segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Fábrica do Futuro da USP adota impressora 3D da Markforged

Fábrica do Futuro da USP adota impressora 3D da Markforged

0

A variedade de materiais disponíveis na tecnologia foi fator decisório na escolha 

Criada em 1934, a USP é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Sempre em busca pela excelência, criou a Fábrica do Futuro como forma de demonstração das tecnologias de indústria 4.0, um projeto que é uma vitrine para as indústrias que se interessam em evoluir nesse sentido, e também um espaço para os alunos vivenciarem experiências de um ambiente teste semelhante ao ambiente real, além de pesquisadores que estão desenvolvendo soluções para a indústria 4.0.  

O projeto da Fábrica do Futuro nasceu em 2015, numa planta-piloto com recursos iniciais da própria USP. Em 2018, o projeto foi aprovado no edital da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), que fomenta a implantação de ambientes de demonstração de indústria 4.0. Para a conclusão do projeto, empresas parceiras fornecem mão de obra com hora técnica de especialistas, matéria prima, equipamentos, máquinas, softwares e demais materiais necessários para tornar o projeto em um ambiente próximo de uma indústria real.  

Na busca por uma impressora 3D que pudesse aumentar a gama de materiais de impressão, com peças mais resistentes e de diferentes geometrias, a USP adotou a Mark Two da Markforged, uma poderosa impressora 3D de fibra de carbono, essencial para peças resistentes e que possui uma gama de opções de materiais para impressão, tais como onyx, nylon, fibra de carbono, fibra de vidro, kevlar e fibra de vidro HSHT. 

O Onyx é um nylon preenchido com microfibra de carbono que produz peças precisas com acabamento de superfície impecável. O Nylon é um material não abrasivo, ótimo para superfícies ergonômicas e fixação de peças que são facilmente danificadas, podendo ser pintado ou tingido. A fibra de carbono, que quando colocada em um material de base composto como o Onyx, pode produzir peças tão fortes quanto o alumínio. A Kevlar, uma fibra contínua especializada, que colocado em Onyx ou outro material de base composta, produz peças extremamente resistentes a impactos. A fibra de vidro é um material capaz de produzir peças 10x mais fortes do que o ABS e a fibra de vidro HSHT possui duas características: alta resistência quase igual ao alumínio e resistência em altas temperaturas. 

“A impressora Mark Two dá suporte em quatro vertentes da USP: prototipagem de novas soluções e produtos; abastecimento da linha de produção de peças opcionais (situações de alta variedade e baixo volume); apresentação de potencialidades para a indústria com materiais e geometrias complexas; e também pesquisas e artigos científicos de como a impressão 3D pode avançar na produção a distância de peças de reposição. Existe um grande potencial para evoluir nesse segmento” cita o Professor Dr. Eduardo Zancul.  

A Fábrica do Futuro possui o skate como produto-teste, havendo projeto do produto, área de vendas com configurador para produtos personalizados, planejamento de produção, linha de montagem, tudo conectado e com coleta de dados para acompanhamento da fábrica em tempo real. 

A Fábrica do Futuro também é usada para demonstrações, eventos do setor industrial e disciplinas que atuam com projetos para os alunos amadurecerem as possibilidades de produzir equipamentos com tecnologias de impressão 3D em um ambiente completamente tecnológico. “Até março de 2020, mais de 350 alunos tiveram contato com as tecnologias da Fábrica do Futuro, colocando o conhecimento teórico em prática e explorando possibilidades com as tecnologias disponíveis. Mesmo durante a pandemia, o laboratório continuou sendo parcialmente empregado com controle remoto de equipamentos”, completa Zancul.  

A SKA é revenda da Markforged no Brasil. Quer saber como a Markforged pode ajudar seu negócio a crescer e otimizar tempo de produção? Veja a experiência de outras empresas que se beneficiaram com a solução, acesse a página do produto ou entre em contato pelo formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui