terça-feira, 23 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Como um sistema MES melhora a eficiência de soluções CAM?

Como um sistema MES melhora a eficiência de soluções CAM?

0

Por Vinícius Bloss 

Realizar o planejamento estratégico para a programação de máquinas CNC, baseando-se na capacidade produtiva de cada equipamento e no volume de trabalho já atribuído a cada um deles, garante que as máquinas ou linhas produtivas da empresa estejam perfeitamente balanceadas. Um problema comum é quando esse planejamento é realizado e fundamentado em informações incorretas. 

No post de hoje, vamos te mostrar como melhorar a eficiência de soluções CAM a partir de um sistema MES. Fica com a gente e confere! 

Vamos começar com um exemplo bem prático. Imagine que o deslocamento em uma cidade precise ser realizado saindo do ponto A e chegando ao ponto B. Normalmente, serviços de apoio à navegação são utilizados, como o Google Maps ou Waze. 

Estes serviços definem, com base no horário, dia da semana e tráfego atual, a melhor rota a ser utilizada. Caso esse deslocamento seja para um compromisso inadiável, por exemplo, e a rota sugerida e calculada pelo aplicativo apresente algum problema, a chegada ao seu destino sofrerá atrasos.

Com base na situação acima, imagine que estes serviços, bastante usados no nosso cotidiano, sempre apresentassem tempos estimados incorretos, causando atrasos ou, ainda, chegadas muito antes do tempo previsto. Se isso ocorresse a todo o momento, pode-se afirmar que a logística passaria por momentos turbulentos. 

Trazendo esse exemplo para a indústria, com a diversidade complexa dos itens a serem fabricados e a variedade de processos em que esses materiais transitam, um bom sistema de planejamento dessa “rota” é importante. Ainda mais relevante que isso é um sistema que monitore e compreenda o que está ocorrendo dentro da fábrica.  

Um sistema MES robusto, como o SYNECO, possui a capacidade de gerenciar a produção, e, o mais importante, gerar informações que irão auxiliar os sistemas CAM antes mesmo dos programas CNC serem gerados. 

Como isso é possível? 

Como o sistema MES monitora em tempo real as máquinas de corte de um parque fabril, o programador das soluções CAM pode, antes mesmo de iniciar a programação, consultar quais máquinas possuem mais ou menos carga de trabalho, baseado nos apontamentos reais e atualizados que ocorrem no chão de fábrica.

Em soluções CAM que permitem a integração com o sistema MES, esse controle pode ser ainda mais inteligente. Além de informações visuais do andamento do trabalho planejado nos equipamentos CNC, o SYNECO Planning também permite que um planejamento prévio e planificado seja realizado para as ordens de produção. Essa organização permite ainda mais controle gestão sobre todas as etapas produtivas em uma fábrica.  

Quais os benefícios de realizar um planejamento prévio robusto e controlar cada um dos desvios no processo pré-definido? 

Além de um planejamento adequado que permite visualizar a saúde da produção prevendo possíveis desvios antes que eles de fato ocorram, o controle produtivo em tempo real também possibilita uma redução de retrabalho do setor de programação, que utiliza ferramentas CAM como o Lantek ou EDGECAM, pois o programador ou PCP terá:  

  • Visão da demanda produtiva pendente de programação; 
  • Controle em tempo real do funcionamento das máquinas; 
  • Possibilidade de planejamento das ordens ou adequação dessa organização antes da programação; 
  • Controle sobre a eficiência da fábrica.  

Conectando um bom planejamento com uma gestão eficiente e apontamentos confiáveis temos a receita perfeita para que: 

  • O retrabalho com a programação CAM diminua; 
  • Os tempos teóricos de produção sejam ajustados, conforme tempos reais; 
  • O nível de confiabilidade das informações aumente. 
  • A produtividade aumente.  

Quer saber como soluções CAM podem trabalhar integradas ao gerenciamento de chão de fábrica? Saiba mais em www.ska.com.br e fale conosco pelo e-mail [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui