sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Eventos SKA participa da Jornada 4.0 na 30ª Mercopar

SKA participa da Jornada 4.0 na 30ª Mercopar

0

Na próxima semana, a SKA está presente na Jornada 4.0 da 30ª Mercopar, maior feira de inovação e negócios da América Latina. A iniciativa é formada por diversos espaços criados para a promoção de temáticas relacionados à Indústria 4.0. O evento ocorre na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de outubro.

A Jornada 4.0 traz um projeto inédito em conjunto com a Rede RS Indústria 4.0: a Célula 4.0. Será uma reprodução em escala real de uma célula nos conceitos da Indústria 4.0, demonstrando na prática a aplicação de dez Tecnologias Habilitadoras através da integração de 12 fornecedores da Rede RS Indústria 4.0. O case desenvolvido é o de Montagem de válvula pneumática, da Metalwork.

A SKA apresentará, de forma prática, soluções de manufatura aditiva para a empresa MetalWork. Conheça um pouquinho mais sobre o trabalho realizado:

Um dos desafios da MetalWork era produzir alguns componentes do projeto no método tradicional de manufatura, utilizando usinagem ou injeção. A SKA trouxe a manufatura aditiva como solução ao desafio proposto, entregando peças para diferentes usos. Diferentemente do que muitos pensam, a impressão 3D não é mais utilizada apenas para a fabricação de protótipos. Hoje, peças com resistência e com bom custo-benefício já podem ser fabricadas por esta tecnologia.

A SKA produziu, para um equipamento feito para a MetalWork, uma garra de fixação, movimentação e montagem e bandejas de posicionamento – onde ocorre o setup da máquina.

As garras foram produzidas na impressora X7, equipamento industrial da Markforged. Para a fabricação, foi utilizando compósito com fibra de carbono, trazendo uma resistência comparada ao alumínio para os materiais.

Já para as peças de setup, bandejas e posicionadores, foi utilizada a HP Multi Jet Fusion 4200, um equipamento de impressão 3D da HP de produção que produz peças impressas com características de injetadas. Para estas bandejas, foram utilizadas estratégias de alívio de massa, pensando na ergonomia e qualidade das peças.

“Muitas vezes não é vantajoso, pelos quesitos custo e tempo, produzir peças pelos métodos tradicionais (usinagem e fundição) considerando o volume de produção – que, no caso citado, é relativamente baixo, com peças complexas e pontuais. Esta é a principal vantagem da impressão 3D, que pode funcionar como alternativa rentável para a fábrica, sendo uma espécie de ‘caixa de ferramentas’ ou um estoque digital”, comenta Micael Mota, especialista em manufatura aditiva da engenharia de aplicações da SKA, que representará a empresa no evento.

Serviço
O que: Jornada 4.0 – Mercopar
Data: dias 05, 06 e 07 de outubro
Mais informações: https://mercopar.com.br/jornada-4-0-2/

Quer saber como a manufatura aditiva pode ajudar a sua empresa? Temos especialistas em indústria 4.0 que podem te ajudar! Preencha o formulário abaixo e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui