domingo, 28 de abril, 2024
Início Institucional SENAI CETEMP realiza evento voltado para a inovação na sociedade, na academia...

SENAI CETEMP realiza evento voltado para a inovação na sociedade, na academia e na indústria leopoldense

0
Mais de 1,5 mil alunos e cerca de 50 empresas participaram da 1ª Semana da Inovação do SENAI CETEMP de São Leopoldo, entre os dias 9 e 11 de setembro, na instituição. O evento contou com uma programação de palestras voltadas para a inovação na sociedade, na academia e na indústria, além de estandes com seis empresas expositoras, entre elas a SKA.
 
Nos últimos anos, o SENAI tem investido em tecnologia de ponta para gerar inovação, conforme destaca o instrutor técnico nível 2 da escola, Joel Brasil Vieira. “Estamos sempre inovando. A possibilidade de lincar uma peça a uma máquina é um grande negócio”, exemplifica ele, ao citar o software SolidWorks como um grande parceiro tecnológico. “Os alunos aprendem a utilizar o SolidWorks no segundo módulo do curso, fazendo trabalho no laboratório para utilizar na mecânica, por meio de uma peça. Já no terceiro módulo, eles utilizam o conhecimento adquirido sobre o software para aplicar ao Controle Numérico Computadorizado (CNC), um sistema utilizado para várias máquinas”, explica ele, lembrando que o SENAI também conta com duas impressoras 3D, que atuam como prestadoras de serviço para empresas. “Se a empresa quer desenvolver um produto novo, ela nos procura e nosso Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico faz um estudo técnico sobre a viabilidade deste produto, e assim simulamos o produto através de um protótipo”, conta Joel, sem poder revelar as empresas clientes por uma questão de segredo industrial.
 
As impressoras 3D despertaram a curiosidade do jovem Geovane Alves Moreira, que pôde tocar em algumas peças impressas no estande da SKA. “A perfeição, o realismo e a qualidade do material são impressionantes. Uma tecnologia que contribui muito para a indústria”, acredita ele, que é estudante do curso técnico em automação industrial do SENAI CETEMP.
 
Natani Perotto, responsável na SKA pelo atendimento das instituições de ensino do RS, destaca que a participação da empresa na 1ª Semana da Inovação do SENAI CETEMP foi bastante válida, “principalmente para os alunos que acharam muito interessante a tecnologia 3D vista de perto, através das peças expostas”.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui