aprendemos sobre a conexão de várias áreas e departamentos e como aplicar e tornar isso uma realidade para se tornar uma empresa totalmente digital. Algumas coisas nos chamaram a atenção e vale dividir com vocês.

Nas suas observações iniciais, o CEO da SOLIDWORKS, Gian Paolo Bassi, afirmou que dois tópicos estão constantemente em mente: os usuários do SOLIDWORKS e o futuro. Ele prevê um renascimento industrial, uma era em que as máquinas expandirão o conhecimento das pessoas que desejam projetar e criar coisas. Este futuro, aliada à capacitação da comunidade SOLIDWORKS com ferramentas para alcançá-lo, foi o tema do primeiro dia no SWW18.

Gian Paolo abriu o dia demonstrando como os usuários terão acesso aos produtos de desktop e à nuvem, aumentando o alcance da tecnologia e a profundidade da informação encontrada nos projetos existentes. Cinco novos anúncios de produtos foram feitos para apoiar a estratégia de dois pilares:

3DEXPERIENCE Serviços de Colaboração Social: O brainstorming de engenharia inicial é criativo, mas caótico. 3DEXPERIENCE Os Serviços de Colaboração Social fornecem brainstorming de estilo de mídia social em um ambiente colaborativo e seguro.

SOLIDWORKS 3DEXPERIENCE PLM Services: Criado para desmistificar PLM, SOLIDWORKS 3DEXPERIENCE PLM Services irá suportar tudo, desde o gerenciamento de mudanças até o planejamento do projeto da maneira mais completa e escalável possível.

SOLIDWORKS Product Designer: Desenvolvido de forma nativa na plataforma 3DEXPERIENCE, o Designer de produtos SOLIDWORKS traz um conjunto completo de recursos de design, incluindo peças, montagens, chapas, simulação de movimento e desenhos.

SOLIDWORKS xDesign: Aplicativo de modelagem perfeito que é executado em um navegador, em qualquer dispositivo e também é capaz de fornecer um ótimo design através do recurso Design Guidance.

3DEXPERIENCE Marketplace: Liga você com provedores certificados de serviços de fabricação industrial de todo o mundo.

Uma das coisas que mais nos chamou a atenção foi o anúncio da Plataforma Marketplace. A ambição da SOLIDWORKS é nada mais nada menos que transformar o mundo industrial da mesma maneira que a Amazon transformou o setor varejista. O chamado 3DExperience Marketplace é uma plataforma de comércio eletrônico on-line que oferece às empresas em todo o mundo a fabricação sob demanda e recursos inteligentes de terceirização de peças. É um ecossistema global de prestadores de serviços industriais qualificados alimentados pela plataforma 3DEXPERIENCE e conecta designers e engenheiros com fornecedores de serviços de design digital, engenharia e fabricação em todo o mundo, agilizando interações e colaboração e aumentando a produtividade.

O 3DExperience Marketplace terá dois usos. Pelo Marketplace Make será possível encomendar peças e contratar serviços especializados como impressão 3D, CNC, injeção de moldes e chapas metálicas.
Já no PartSupply é possível fazer o download de 30 milhões de componentes de 600 fornecedores diferentes. Esse conteúdo pode ser importado diretamente para o software de CAD do usuário.

E agora, para mim, veio a melhor parte, as novidades do SOLIDWORKS 2019

Bruce Holway, Diretor do Produto SOLIDWORKS, liderou a sessão, eles apresentaram 10 novidades, vou citar algumas aqui, mas não todas 😉

A primeira, foi o trabalho no “Core” do Software. Para a versão 2019 do SOLIDWORKS, houveram muitos estudos voltados ao trabalho com grandes montagens e desempenho em geral do SOLIDWORKS. Bruce citou que o próximo ano será marcado pela estabilidade do SOLIDWORKS e as novas features de Grandes Montagens.

Falando em grandes montagens, o comando de DEFEATURE foi aprimorado para a próxima versão do SOLIDWORKS. Agora o usuário pode remover alguns detalhes nas grandes montagens de uma forma muito mais simples.

Por exemplo, ao montar um layout de uma fábrica, ou uma aplicação com 10 ou 15 mil itens, o usuário pode optar em esconder temporariamente pequenos detalhes e itens que não são relevantes um layout final. Em resumo, esse comando otimiza o aproveitamento dos recursos da placa de vídeo, principalmente quando falamos de grandes montagens.

Na versão 2018 do SOLIDWORKS, foi introduzido o ESTUDO DE TOPOLOGIA, que permite aos projetistas e engenheiros desenvolver componentes inovadores de massa mínima. Com base em cargas estáticas lineares e restrições, o estudo de topologia “removerá” elementos da malha de elementos finitos até que a massa de destino ou a melhor forma de relação rigidez-peso seja alcançada. Para quem quiser conferir e entender um pouco melhor, nós fizemos um webinar sobre as novidades do SOLIDWORKS 2018 

Mas vamos falar sobre o novo recurso…

A ideia principal é desenvolver os componentes com massa mínima em função das restrições de projeto. Agora as restrições podem ser propriedades de Frequência ou Fator de Segurança ou seja, além de criar uma peça muito mais leve, você pode adicionar uma Restrição de Fator de Segurança que garante a relação entre o limite de carga de trabalho especificado e a carga de ruptura mínima efetiva.

Além disso, ao sugerir a melhor geometria o SOLIDWORKS 2019 cria as seções para se chegar mais rápido a peça final. 

Já que estamos falando de Estudo Topológico, uma novidade que eu gostei bastante, é a transformação de uma imagem ou vetor, em um dado de projeto. Por exemplo, quando precisamos colocar um tratamento de recartilhado ou desenvolver um produto que precisa de uma textura geométrica, na grande parte dos casos nós utilizamos os comandos de multiplicação, raios, chanfros, cortes ou extrusões até conseguir a peça desejada e então quando vamos olhar, esses detalhes consomem o hardware, provocando alguns problemas de estabilidade do software.

A novidade do SOLIDWORKS 2019 é que você pode transformar uma imagem em uma textura sem criar as features citadas acima. Nessa imagem, temos uma textura 3D que foi originada por uma imagem inserida no SOLIDWORKS.

Todos nós sabemos, que o futuro é digital, ao invés de papel, as empresas que estão passando pela Transformação da Indústria 4.0 estão optando pela Realidade Virtual e no SOLIDWORKS WORLD foi apresentado o SOLIDWORKS VR que transforma os desenhos do SOLIDWORKS em um projeto de Realidade Virtual, facilitando o entendimento de uma instrução de montagem ou manutenção de uma máquina ou dispositivo.

E isso também está disponível no eDrawings, para quem quiser baixar no celular, é só procurar por eDrawings na App Store, ou no Google Play.

Em resumo, nós conseguimos ver que o enfoque da SOLIDWORKS para os próximos anos, é conectar Pessoas, Máquinas e Serviços em um único lugar, para que o processo de desenvolvimento de projetos seja totalmente digital e mais consistente, sem as tradicionais falhas de comunicação e retrabalho. 

O legal de ir para o SOLIDWORKS WORLD é que nós sempre aprendemos como as empresas de nível global se tornam mais competitiva, e com toda certeza, é essa forma de pensamento, digital e conectado que nós queremos trazer para os nossos clientes aqui no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui