domingo, 28 de abril, 2024
Início Eventos SKA realiza Open House para o setor de moldes e matrizes

SKA realiza Open House para o setor de moldes e matrizes

0

A SKA realizou em setembro mais um evento voltado para o setor de moldes e matrizes, com foco no aumento de lucratividade e competitividade do setor. Desta vez, o encontro ocorreu no Instituto de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser – Senai, em Joinville/SC.

O Instituto oferece soluções para aplicações a Laser em segmentos estratégicos, tais como: indústrias aeroespacial, naval, automotiva, eletroeletrônica, odontomédica, metalmecânica, energia e óleo e gás. A apresentação do Instituto ficou a cardo de Ariel Rezende, ele mostrou aos convidados as possibilidades em cada aplicação.

Já Fábio Ricardo, gerente comercial da Seco Tools, apresentou uma nova forma de olhar para a usinagem, com o polimento automático.

Cristiane Gonçalves, da Villares Metals, explicou a importância em entender e conhecer as substâncias, os tipos, os processos de cada aço e como isso pode estar ligado ao custo final do molde. Os processos de usinagem e polimento podem consumir até 80% do recurso total de fabricação de molde e matrizes. Por isso é importante considerar vários aspectos como: os parâmetros de corte, o material a ser usinado, a ferramenta de corte, a estratégia de corte e os recursos tecnológicos disponibilizados pela máquina/ferramenta.

Fernando Hondei, da Hermle, esclareceu a importância em obter uma máquina de qualidade para um corte mais eficiente, afinal, peças grandes e complexas com cavidades profundas são cada vez mais comuns. Os fabricantes devem lidar com difíceis características de acesso na usinagem que exigem ferramentas com longos balanços. As abordagens tradicionais não são economicamente aceitáveis nesses cenários e altos níveis de vibração impactam os processos de corte.

Maicon Boettcher, gerente comercial na SKA, mostrou os benefícios do software WorkNC de alta performance para usinagem de 2 a 5 eixos, como percursos de usinagem automáticos com tempo reduzido e melhor acabamento superficial. A solução é destinada a fabricantes de moldes e matrizes, ferramentarias e indústrias automotivas.

Através de tecnologias de ponta é possível encurtar o lead-time da manufatura e melhorar a vida útil do equipamento e da ferramenta. Isso permite que o processo seja muito mais rentável e a empresa mais competitiva. Ao final das palestras, os participantes acompanharam a produção de peças com aplicação das tecnologias apresentadas, com foco no aumento de lucratividade, competitividade e maiores benefícios para o setor de moldes e matrizes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui